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Se a Ferrari ainda não renovou o contrato de Felipe Massa é por causa de uma "tentação" chamada Kimi Raikkonen. Pelo menos é isso o que publica neste domingo o site do jornal generalista italiano La Stampa. Segundo o veículo, a escuderia italiana adia a definição do futuro do brasileiro enquanto avalia uma possível volta do finlandês, atualmente na Lotus.
De acordo com o jornal, "em Maranello estão analisando a hipótese de um retorno (de Raikkonen) que seria retumbante e resolveria um problema fundamental do último triênio: fazer mais pontos". Nas palavras do diário, "Massa contribuiu bem pouco à classificação" do Mundial de Construtores de 2012 "à parte" os Grandes Prêmios da Itália, no qual o brasileiro terminou no quarto lugar, e de Cingapura (oitavo).
O periódico destaca que, embora o espanhol Fernando Alonso lidere o Mundial de Pilotos com 194 pontos, 29 de vantagem para o segundo colocado, o alemão Sebastian Vettel, a Ferrari "é apenas" a terceira entre os construtores - são 245 pontos, contra 297 da líder, a Red Bull.
"A classificação das equipes, mesmo acendendo menos a fantasia dos fãs, interessa muito a Maranello por motivos muito válidos: o prestígio que se transfere aos carros de rua e o dinheiro, porque os prêmios são distribuídos obviamente baseando-se na pontuação final, e entre uma posição e outra variam alguns milhões de euros", completa o jornal.
Em agosto, a revista italiana Autosprint já havia tocado no mesmo assunto, informando que a renovação de Massa estava pendente de um "enigma de 20 milhões de euros (R$ 52,1 milhões)". O valor, segundo a publicação, representava a diferença entre o valor ganho pelo campeão mundial de construtores e pelo dono do quarto posto - na ocasião, a Ferrari ocupava essa posição, atrás ainda da Lotus e da McLaren.
Na mesma Lotus Raikkonen "está fazendo muito bem" neste ano, na avaliação do diário La Stampa, que lembra que ele é o terceiro colocado do Mundial de Pilotos, com 149 pontos, ainda que tenha passado as duas últimas temporadas competindo no Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Antes, entre 2007 e 2009, o finlandês defendia a própria Ferrari, pela qual foi dispensado um ano antes do encerramento de seu vínculo "para fazer espaço a Alonso", ex-Renault, conforme ressalta o diário.
Apesar disso, segundo o jornal "Kimi nunca teve palavras de ressalva ou rancor nem em Maranello nunca criticaram" Raikkonen, responsável pelo último título de pilotos da equipe, em 2007. "Não é o tipo de pessoa que desperdice palavras a discutir sobre a técnica com os engenheiros nem que sorri sob comando durante os eventos organizados pelos patrocinadores, porém tem a velocidade no sangue e conhece a dinâmica do vestiário", afirma o jornal, sobre Raikkonen, lembrando que nas últimas provas de 2008 ele aceitou ajudar Massa, que disputava o título e o perderia para o britânico Lewis Hamilton.
"Apenas Massa pode convencer a Ferrari a desistir do finlandês e não procurar outros opções (tipo Nico Hulkenberg ou Paul Di Resta da Force India): no próximo domingo, no (GP do) Japão, estará em jogo um bom pedaço de sua carreira", conclui o jornal, em referência ao brasileiro, cujo vínculo com o time italiano expira em 2012. Raikkonen tem contrato com a Lotus para 2013, assim como Hulkenberg e Di Resta possuem acordo com a Force India para mais uma temporada.
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