6 de maio de 2010

WRC - 4ª vitória consecutiva de Loeb poderá definir o rumo do Mundial

Fonte: Mundo Rally

loeb_sinto.jpgO francês Sebastien Loeb (Citroen) chega à Nova Zelândia, quinta etapa do Mundial, atrás de sua quarta vitória consecutiva. Se ele conseguir este feito e devido a irregularidade de seus rivais poderia dar quase um ponto final no campeonato.

Já não há mais espaço para falhas dos finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala (ambos da equipe oficial Ford), se o primeiro optar em inquietar o francês terá que ficar a frente dele e começar a diminuir a diferença de pontos.

A etapa volta ao Mundial, dois anos depois e faz isso com uma programação semelhante à do resto da temporada. Sua situação e as dificuldades para o translado faziam com que muitos pilotos privados desistissem de sua tentativa de chegar a Auckland, mas este ano, as enormes possibilidades de somar uma boa quantidade de pontos e um bom resultado fez com que alguns pilotos repensassem e participassem do rally.

Loeb não quer os apuros do ano passado, onde ganhou o título por apenas um ponto, agora ele quer uma boa margem de pontos que lhe permita certa tranquilidade nas próximas etapas.

Além de sua regularidade, três vitórias em quatro etapas, e a falta de consistência de seus rivais o levaram a conseguir uma vantagem de 40 pontos sobre o norueguês Petter Solberg (Citroen) e mais um sobre Hirvonen.

Assim, uma nova vitória, e um novo mal resultado dos pilotos da Ford, poderá sentenciar o título, não matematicamente, mas sim psicologicamente, dado que reduzir tanta vantagem diante de um Hexacampeão Mundial com recorde de vitória e com poucas falhas em sua pilotagem pode ser um grande problema para as pretensões de qualquer rival.


Os pilotos da Ford buscarão a vitória. Hirvonen não está tendo este ano a regularidade de outras temporadas. Mas, sabe conservar a posição e deixar de arriscar quando já não é necessário, este ano ele está tendo muitas falhas.

loeb_shaledown.jpegAlém disso, o desenvolvimento da marca está focado nos futuros Fiesta S-WRC deixando de lado o Focus, o que acaba deixando o rendimento do carro da Ford diante do C4 WRC bem inferior.

Quanto ao espanhol Dani Sordo (Citroen), ele chega com a pressão de não ter subido ainda no pódio, e com algumas atuações que não estão a altura. Na última etapa abandonou no último dia quando tinha diante de si a possibilidade de conseguir uma dobradinha para a Citroen.

A grande ausência no grid será do finlandês Kimi Raikkonen (Citroen). Esta etapa não estava em seu programa para a temporada e mesmo com a sua grande evolução, ele não estará em Auckland.

A etapa da Nova Zelândia muda sua sede este ano. Se nas últimas edições esteve em Hamilton agora passa para a capital do país. OS trechos serão rápidos, amplos e com uma superfície em alguns trechos similar ao asfalto.

No total serão 1.493,47 km dos quais 399.32 serão repartidos em 21 especiais. A competição começará na sexta-feira com 556.72 km dos quais 159,72 serão de especiais divididos em 9 trechos. O sábado terá 508,26 quilômetros, sendo 157,90 divididos em oito especiais terminará no domingo com o dia mais curto com 428,49 km dos quais 81.70 serão de especiais.

Classificação do Mundial de Pilotos:
.1. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) 93 pontos
.2. Petter Solberg (NOR/Citroen) 53
.3. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) 52
.4. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) 47
.5. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) 45
.6. Dani Sordo (ESP/Citroen) 24
.7. Matthew Wilson (GBR/Ford) 22
.8. Federico Villagra (ARG/Ford) 20
.9. Henning Solberg (NOR/Ford) 18
.10. Kimi Raikkonen (FIN/Citroen) 14

Classificação do Mundial de Construtores:
.1. Citroen 126 pontos
.2. Ford 111
.3. Citroen Junior Team 75
.4. Stobart Ford 56
.5. Munchis Ford 26

Classificação do Mundial S-WRC:
.1. Xevi Pons (ESP/Ford) 50 pontos
.2. Per-Gunar Andersson (SWE/Skoda) 40
.3. Eyvind Brynildsen (NOR/Skoda) 40
.4. Martin Prokop (CZE/Ford) 33
.5. Patrik Sandell (SWE/Skoda) 22

4 de maio de 2010

Escritor Taina West fala sobre os heróis da Finlândia

OBS: O veículo utilizado para a tradução foi o Google Tradutor
Afinal, eu não sei nadinha de finlandês.

