14 de março de 2012

Kimi vai participar da conferência de imprensa do GP Austrália amanhã!

Veja a programação completa:

Conferência de Imprensa - Pré GP Austrália


Quinta

15h00: Jenson Button (McLaren)
Charles Pic (Marussia)
Kimi Raikkonen (Lotus F1 Team) 
Daniel Ricciardo (Toro Rosso)
Sebastian Vettel (Red Bull)
Mark Webber (Red Bull)

Sexta

18:30: Eric Boullier (Lotus)
Ross Brawn (Mercedes)
Paul Hembery (Pirelli)
Adam Parr (Williams)
Luis Perez Sala (HRT)


Raikkonen está de volta: "Eu faço o que quero"

TotalRace


Depois de dois anos de ausência, Kimi Raikkonen voltou a escrever algumas páginas de sua vida na Fórmula 1 em 2012.

O finlandês monossilábico, irreverente fora das câmeras e com uma velocidade natural que poucos têm, estará no grid de largada representando a Lotus e espera repetir a escrita de vencer pelo menos uma prova em todos as temporadas desde 2002.

Espera, pois ainda não sabe se isso será capaz neste ano. "Dependerá do carro que tivermos. Quem sabe? Claro que quero vencer de novo. Mas, o que você pode fazer se o carro não for bom o suficidente? Andarei o mais forte que puder", conta, em entrevista ao jornal "Telegraph".

Acostumado com polêmicas mesmo sem abrir a boca, Raikkonen relembrou o fuzuê feito em cima do episódio do GP da Malásia de 2009, quando, enquanto a corrida estava interrompida e todos os pilotos dentro de seus carros, o finlandês foi visto sem macacão, de bermuda, comendo um picolé e tomando um refrigerante.

"O engraçado é que as pessoas fazem uma grande história em cima disso, afirmando que eu estava desmotivado. Mas, se a equipe te avisa que você não está autorizado a voltar, pois o carro está quebrado e é perigoso por conta da água e do Kers... Às vezes as pessoas tentam fazer histórias ruins com coisas normais. Mas a vida é assim."

O jeito despojado rendeu até uma auto-comparação com James Hunt, quando se inscreveu em uma corrida de snowmobile com o nome do campeão de 1976. "Mas naquele tempo a F-1 era diferente. A vida continua e tudo muda, mas, com certeza, acho que as coisas eram mais divertidas quando ele corria."

Apreciador do modo de vida "no limite", Raikkonen torce um pouco o nariz para a restrição da Lotus a atividades extra-curriculares desde o grave acidente de Robert Kubica no ano passado em um carro de rali. "Ah, é normal na Fórmula 1, eles tentam banir tudo. Mas mesmo antes do que houve com Robert, isso vinha escrito no contrato."

"Talvez no futuro, com alguns resultados bons, você consegue se livrar disso. Eu amo rali. Se pudesse fazer em paralelo com a Fórmula 1 eu faria. Acho que é um bom treino e uma boa diversão", destaca Kimi, que admitiu não acompanhar a F-1 quando estava fora. "Às vezes, quando estava em casa eu via, mas não fazia nenhum esforço para acompanhar."

E, segundo o campeão de 2007, não há rédeas que o impeça de se divertir, vestido de gorila ou não. "Eu faço o que quero. Se quiser me divertir com meus amigos eu vou. Não existirá ninguém que me dirá que não posso fazer. Se você fazer seu trabalho 100%, não vejo problemas."

13 de março de 2012

Prévia do GP da Austrália - Q & A com Kimi Raikkonen

Lotus F1
Tradução: Kimi Raikkonen Online

Q: Quais seus objetivos em seu retorno à F1 com a Lotus F1?

KR: Vou tentar fazer o melhor que posso e ver onde nós terminaremos. Para a primeira corrida na Austrália, queremos ter um bom fim de semana sem quaisquer problemas ou erros. Não sei onde estaremos no grid - ninguém sabe. Se você olhar nos tempos do teste todo mundo está muito próximo. Não sabemos se todo mundo estava correndo com tanque cheio e isso faz muita diferença. Teremos alguma ideia depois dos testes em Melbourne e então, depois da qualificação, todo mundo vai saber onde nós estamos.

Q: Como você se sente com o time agora que você tem trabalho com eles em testes?

KR: Me sinto muito feliz com o time. Ainda estamos aprendendo coisas, mas todo está indo suavemente e sem problemas, então é um bom jeito para começar a temporada.

Q: O teste foi interrompido, e você fará um retorno depois de duas temporadas. Quão preparado você se sente?

KR: Você sempre deseja ter mais dias para se preparar, mas essa é a nossa situação e temos que nos concordar com ela. Na primeira semana em Jerez, fizemos um bom teste e não tivemos grandes problemas com o carro - o que é uma coisa boa. Nós apenas tivemos um problema no segundo teste em Barcelona - e nós o consertamos e não haverá problemas novamente. Agora, temos apenas que juntar tudo em um nível onde nós estamos felizes e ter certeza de que eu vou pressionar os botões certos na hora certa. Talvez mais alguns dias tivesse sido bom, mas estou muito confiante de que sairemos bem quando a hora chegar.

