12 de junho de 2012

Kimi Raikkonen: "Ganhamos mais pontos para o campeonato, que é o mais importante."

Lotus F1 Team

KIMI, UMA CORRIDA DIFÍCIL NO CANADÁ; QUAL SEU PONTO DE VISTA? O resultado não foi tão ruim no final. Melhoramos alguns lugares da nossa posição de largada - incluindo um na primeira volta - mas poderia ter sido melhor se algumas coisas tivessem sido diferente para nós. Fiquei preso atrás de carros lentos por um longo período e infelizmente quando fizemos o pit stop, não conseguimos alcançá-los. É uma pena, mas isso faz parte do automobilismo.

VOCÊ TEVE ALGUNS PROBLEMAS COM O CARRO NA QUALIFICAÇÃO; COMO ISSO PREJUDICOU O RESTO DO FIM DE SEMANA? O carro estava muito melhor na corrida. Obviamente, tivemos um problema hidráulico e o diferencial não estava funcionando direito na qualificação, mas eu acho que a alta temperatura nos ajudou e eu pude acelerar o carro mais do que nas últimas sessões. Não fiquei completamente feliz com isso, mas foi uma grande melhorar e vimos que o carro estava bom em um circuito diferente, o que nos dá coragem para o futuro.

ESTAVA PREVISTO QUE ULTRAPASSAR SERIA MUITO MAIS FÁCIL AQUI QUE EM OUTRAS CORRIDAS, MAS PARECEU MAIS DIFÍCIL QUE ISSO... Pensamos que seria ok, mas não foi tão fácil ultrapassar no final. A zona do DRS não era tão longa e não durou a reta toda, então foi difícil. Se tivéssemos sido um pouco melhor na qualificação, eu acho que teria feito uma grande diferença, mas isso acontece às vezes.

SE VOCÊ PUDESSE RESUMIR O FIM DE SEMANA, O QUE VOCÊ DIRIA? Um pouco decepcionante no geral e eu acho que poderíamos ter alcançado mais. Pelo menos ainda ganhamos mais pontos para o campeonato e isso é a coisa mais importante, então nós vamos seguir em frente e tentar fazer melhor na próxima vez.

Fotos: GP do Canadá - Corrida






















10 de junho de 2012

Comentários de Kimi Raikkonen após GP do Canadá

Kimi Raikkonen, 8º colocado: O carro estava um pouco melhor na corrida do que na classificação. Fiquei preso atrás de outros pilotos algumas vezes. A zona do DRS não é muito longa, e ainda é uma batalha difícil se o carro à sua frente também está usando o DRS. Tínhamos uma chance de fazer um pouco melhor, mas as coisas não deram certo hoje. Marcamos pontos novamente, e isso é sempre bom, principalmente nesta temporada. A classificação de ontem não foi perfeita, então, obviamente, temos mais trabalho a fazer. Se você larga mais à frente, é mais fácil terminar entre os primeiros. Vamos tentar alcançar isso na próxima corrida. (AutoRacing)

GP do Canadá

F1.com


Resultado Final:

Pos No Driver Team Laps Time/Retired Grid Pts 

1 4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 70 Winner 2 25
2 10 Romain Grosjean Lotus-Renault 70 +2.5 secs 7 18
3 15 Sergio Perez Sauber-Ferrari 70 +5.2 secs 15 15
4 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 70 +7.2 secs 1 12
5 5 Fernando Alonso Ferrari 70 +13.4 secs 3 10
6 8 Nico Rosberg Mercedes 70 +13.8 secs 5 8
7 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 70 +15.0 secs 4 6
8 9 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 70 +15.5 secs 12 4
9 14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 70 +24.4 secs 11 2
10 6 Felipe Massa Ferrari 70 +25.2 secs 6 1 11
11 Paul di Resta Force India-Mercedes +37.6 secs 8 12
12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +46.2 secs
13 13 18 Pastor Maldonado Williams-Renault +47.0 secs 22
14 16 Daniel Ricciardo STR-Ferrari +64.4 secs 14
15 17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari +1 Lap 19
16 3 Jenson Button McLaren-Mercedes +1 Lap 10
17 19 Bruno Senna Williams-Renault +1 Lap 16
18 20 Heikki Kovalainen Caterham-Renault +1 Lap 17
19 21 Vitaly Petrov Caterham-Renault +1 Lap 18
20 25 Charles Pic Marussia-Cosworth +3 Lap 23 Ret
21 Ret 7 Michael Schumacher Mercedes +27 Laps 9 Ret
22 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth +46 Laps 20 Ret
23 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth +48 Laps
24 24 Timo Glock Marussia-Cosworth +14 Lap

F1.com: Q & A exclusivo com Kimi Raikkonen!



F1.com
Tradução: Kimi Raikkonen Online


Q: Kimi, fora no Q2 - como isso aconteceu? 
Kimi Raikkonen: Bem, tivemos um pequeno problema com o sistema hidráulico no carro e isso nos prejudicou um pouco. É realmente uma vergonha.