O escritor Taina West não acredita que os finlandeses não tem só um herói comum, porque o mundo está tão fragmentado.
M

O famoso escritor do livro Evening traz uma novidade sobre o heroísmo finlandês. West termina em reflexões que os finlandeses são grandes heróis de hoje, apenas certos subgrupos de ídolos.

- Para alguns, Kimi Raikkonen é um herói absoluto. Mas aqueles que não apreciam o automobilismo, basta dirigir em círculos de trezentos quilómetros por hora de velocidade ", disse West YLE TV entrevista Manhã.

- A Finlândia não tem nada em comum ou uma missão no momento. Eu não sei se o território é realmente tudo em um herói, ou ele se é apenas um retrato.

Heroísmo completa a história política

Taina West salienta que a situação política e social de acordo com os mesmos factos podem ser formada de heróis ou brutais.

- A guerra civil impediu o heroísmo Mannerheim, mesmo que ele tenta fazer o jamppaa nação inteira.

Westin acredita que a cultura finlandesa afeta historicamente. Isto reflete-se nomeadamente pelo Presidente Urho Kekkonen, a aura do caso.

- Eu acho que é Kekkonen, esquecido, lembre-se que ele participou do assassinato de vermelho.

Nos últimos anos, a Finlândia tem sido dito sobre os heróis do quotidiano.

- É a idéia neste momento. Mas sim, os heróis do cotidiano, tais como mães e enfermeiras.

Tradução da entrevista para YLE

Entrevista para tv finlandesa YLE. Para conferir ao vídeo clique aqui ou vá ao post abaixo.

Kimi, nós nos conhecemos já faz um certo tempo na piscina do campeão Mika Immonen e descobrimos que ele também é chamado de Iceman.

Então eles entrevistaram Mika Immonen:

A Finlândia também conhece um outro Iceman, Kimi Raikkonen. Qual deles foi o primeiro Iceman? Mika diz que sendo mais velho que o Kimi, é o primeiro Iceman etc. etc.

Kimi: Isso é verdade, nós conversamos sobre isso algumas vezes quando nós competimos na piscina, então eu dei o título para o Mika Immonen, sem problemas.

Qual é o seu filme favorito?

Filme favorito, ha ha. Eu assisto muito filmes finlandeses, mas eu não conssigo dizer qual deles seria o melhor de todos outros, mas todos os novos filmes finlandeses são interessantes, mas é claro que tem vários filmes estrangeiros também, normalmente eu assisto alguns filmes durante os longos vôos, mas não tenho preferência por nenhum.

O que você acha do novo álbum dos Gun’s and Roses – o Chinese Democracy – você o escutou?

Sim, tenho o escutei muito. Nós temos o usado quando fazemos alguns certos trechos no Rally. Eu não sei, eu gosto, mas obviamente cada um gosta de coisas diferentes.

O que fez Axl Rose pensar nisso, eu refiro isso por ele ter creditado seu nome no álbum dele, qual é a história por trás disso?

Bem, eu não sei se existe alguma grande história por trás disso, nós nos conhecemos e ‘fizemos hora’, e nos falamos ao telefone, assim nós nos aproximamos por todos os tipos de coisas, talvez exista alguma verdade nisso. É sempre divertido quando nos encontramos.

O Gun’s and Roses esta vindo para a Finlândia nesse verão, você pode estar esperando alguns visitantes na sua casa de campo?

Eu estou certo de que vamos nos encontrar e fazer algumas coisas, mas vai depender de quanto ocupados nós estaremos, mas nós vamos ver isso com o tempo.

O publico da F1 sempre vê um monte de boatos. Será que você pode iluminar um pouco esse mundo, e por que existem tantos boatos ao seu redor?

Eu acho que isso vem rapidamente dos repórteres. Todo mundo quer escrever histórias e eles entrevistam várias pessoas nas quais dizem certas coisas erradas intencionalmente e outras dizem coisa corretas. Então, todos querem fazer as suas próprias historias, eles sempre existiram e sempre vai ser assim, nada vai mudar isso.

