25 de setembro de 2010
Artigo do Heikki Kulta
O repórter finlandês foi atrás da opinião de pilotos, engenheiros e chefes de equipes para saber se eles acham que Kimi retornará a F1. Button, Vettel, Webber, Heidfield, Kubica, Kovalainen, Rosberg e até os dois pilotos que eu mais odeio na F1, "El Banco" e Massarico, Oops!! Alonso e Massa falaram sobre o Iceman e as possibilidades dele voltar a F1.
Créditos: Turun Sanomat / Tradução Fin-En: Nicole / Port. The Iceman Brasil - Do Team
Um ano atrás, depois de Grande Prêmio de Cingapura, a Ferrari anunciou que havia rompido o contrato assinado para esta temporada com Kimi Räikkönen. Agora eles estão ponderando no paddock de Cingapura o retorno de Räikkönen para a F1 em 2011.
O Turun Sanomat perguntou sobre suas chances a pessoas que trabalharam com ele e a pessoas que já correram com ele.
Peter Sauber, foi o chefe de equipe que contratou o o talentoso finlandês de 21 anos de edade diretamente da Fórmula Renault-serie para F1 em 2001. Sauber levantou as mãos quando lhe perguntei o quão realista parece o retorno de Räikkönen para a F1.
- Eu não tenho absolutamente nenhuma idéia, eu realmente não sei. Claro que poderia ser possível após um ano no rali. Caso contrário eu não teria contratado Nick Heidfeld.
- Pessoalmente, eu ficaria muito feliz se o Kimi voltasse. Eu gosto desse cara. Ele é tão diferente e talentoso, disse Sauber.
Heidfeld foi o primeiro companheiro de equipe de Raikkonen . Qual a sua reação sobre possível retorno de Kimi?
- Se o Kimi quer isso, então tenho certeza que ele poderia fazer isso sem o menor problema. Eu fiquei afastado por um tempo e eu acredito que eu posso fazer isso também.
- Em qualquer caso um ano de ausência do Kimi não é o mesmo que os três anos de Michael Schumacher, disse Heidfeld.
Jenson Button foi um dos jovens talentos que a família Robertson trouxe à F1 junto com Räikkönen. Button não acha que ainda verá seu companheiro de corridas nas pistas de GPs.
- Eu não acho que Kimi gosta deste esporte tanto para querer retornar. Pelo menos não parecia assim no ano passado. Também seria difícil porque Kimi iria querer é claro pilotar um bom carro.
- Kimi parece gostar do rali e até voa lá às vezes. Mas se o próprio Kimi quisesse retornar, acho que não teria problemas com isso, ele pilotaria justamente como antes, diz Button.
Chris Dyer trabalhou como engenheiro de corrida de Räikkönen na Ferrari, quando a dupla fez milagres em 2007 ao vencer o WDC.
O estrategista da Ferrari conhece as habilidades e talento de Räikkönen para se adaptar, mas pelo outro lado, ele também sabe de seu amor pelo rali.
- Seria uma surpresa se Kimi voltasse à F1. Você pode ver em seu rosto o quanto ele gosta do rali. Acho que os agentes estão mais interessados no retorno do que ele.
- Em si mesmo, o retorno de um piloto do nível de Kimi seria fácil. Um ano não é muito. Também seria uma vantagem para ele quando os outros têm que se acostumar aos novos pneus Pirelli. E Kimi também já sabe usar o botão de KERS bem.
E a atitude de Räikkönen em relação à pilotagem na F1?
- Eu nunca notei, em nenhum momento, que Kimi parecesse menos interessado do que de costume. Ainda assim, não importa. Conheço Kimi tão bem que sei que ele vai fazer exatamente o que ele quer no ano que vem e não quero começar a adivinhar para um lado ou para o outro, disse Dyer.
Fernando Alonso balançou a cabeça quando questionado sobre as chances de Kimi retornar.
