Fonte: Mundo Rally
O francês Sebastien Loeb (Citroen) chega à Nova Zelândia, quinta etapa do Mundial, atrás de sua quarta vitória consecutiva. Se ele conseguir este feito e devido a irregularidade de seus rivais poderia dar quase um ponto final no campeonato.
Já não há mais espaço para falhas dos finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala (ambos da equipe oficial Ford), se o primeiro optar em inquietar o francês terá que ficar a frente dele e começar a diminuir a diferença de pontos.
A etapa volta ao Mundial, dois anos depois e faz isso com uma programação semelhante à do resto da temporada. Sua situação e as dificuldades para o translado faziam com que muitos pilotos privados desistissem de sua tentativa de chegar a Auckland, mas este ano, as enormes possibilidades de somar uma boa quantidade de pontos e um bom resultado fez com que alguns pilotos repensassem e participassem do rally.
Loeb não quer os apuros do ano passado, onde ganhou o título por apenas um ponto, agora ele quer uma boa margem de pontos que lhe permita certa tranquilidade nas próximas etapas.
Além de sua regularidade, três vitórias em quatro etapas, e a falta de consistência de seus rivais o levaram a conseguir uma vantagem de 40 pontos sobre o norueguês Petter Solberg (Citroen) e mais um sobre Hirvonen.
Assim, uma nova vitória, e um novo mal resultado dos pilotos da Ford, poderá sentenciar o título, não matematicamente, mas sim psicologicamente, dado que reduzir tanta vantagem diante de um Hexacampeão Mundial com recorde de vitória e com poucas falhas em sua pilotagem pode ser um grande problema para as pretensões de qualquer rival.
Os pilotos da Ford buscarão a vitória. Hirvonen não está tendo este ano a regularidade de outras temporadas. Mas, sabe conservar a posição e deixar de arriscar quando já não é necessário, este ano ele está tendo muitas falhas.
Além disso, o desenvolvimento da marca está focado nos futuros Fiesta S-WRC deixando de lado o Focus, o que acaba deixando o rendimento do carro da Ford diante do C4 WRC bem inferior.
Quanto ao espanhol Dani Sordo (Citroen), ele chega com a pressão de não ter subido ainda no pódio, e com algumas atuações que não estão a altura. Na última etapa abandonou no último dia quando tinha diante de si a possibilidade de conseguir uma dobradinha para a Citroen.
A grande ausência no grid será do finlandês Kimi Raikkonen (Citroen). Esta etapa não estava em seu programa para a temporada e mesmo com a sua grande evolução, ele não estará em Auckland.
A etapa da Nova Zelândia muda sua sede este ano. Se nas últimas edições esteve em Hamilton agora passa para a capital do país. OS trechos serão rápidos, amplos e com uma superfície em alguns trechos similar ao asfalto.
No total serão 1.493,47 km dos quais 399.32 serão repartidos em 21 especiais. A competição começará na sexta-feira com 556.72 km dos quais 159,72 serão de especiais divididos em 9 trechos. O sábado terá 508,26 quilômetros, sendo 157,90 divididos em oito especiais terminará no domingo com o dia mais curto com 428,49 km dos quais 81.70 serão de especiais.
Classificação do Mundial de Pilotos:
.1. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) 93 pontos
.2. Petter Solberg (NOR/Citroen) 53
.3. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) 52
.4. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) 47
.5. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) 45
.6. Dani Sordo (ESP/Citroen) 24
.7. Matthew Wilson (GBR/Ford) 22
.8. Federico Villagra (ARG/Ford) 20
.9. Henning Solberg (NOR/Ford) 18
.10. Kimi Raikkonen (FIN/Citroen) 14
Classificação do Mundial de Construtores:
.1. Citroen 126 pontos
.2. Ford 111
.3. Citroen Junior Team 75
.4. Stobart Ford 56
.5. Munchis Ford 26
Classificação do Mundial S-WRC:
.1. Xevi Pons (ESP/Ford) 50 pontos
.2. Per-Gunar Andersson (SWE/Skoda) 40
.3. Eyvind Brynildsen (NOR/Skoda) 40
.4. Martin Prokop (CZE/Ford) 33
.5. Patrik Sandell (SWE/Skoda) 22
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