Os últimos boatos estão colocando você na Red Bull, e refletindo apenas o que você disse de que não há muita verdade no que essas coisas dizem, então qual das partes destes rumores é verdade?

A red Bull é verdade (risos). A Red Bull é agora minha patrocinadora, mas é claro que o contrato é só para este ano, então tudo pode mudar no próximo ano, mas eu não estou com pressa para decidir nada.

Exatamente, “sem pressa para decidir nada’, você tem visto as noticias de que você tem sorrido mais agora que você esta no rally. Você tem pensado em retornar para a F1?

Bem, é obvio que essa é um categoria que eu fiz por muito tempo, e é claro que eu também a quero. Mas existem mais coisas que eu posso fazer também. Existem várias coisas que desmerecem a F1, tem todo o tipo de coisas inúteis que algumas pessoas não gostam. Tem muito de tudo e muitas pessoas estão lutando por isso, ninguém pode tomar uma decisão, elas realmente não pertencem a F1 e isso estraga as coisas boas lá. É claro que eu tenho que ver o que próximo ano trará. Eu não tenho nada contra, mas eu não tenho atração por ela. As coisas mudam de repente, então esse é motivo pelo qual eu não me preocupo com isso.

Você tem dado milhares de entrevistas, mas se você pudesse fazer uma pergunta para si mesmo. O que você se perguntaria?

Não tem uma pergunta. É claro, têm muitas entrevistas boas, isso depende da categoria e na F1 a maioria das perguntas são as mesmas. É complicado fazer algumas perguntas sobre uma certa coisa. Isso fica mais fácil, porque isso com certeza não se torna um desafio responder as mesmas perguntas.

Créditos: YLE / Fonte e tradução fin-en:: Nicole / Tradução pt: The Iceman Brasil - do Team

Kimi Räikkönen e seu início no WRC

Pouco a pouco, o finlandês Kimi Raikkonen está mostrando que poderia ser tão rápido no como na Fórmula 1. Após a obtenção de resultados pobres na Suécia (29) e no México (à esquerda), pegou seus primeiros pontos na Jordânia (8) e teve uma melhoria na Turquia (5). Mas o ataque terá uma pausa neste fim de semana no Rally da Nova Zelândia, no quinto dia do torneio, não é de competência no âmbito do programa acordado com o Citroën Junior Team.

Muito relaxado após estas quatro primeiras corridas, Iceman diz que está "indo na direção certa." Ao fazer uma revisão do que aconteceu nos últimos dois jogos, o finlandês disse que "na Jordânia não tive total controle sobre a velocidade também, mas terminou o rali. Na Turquia, foi um pouco melhor e se classificou em quinto. Nós não fizemos nada de muito diferente, era só uma questão de ter mais experiência com o carro e trabalhar com o sistema de classificação. Havia lugares onde me senti mais seguro e outros menos, mas um resultado como este certamente ajuda. "

Seu co-piloto Kaj Lindstrom disse também que Kimi está a adaptar bem ao sistema de classificação, que ele mesmo admite, é o mais difícil para o campeão mundial de F1 de 2007 enfrentar.

"A maneira como você tira notas e como você reage a elas é muito melhor", diz Lindstrom. "Foi uma questão de ter mais experiência para saber como explicitá-las. Na Turquia, não tivemos problemas, então eu acho que é muito encorajador para o futuro. É claro que Kimi é rápido, certifique-se que tudo funciona corretamente. "

Fonte: Corsa Online

3 de maio de 2010

YLE: Kimi - Seu filme favorito e sua amizade com Axl


Bem, como eu não sei nadinha de finlandês e o Google Tradutor não me ajudou nada, pedi ajudinha para a querida RaceGirl Arli que me contou do que o artigo publicado no site da YLE se tratava. Resumindo, o artigo finlandês fala sobre Kimi gostar dos filmes finlandeses, sobre a citação de seu nome no CD do Axl, sobre um jogador de bilhar chamado Mika que também tinha o apelido Iceman antes de Kimi e que ele parece mais feliz no Rali.
Vocês podem conferir o artigo no seguinte link (em finlandês) > YLE

Mas uma vez, gostaria de agradecer a Arli!!! Precisando, estou aqui.
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