- Não tenho a menor ideia. Nós pilotos sempre queremos fazer o que achamos melhor para nós.
Felipe Massa teve a mesma opinião.
- Kimi parece gostar mais do rali do que da F1. Pessoalmente, eu nunca iria para o rali. Não me atrai. Só o próprio Kimi sabe o que ele quer, disse Massa.
Robert Kubica, da Renault, pode se tornar o companheiro de equipe do finlandês caso ele decida voltar à F1.
- Qualquer coisa é possível na F1. Se Kimi decidir voltar tenho certeza que todo mundo vai fazer ele se sentir bem-vindo de novo. Não seria difícil para ele se adaptar a tudo isso de novo, porque o rali é completamente diferente.
- Mas não sei sobre os planos de Kimi. Se eu fosse Kimi, eu ia querer ficar no rali, mas eu não digo isso porque quero que ele fique longe, eu digo porque eu sei como é ótimo um carro WRC e pela minha natureza, se fosse Kimi eu escolheria o rali.
Nico Rosberg, que testemunhou de perto a dificuldade de Schumacher em seu retorno, tem certeza que Kimi não teria problemas se voltasse.
- Sei que Kimi gosta de pilotar carros de F1. O retorno certamente seria muito fácil. Se Kimi aceitaria que ele não ganharia tanto dinheiro como está acostumado, é uma coisa diferente. Se ele exigir o mesmo salário de antes, acho que não veremos mais ele por aqui, diz Rosberg.
Webber não acredita na possibilidade de Kimi retornar à F1.
- Kimi já aprendeu muito no rali. Tenho certeza de que seria melhor para ele aproveitar isso no ano que vem, porque ele não gosta das tarefas que temos que realizar na F1 fora das pistas. No rali, Kimi já percorreu metade do caminho.
- Tenho certeza que Kimi gostaria de pilotar carros de F1, mas no fim do dia eu não acho que isso o motive da mesma forma que antes, pensa Webber.
- Eu amo rali, e sempre acompanhei. É tão difícil. Eu sei o que significam as notas - e nossa... não estou rindo nem um pouco das dificuldades que Kimi tem tido, disse Webber.
Vettel é direto e diz que sente falta de Räikkönen e quer ele de volta.
- Pessoalmente, eu ficaria realmente feliz se Kimi pilotasse na F1 de novo. Eu acho que ele é um dos melhores pilotos e um dos meus favoritos de toda a galera da F1.
- Um ano no rali não tirou um centímetro da competitividade de Kimi. Eu acho que Kimi vai voltar se ele tiver 100% de chance de lutar pelo WDC, diz Vettel.
Heikki Kovalainen também ficaria contente se Kimi voltasse.
- Seria legal ver como ele iria ainda. Um ano no rali não prejudica se Kimi estiver motivado para pilotar na F1. É claro que também depende de que tipo de carro ele conseguiria porque parece que todas as equipes de ponta estão fechadas. Tenho certeza de que Kimi tem desafios mais do que suficientes no rali também se ele decidir ficar por lá.
Aki Hintsa, da McLaren, que também já foi o médico da família de Räikkönen é impiedoso ao falar da linha do tempo.
- Se Kimi quer voltar, ele deve voltar agora. Seria possível ainda em 2011, mas depois disso ele não tem chances. O trem parte e ninguém o alcança. Você pode ver isso no retorno de Michael Schumacher. Kimi não ficou longe o mesmo tempo que Schumi. Ainda seria diferente, diz Hintsa.
- O fator crucial é que não há nada que nenhum de nós possamos fazer quando se trata de idade humana - não importa o quão talentoso você seja. Quanto mais você passa dos 30 anos, mais sua velocidade de reação diminui e a habilidade de aprender algo novo se torna cada vez mais difícil. Há algo novo nestes carros o tempo todo, então a equação muda e quanto mais muda, mais é menos, resume Hintsa.
