1 de fevereiro de 2010

WRC - Dani Sordo está confiante para o Rally da Suécia

Fonte: MundoRally

O domínio no Rally do Ártico foi uma injeção de confiança para o piloto da Citroen, Dani Sordo, que agora se sente mais seguro sobre suas chances de sucesso no Rally da Suécia, primeira etapa do Campeonato Mundial de Rallys, que começará no próximo dia 11.

Sordo e seu navegador Marc Martí venceram o rally localizado em Ravaniemi, primeira etapa do Campeonato de Rallys da Finlândia, o qual decidiu disputar como parte de seu programa de testes de pré-temporada.

Ao volante do mesmo C4 WRC que participarão no Mundial de Rallys 2010, tiveram poucos rivais em um rally que normalmente não permite inscrições com World Rally Cars. Seu companheiro de Citroen, Kimi Raikkonen, era o único além dele com um Citroen WRC, enquanto que o estônico Ott Tanak era o terceiro participante com um WRC, um Ford Focus 2003.

Ao longo do rally Sordo cometeu apenas um erro. O espanhol venceu 12 especiais e sem dúvidas agradeceu sua experiência na hora de correr em trechos de gelo e neve: "Eu estava tão bem que poderia correr mais quantas especiais tivessem!", comentou. "O final de semana foi bom, competimos em condições perfeitas e podemos realizar um bom trabalho com a equipe".

"Claro que não tinha uma pressão, mas disputamos um rally com muita disciplina. Depois de revisar os dados com os engenheiros está claro que fizemos, de fato, um progresso muito regular. Isto me da muita segurança para a nova temporada, que começará em poucos dias".

Após um começo meio conturbado em sua estreia com um World Rally Car, onde sofreu um acidente e perdeu 30 minutos, Raikkonen conseguiu finalizar o rally com um ótimo bom humor. Ao longo dos dois dias de competição a diferença entre Dani e o finlandês se manteve de forma constante em uns 8 décimos por quilômetros.

"As coisas não começaram da melhor maneira, já que nós saímos do trecho na segunda especial", explicou o piloto da Citroen Junior Team. "Mas felizmente não houve danos mecânicos e conseguimos continuar. Depois foi muito melhor e fomos mais regulares. Somamos vários quilômetros de experiência, o que era vital para poder continuar aprendendo com o C4 WRC. Além de estar satisfeito com o nosso trabalho, também gostei do trabalho em equipe".

"Escolhemos regulagens adequadas e agora continuaremos trabalhando para chegar a Suécia na melhor posição possível".

Benoit Nogier, responsável da equipe Citroen Racing Technologies, concluiu: "Este rally nos permitiu progredir visando a preparação para o Rally da Suécia".

"Dani atuou exatamente da forma que esperávamos. Ele foi rápido e consistente, ganhou segurança sobre um terreno que é pouco natural para ele. Quanto a Kimi, foi capaz de deixar para trás a falha do começo do rally e voltou a briga, chegando ao final de um rally complexo com um claro progresso e mantendo o ritmo a respeito de Dani".

31 de janeiro de 2010

Mais um video...



Fonte: The Iceman Brasil

Räikkönen está satisfeito com seu desempenho no rali



Fonte: Amigos da Velocidade

Após derrubar uma árvore no primeiro dia do Rali do Ártico, Kimi Räikkönen não encontrou dificuldades para concluir sua participação na prova.

O piloto declarou que ficou contente com sua estreia com o carro da equipe Citroën junior. Apesar da prova não fazer mais parte do calendário do WRC (Campeonato Mundiald e Rali), que inicia no dia 14 de fevereiro, na Suécia.

"As coisas não foram exatamente do melhor modo, como na segunda fase. Mas felizmente não houve prejuízos mecânicos e pude continuar no rali”, disse Räikkönen sobre o incidente que teve no primeiro dia de prova..

"A partir daí, ficou bem melhor para mim e nós fomos muito mais consistentes. Agora temos alguns quilômetros na bagagem, o que é vital para continuar a entender o C4”, acrescentou.

“Além de estar satisfeito com nosso desempenho, também fiquei satisfeito pela maneira como trabalhamos com a equipe. Desenvolvemos o nosso acerto na direção certa e agora vamos continuar nosso trabalho para garantir que quando formos para a Suécia, estejamos na posição mais forte possível", encerrou.

O 'outro' Raikkonen

Fonte: AutoSport


Kimi não foi o único Raikkonen a fazer as paragonas deste Rali do Àrtico, já que presente esteve também o seu irmão Rami, que esteve aos comandos do Fiat Abarth S2000 com que o ex-piloto da Ferrari guiou o ano passado no Rali da Finlândia.

Como quem sai aos 'seus' não degenera, Rami Raikkonen não evitou uma aparatosa saída de estrada, ao capotar o 'pobre' Punto, que só nas mãos dos Raikkonen já 'rolou' várias vezes: "Estava a utilizar as notas de andamento do Kimi , que participou o ano passado nesta prova, mas havia um erro e capotei três vezes.", referiu o 'segundo' Raikkonen que de acordo com o que revelou o seu irmão em entrevista há algum tempo, Rami poderia ter sido um grande piloto se tem continuado a sua carreira nos automóveis, pois houve uma altura que Rami lutava, nos ralis finlandeses, segundo a segundo com um certo Senhor chamado...Mikko Hirvonen.

Mas o capotanço nem sequer foi o mais complicado nesta prova para o desafortunado finlandês, já que no acidente o pára-brisas do Fiat 'foi-se' e a dupla teve de guiar 100km sem ele e com temperaturas de 20 graus negativos lá fora...e lá dentro.

O Conselho Mundial de Esportes a Motor reunido em Paris adotou uma série de decisões relativas Campeonato Mundial de Rally.

Fonte: Cronospeed

Motores

A FIA ha confirmau a introdução dos motores turbo 1600cc no Mundial WRC para o próximo año, antecipando seu uso em uma temporada e permitir aos construtores "trabalhar com os mesmos motores dos carros que estão à venda para o público"."

Formato dos rallys

Os organizadores dos rallys terão uma maior flexibilidade para estruturar sua prova, implicando que o rali poderá mudar de destino se os organizadores acreditem que será benéfico. Apartir de 2010, os rallys poderão durar de dois a um máximo de quatro dias , finalizando no sábado ou domingo à tarde.A combinação de vários tipos de superfície estará autorizada nas provas, tal como vimos no Chipre, onde no primeiro dia se competiu sobre asfalto antes de passar para a terra nas duas últimas etapas.

Cabe destacar que a FIA oferece agora muito mais liberdade aos organizadores na hora de escolher diferentes tipos de superficie, já que inclusive se poderá mesclar diferentes tipos de terreno numa mesma especial.

Copa WRC

Também, em 2010 se criarpa a nova “Copa WRC” para Super 2000 dentro do campeonato. As equipes deverão registrar-se e disputar pelo menos sete etapas, incluindo uma fora da Europa. Nos próximos dias os organizadores darão a conhecer os requisitos para a inscrição.

Texto:Imprensa Citroen
Tradução:CronoSpeed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP