Lotus F1 Team
Tradução: Carol/Kimi Raikkonen Online
Kimi conseguiu o quinto melhor tempo do grid, mas ganhou mais uma posição devido à punição sobre o Hamilton pela troca de câmbio, portanto, vai largar em quarto. Em entrevista ao site oficial da Lotus F1 Team, Kimi comentou sobre suas expectativas para a corrida de amanhã e também falou sobre o desempenho do carro durante o treino classificatório. Confira a tradução:
Kimi, hoje nós vimos seu melhor resultado na qualificação da temporada; como você se sente depois desse desempenho?
Largar no TOP 5 é bom, mas no geral nosso ritmo não foi tão bom quanto nós esperávamos. Nós vamos largar em quarto depois da penalidade sobre o Hamilton então não é tão ruim, mas o tempo poderia ter sido melhor. Tentei melhorar depois da primeira volta, mas fui um pouco mais largo para um canto, então talvez nós pudéssemos ter ficado mais perto da frente, mas eu acho que tiramos o máximo do carro hoje. Não é tão ruim, mas nós estamos desapontados com a diferença para Nico (Rosberg). De qualquer jeito, espero que possamos pelo menos manter nossa posição na largada e tentar ir pra frente durante a corrida.
Você mencionou que o carro não atingiu as suas expectativas para esse fim de semana; onde você acha que melhoras devem ser feitas?
Parece que estamos perdendo tempo no reto e também nas curvas, mas a coisa principal que estamos sem é downforce. Mais downforce significa mais aderência, e embora o manuseio esteja bem, nós não podemos forçar tanto quanto gostaríamos. O clima mais frio não ajuda, e a temperatura caiu muito durante O Q3, o que fez uma diferença na nossa velocidade. Amanhã deve estar mais quente, o que deve nos ajudar, mas também vai ajudar os outros times também. Nosso carro tem um bom ritmo de corrida, então espero ver isso amanhã de novo. Com certeza, se chover, então nós teremos um nível igual para todos, já que todos vão precisar começar do zero.
Quanto você acha que o pacote atualizado afetou no desempenho do carro nesse fim de semana?
Tentamos algumas partes novas, que infelizmente não funcionaram como o esperado, então o carro está mais ou menos com as mesmas configurações da Malásia. Espero ver as mudanças funcionando em breve, então nós poderemos continuar indo para frente; nós não queremos entrar em uma situação onde os outros estão melhorando e nós estamos no mesmo lugar. Nosso ritmo não está tão bom quanto na última corrida, mas estou certo de que vamos encontrar um jeito para fazer o novo pacote funcionar.
Os pneus parecem ser a coisa mais importante desse fim de semana, com alto desgaste na frente e dificuldades para aquecer os pneus ser uma queixa comum no Paddock, quais suas expectativas?
Não tenho grandes problemas com os pneus. Há uma grande diferença entre os compostos, mas é o mesmo para todo mundo e de novo o clima vai afetar isso. É duro dizer como será o desempenho dos pneus durante a corrida. Depende de quão quente está; quando está o clima está mais legal podemos fazê-los funcionar como gostaríamos, mas depende se a temperatura esquente para ficarmos bem. Um ponto positivo da qualificação é que nós usamos o último conjunto de pneus então isso deve nos ajudar no começo.
Você conseguiu o melhor tempo no primeiro setor hoje, isso lhe trás otimismo para a corrida, embora você não esteja completamente feliz com o carro?
Estou surpreso que fomos os mais rápidos no primeiro setor, pois não me senti particularmente rápido. Se olharmos para hoje com uma visão positiva, o fato de termos classificados na quinta posição mesmo com o carro não funcionando como gostaríamos isso é bastante encorajador, especialmente por não estarmos tão forte nessa pista quando nas outras. Se não contarmos com o treino classificatório, não estamos longe dos carros da frente, então temos de ficar felizes com isso. Não estou certo de que estamos em uma forte posição como nos primeiros GPs - o que é estranho de dizer já que nós conseguimos a posição mais forte no grid - mas veremos o que podemos fazer.
14 de abril de 2012
Raikkonen se decepciona com velocidade da Lotus
TotalRace
A dupla de pilotos da Lotus saiu desapontada da sessão de classificação para o GP da China. Mesmo que tenham desistido das novas peças, que não funcionaram como o esperado, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean acreditam que faltou velocidade ao carro. O finalndês se classificou em quinto e o francês, em décimo.
“A posição no grid é boa, mas se olhar para os tempos, estou desapontado com o ritmo do carro hoje. Ganhamos uma posição depois da penalização de Lewis mas não éramos velozes como deveríamos, especialmente se olharmos o tempo da pole”, admitiu Raikkonen.
O finlandês, no entanto, acredita que ainda assim o pódio seja possível. “Experimentamos alguns updates para este final de semana, mas eles não funcionaram como esperado, então voltamos o carro para como estava antes. Vamos para a corrida menos confiantes do que nas últimas duas provas, mas sabendo que largamos mais à frente.”
Já Grosjean teve uma sessão atribulada e acabou não marcando tempo na última parte do treino por não ter mais jogos de pneus novos.
“Depois das dificuldades que tivemos ontem, é ótimo ter os dois carros no Q3, mas infelizmente depois de uma péssima tentativa no início do Q2 tivemos de usar todos os pneus macios para chegar no Q3, então não fazia sentido marcar tempo na última parte da sessão. Isso é uma pena, porque o ritmo no Q2 era muito bom.”