Créditos: Turun Sanomat / Tradução Fin-En: Nicole / Port. The Iceman Brasil - Do Team
24 de setembro de 2010
A new experience for the Citroen Junior Team
Depois de um ano de ausência, o Rali da França retorna ao calendário do WRC. Agora ele acontecerá em Alsace.
(...)
Kimi Räikkönen está se tornando mais e mais competitivo com todos os estágios que ele dirigiu com o Citroen C4. O campeão mundial de F1 de 2007 conquistou sua primeira vitória no rali na rodada do Campeonato Francês.
O finlandês se sente confortável no asfalto, tendo conseguido seu primeiro estágio mais rápido no WRC no Rali da Alemanha. Eles terão também a vantagem de competir sobre o rali que é novo para todos. “Este é o mesmo caso da Turquia e da Bulgária e ambos foram bons para nós," ele adicionou. “Quando nós temos a mesma experiência que os outros, é definitivamente mais fácil para nós ficarmos no ritmo. Cada vez mais está provado que a chave para tudo é ser paciente e adquirar a experiência que for possível."
Fonte: RallySportLive - Tradução: By me, Carol
23 de setembro de 2010
Pacote para o Grande Prêmio de Cingapura 2010 inclui Chá da Tarde privado com Kimi Raikkonen!
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Aventura de Kimi Raikkonen no WRC perto do fim?
Várias publicações da imprensa internacional referem hoje a possibilidade da carreira de Kimi Raikkonen nos ralis poder estar perto do fim, pelo menos com a Citroen/Red Bull. Ao que parece, a Red Bull não está interessada em renovar o vínculo.
Talvez nem tanto pelas declarações de Raimund Baumschlager, ex-piloto de ralis atualmente ligado à Red Bull, que afirma ser quase certo esse desfecho, mas talvez, mais pelas palavras de Helmut Marko, consultor da Red Bull, que se mostrou muito pouco impressionado com as prestações de Kimi Raikkonen e surpreendido pelos inúmeros acidentes:
"A publicidade relativa à sua presença no seio da Red Bull não é a que esperávamos, e depois ainda há os acidentes e a falta de resultados. O projeto Raikkonen só funciona com vitórias.", referiu.
Por isso, não é de estranhar que se comecem a apontar saídas para o finlandês, que vão desde a Fórmula 1, falando-se na Renault (já assumidas negociações pelas partes) mas também, agora, a Mercedes (possível abandono de Michael Schumacher?). Contudo, já foi igualmente referido para a Monster Ford Team em 2011, ao lado de Ken Block, pelo que o melhor mesmo é esperar por desenvolvimentos.
21 de setembro de 2010
Sébastien Loeb pode terminar carreira no final de 2011
Em entrevista ao Paris-Match, Sébastien Loeb deixou transparecer que poderá terminar a sua carreira nos ralis no final de 2011. A determinado passo da entrevista, e quando questionado sobre a possibilidade de passar a ser batido regularmente por Sébastien Ogier, seu colega de equipa na Citroen, se isso poderia precipitar a decisão de abandonar os ralis, Loeb foi claro:
"Penso que sim. Eu diria que não vale a pena correr riscos desnecessários para tentar acompanhar o seu ritmo, que neste momento ainda está em crescendo. Mas não é ele que irá colocar um fim à minha carreira, mas sim eu é que tomarei essa decisão, e que provavelmente será depois do final da temporada de 2011."
Questionado sobre a relação dos fortes acidentes que tem tido nos últimos anos, com um eventual "forçar demais para andar num ritmo forte", Loeb confirma:
"Penso que sim, e isso também me leva a considerar o fim da minha carreira. Já cometi alguns excessos e já não estou preparado para assumir tantos. Depois de vencer tantas vezes a minha motivação passa essencialmente pela diversão, e arriscar demasiado sai fora dessa esfera.", referiu Loeb, que assume, muito dignamente que a sua carreira poderá ter chegado a um ponto de onde é muito difícil subir mais, e já não existe grande vontade para ir mais além...