Q: Há muito para se aprender com o novo time, novos regulamentos e novo carro?

KR: Ainda é sobre correr e é praticamente o mesmo de antes. O DRS e o KERS são apenas botões para se pressionar. No teste, às vezes você aperta tarde demais ou cedo demais, mas não vai mudar muita coisa. Os pit stops são um pouco menores que antes, mas nada realmente diferente; você para o carro e então você vai.

Q: Você tem alguma ideia de onde você espera estar no grid da Austrália?

KR: Posso ser o último e posso ser o primeiro - vamos ver quando chegarmos lá.


Q: O que você pensa sobre seu companheiro de equipe Romain Grosjean?

KR: Ele é um cara legal. Eu não o conhecia antes, nós corremos um contra outro algumas vezes, mas nunca nos falamos. Ele é mais novo que eu, mas também faz algum tempo desde a última vez que ele correu na F1. Eu acho que ele vai se dar bem e eu estou feliz em trabalhar com ele.

Q: Quanto você está ansioso para correr na F1 novamente?

KR: Todo mundo quer correr. Se você perguntar para os pilotos de testes: eles querem correr. É disso que as pessoas gostam. Com certeza, eu acho que o jeito de correr mudou um pouco desde o jeito de ultrapassar, mas não é um esporte completamente diferente. Será emocionante e quem tirar o melhor dos pneus estará em uma posição melhor.

Q: Você tem algum objetivo pessoal para a temporada?

KR: Não.Veremos onde nós estamos na primeira corrida. Nós faremos o melhor que podemos Faremos o melhor que podemos e o melhor com o carro.

Q: Você fez algumas boas corridas na Austrália - é bom começar o ano lá?

KR: Austrália é um lugar legal, mesmo sendo longe da Europa. O circuito não é o mais difícil do calendário. Foi bom marcar pontos pela primeira vez em Albert Park, e os pódios e também minha vitória em 2007 obviamente me deixou feliz. O circuito não mudou muito então estou confiante e eu sei onde ir...


Q: Você acha que o Albert Park pode se adequar ao E20?

KR: Você precisa de um carro com boa tração e o teste mostra que o E20 tem boa tração então isso nos ajudará. Forte rotação, freio estável ajuda também e também boa sensação com o carro nos deixa em uma boa posição. A corrida pode ser um pouco escorregadia no começo e o clima de Melbourne não é sempre muito quente; o clima pode ser definitivamente um pouco complicado. Essa será a primeira corrida, então eu não sei como nós estamos em relação aos outros times. Meus engenheiros andam trabalhado em simulações então temos uma ideia de como o carro deve funcionar em Albert Park, mas nós não vamos ter certeza até chegarmos na pista. É muito difícil de dizer antes de estarmos na pista, mas eu acho e espero que nós estaremos razoavelmente fortes.

Video: Veja o trailer do novo site do Kimi!

O novo site do Kimi será lançado em breve. Confira o trailer oficial do novo site:

12 de março de 2012

Otimista, Raikkonen se preocupa com clima de Melbourne

Gazeta Esportiva

Campeão da edição de 2007 do Mundial de Fórmula 1, Kimi Raikkonen reestreia na categoria no próximo domingo. Otimista para sua primeira corrida na Lotus, o piloto finlandês se preocupa com as condições climáticas de Melbourne, sede do Circuito de Albert Park.

"Você precisa de um carro com boa tração e tudo que aconteceu nos testes indica que o E20 tem boa tração, então isso vai nos ajudar. Boa entrada nas curvas e estabilidade na frenagem ajudam também. Essas áreas também estão bem no carro, então estamos no caminho certo", declarou.

Raikkonen disputou a principal categoria do automobilismo mundial entre as temporadas de 2001 e 2009. Experiente, o piloto de 32 anos venceu o Grande Prêmio da Austrália em 2007, ano em que foi campeão mundial, e conhece bem as características do local.

"A pista pode ser um pouco escorregadia no começo do final de semana e o clima de Melbourne não é sempre muito quente. O clima pode definitivamente ser um pouco complicado. Essa será a primeira corrida, então não sei como estaremos em comparação com as outras equipes", explicou.

Afastado da Fórmula 1 desde o ano de 2009, Raikkonen procurou aproveitar ao máximo os treinamentos realizados na pré-temporada. Apesar da série de testes, ele evita traçar qualquer tipo de expectativa para a primeira corrida do campeonato de 2012.

"Meus engenheiros estão fazendo simulações e estudando os dados dos testes. Temos uma ideia de como o carro deve se comportar no Albert Park, mas não teremos certeza até entrarmos na pista. É muito difícil dizer antes que entremos na pista, mas eu acho e espero que estejamos razoavelmente fortes", disse.

Sem fazer previsões sobre a potência da Lotus, Raikkonen promete dar o máximo em seu retorno à Fórmula 1. "Não sei onde estaremos no grid. Se você olhar para os tempos, todos estão muito próximos. Queremos ter um bom final de semana, sem maiores problemas e erros", encerrou.
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