A dupla de pilotos da Lotus saiu desapontada da sessão de classificação para o GP da China. Mesmo que tenham desistido das novas peças, que não funcionaram como o esperado, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean acreditam que faltou velocidade ao carro. O finalndês se classificou em quinto e o francês, em décimo.
“A posição no grid é boa, mas se olhar para os tempos, estou desapontado com o ritmo do carro hoje. Ganhamos uma posição depois da penalização de Lewis mas não éramos velozes como deveríamos, especialmente se olharmos o tempo da pole”, admitiu Raikkonen.
O finlandês, no entanto, acredita que ainda assim o pódio seja possível. “Experimentamos alguns updates para este final de semana, mas eles não funcionaram como esperado, então voltamos o carro para como estava antes. Vamos para a corrida menos confiantes do que nas últimas duas provas, mas sabendo que largamos mais à frente.”
Já Grosjean teve uma sessão atribulada e acabou não marcando tempo na última parte do treino por não ter mais jogos de pneus novos.
“Depois das dificuldades que tivemos ontem, é ótimo ter os dois carros no Q3, mas infelizmente depois de uma péssima tentativa no início do Q2 tivemos de usar todos os pneus macios para chegar no Q3, então não fazia sentido marcar tempo na última parte da sessão. Isso é uma pena, porque o ritmo no Q2 era muito bom.”
Com punição de Hamilton, Kimi largará em quarto!
Grid de largada – GP da China:
1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min35s121
2º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min35s691
3º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min35s784
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min35s898
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s191
6º. Mark Webber (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s290
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s626 (*)
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min36s524
9º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min36s622
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), sem tempo
11º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s031
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s255
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min36s283
14º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min36s289
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min36s317
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min36s745
17º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s956
18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s714
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min38s463
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min38s677
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min39s282
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min39s717
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min40s411
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min41s000
(*) Perdeu cinco posições por troca de câmbio
1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min35s121
2º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min35s691
3º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min35s784
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min35s898
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s191
6º. Mark Webber (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s290
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s626 (*)
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min36s524
9º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min36s622
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), sem tempo
11º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s031
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s255
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min36s283
14º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min36s289
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min36s317
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min36s745
17º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s956
18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s714
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min38s463
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min38s677
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min39s282
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min39s717
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min40s411
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min41s000
(*) Perdeu cinco posições por troca de câmbio
13 de abril de 2012
Treinos Livres - Resultados e comentários de Kimi após 2° Treino
Kimi Raikkonen: Não é sempre que você tem um carro perfeito na sexta e certamente as coisas precisam melhorar. Para ser honesto, não importa se o seu carro é o mais lento na sexta, se ele for o mais rápido no resto do fim de semana. Apenas precisamos olhar a telemetria e alterar as coisas triviais no carro, para que ele melhore. Estamos esperando por resultados melhores do que os dos últimos dois fins de semana. Tentamos coisas diferentes com o acerto hoje, então temos informações para analisar. Sabemos que em certas áreas há espaço para melhoras. (AutoRacing)
1º Treino Livre - GP da China:
1º Treino Livre - GP da China:
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min37s106 ( 7 voltas )
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s010 ( 14 )
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s210 ( 14 )
4º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s478 ( 13 )
5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s805 ( 12 )
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s871 ( 15 )
7º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 2s092 ( 12 )
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s093 ( 6 )
9º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 2s642 ( 16 )
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 2s662 ( 14 )
11º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s950 ( 14 )
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 3s047 ( 14 )
13º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 3s192 ( 8 )
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 3s222 ( 13 )
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 3s434 ( 12 )
16º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 3s965 ( 14 )
17º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 4s098 ( 14 )
18º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 5s224 ( 14 )
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault), a 5s415 ( 11 )
20º. Jules Bianchi (FRA/Force India), a 7s012 ( 8 )
21º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 7s121 ( 10 )
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 7s394 ( 15 )
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 10s098 ( 12 )
24º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 13s359 ( 11 )
2º Treino Livre - GP da China:2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s010 ( 14 )
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s210 ( 14 )
4º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s478 ( 13 )
5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s805 ( 12 )
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s871 ( 15 )
7º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 2s092 ( 12 )
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s093 ( 6 )
9º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 2s642 ( 16 )
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 2s662 ( 14 )
11º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s950 ( 14 )
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 3s047 ( 14 )
13º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 3s192 ( 8 )
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 3s222 ( 13 )
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 3s434 ( 12 )
16º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 3s965 ( 14 )
17º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 4s098 ( 14 )
18º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 5s224 ( 14 )
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault), a 5s415 ( 11 )
20º. Jules Bianchi (FRA/Force India), a 7s012 ( 8 )
21º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 7s121 ( 10 )
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 7s394 ( 15 )
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 10s098 ( 12 )
24º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 13s359 ( 11 )
1º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min35s973 ( 32 voltas )
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s172 ( 29 )
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s187 ( 27 )
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s460 ( 24 )
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s644 ( 31 )
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s738 ( 28 )
7º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 0s983 ( 28 )
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 0s993 ( 31 )
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 1s218 ( 31 )
10º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s343 ( 32 )
11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s444 ( 22 )
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s643 ( 33 )
13º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 1s863 ( 30 )
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1s957 ( 32 )
15º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 1s999 ( 26 )
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 2s203 ( 35 )
17º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s320 ( 31 )
18º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 2s810 ( 37 )
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 3s017 ( 36 )
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 3s373 ( 20 )
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 3s678 ( 15 )
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 4s370 ( 25 )
23º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 4s780 ( 30 )
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 5s152 ( 26 )
Assinar:
Postagens (Atom)