Q: Eu vejo uma leve irritação sobre isso? 
KR: Com certeza você quer estar mais à frente, mas essas coisas acontecem...

Q: O que é que ainda está entre você e uma vitória com a Lotus?
KR: Meu palpite é que ainda temos que ficar mais fortes na qualificação, o que nos daria uma melhor chance para brigar por pontos. Então meu plano é brigar. E, com certeza, o objetivo sempre é vencer, mas às vezes é melhor brigar por uma boa posição e marcar bons pontos. Se a vitória vier, ela veio! (risadas).

Q: Você disse recentemente que sua hora vai chegar. Quando será? Quantas peças tem que se encaixar no lugar?
KR: Ah, eu disse que espero que minha hora chegue. (risadas) No final são apenas pequenos detalhes que você tem que acertar, para eliminar pequenos erros, que podem lhe custar muito. Tenho que continuar trabalhando e melhorar o carro com meus engenheiros - então não haverá nada.

Q: Ouvimos palavras como 'loteria' a respeito dos pneus. Você está no caminho para o cassino ou ainda na pista? 
KR: Não, isso é papo furado. Não há nada de errado com os pneus. Você apenas tem que fazê-los funcionar e tentar fazê-los durar a corrida toda. (risadas) Isso é um complicado, mas não é um foguete científico.

Q: Em sua análise, o que vai determinar o campeonato? 
KR: Um bom carro e um carro ruim. Bem, isso é muito simples: você tem que ter um bom pacote. Mas se você tem um bom carro como base, isso lhe dá uma chance maior, mas também é possível que os pneus caiam em seu caminho. Nunca são somente os pneus - isso é fantasia. Não é como se os pneus passem a funcionar para a Marussia e então eles vão começar a vencer corridas - isso não vai acontecer, não importa como você olha para isso.

Q: Durante os testes e o começo da temporada a opinião era 'esqueça sobre a Ferrari esse ano'. Agora Fernando Alonso está liderando o mundial de pilotos. Por quê? 
KR: Obviamente, eles têm feito coisas certas mais tarde - e outras pessoas provavelmente têm cometidos erros. E é isso. Mesmo se eles não possuem o carro mais rápido, eles são capazes de marcar pontos. E ao mesmo tempo estão melhorado o carro - isso ajuda.

Q: Ambos, Ferrari e Lotus, possuem 86 pontos. Quem vai sair na vantagem? 
KR: Não faço ideia. Não posso prever o futuro. (risadas) Tudo o que sei é que temos que trabalhar duro, marcar bons pontos e então devemos ser competitivos e para isso você não precisa de uma bola de cristal, você tem apenas que trabalhar.

Q: Em Mônaco você correu com o nome James Hunt em seu capacete. Como você o via? Onde está a conexão entre você e ele? Almas gêmeas? 
KR: Para cortar uma longa história, eu gosto da época em que ele corria e acredito que eles se divertiam mais do que hoje em dia. Se eu amaria correr naqueles dias? Eu não posso ver o futuro, mas também não posso viver no passado. Eu apenas acredito que a diversão era maior, isso é tudo.

Q: Tem algo haver com o chefe de equipe da Lotus Eric Boullier ter te chamado de 'animal selvagem' que precisa 'correr livre'? A característica 'não me prenda'? 
KR: Tenho certeza de que ele tem suas razões para dizer isso. (risadas) O fato é que eu gosto de fazer minhas coisas, mas eu nunca deixei isso em segredo.

Q: Seu companheiro de equipe parece ser um osso duro de roer. Até agora, ele lhe bateu em 5:2 na qualificação, mas nas corridas você tem tido vantagem. Você fica em pânico ou para baixo se o sábado não acontece como você queria? 
KR: Sabia que ele seria rápido, não importa como foi sua primeira experiência na F1. Ele está indo bem e isso é bom para o time. Não estou mentindo quando digo que é no domingo que você marca pontos. Eu sempre fui alguém que gosta de focar no essencial. (risadas)

Q: Já fez um tempo desde sua última vez no Canadá, e nas suas oito vezes você tem uma vitória, uma terceira e várias quartas e quintas posições. Depois do treino classificatório, quais são seus pensamentos? 
KR: É uma pista complicada e não é tão fácil de acertar o carro aqui. As numerosas freadas com baixa downforce são um desafio. É um bom circuito.

Q: Tirando os soluços na qualificação, quais são seus sentimentos para a corrida? 
KR: Acredite ou não tenho um bom sentimento para o domingo. Posso estar errado, mas é o que sinto. Acho que devo fazer uma boa corrida. Essa pista lhe permite muito se você tem a velocidade certa. E como é uma corrida propícia de partes com safety-car, pode ser uma corrida divertida.

Q: O que deixaria você feliz?
KR: O Top 5. Não, na verdade algo melhor - top 3. Então vamos ver o que podemos fazer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP