F1.com
1 2 Mark Webber
2 5 Fernando Alonso +3.0 secs
3 1 Sebastian Vettel +4.8 secs
4 15
4 6 Felipe +9.5 secs
5 9 Kimi Räikkönen +10.3 secs
6 10 Romain Grosjean +17.1 secs
7 7 Michael Schumacher +29.1 secs
8 4 Lewis Hamilton +36.4 secs
9 19 Bruno Senna +43.3 secs
10 3 Jenson Button +44.4 secs
11 14 Kamui Kobayashi +45.3 secs
12 12 Nico Hulkenberg +47.8 secs
13 16 Daniel Ricciardo +51.2 secs
14 17 Jean-Eric Vergne +53.3 secs
15 8 Nico Rosberg +57.3 secs
16 18 Pastor Maldonado +1 Lap
17 20 Heikki Kovalainen +1 Lap
18 24 Timo Glock +1 Lap
19 25 Charles Pic +1 Lap
20 22 Pedro de la Rosa +2 Laps
21
21 23 Narain Karthikeyan +2 Laps
Ret 15 Sergio Perez +41 Laps
Ret 11 Paul di Resta +50 Laps
DNS 21 Vitaly Petrov
Volta mais rápida: Kimi Räikkönen 1:34.661
8 de julho de 2012
7 de julho de 2012
Video: Entrevista de Kimi Raikkonen após Treino Classificatório
A entrevista com Kimi começa em 1:28.
Entrevista de Kimi Raikkonen para site da Lotus após Qualificação
Lotus F1 Team
KIMI, P6 NO GRID PARA A CORRIDA DE AMANHÃ; QUAIS SÃO SEUS SENTIMENTOS APÓS A QUALIFICAÇÃO?
Foi bom, mas poderia ter sido melhor. Provavelmente nós deveríamos ter começado com os pneus intermediários na última parte da qualificação; então nós poderíamos ter conseguido aquecê-los mais e ido mais que uma volta. É impossível dizer o quão diferente isso teria feito, mas nós fizemos o melhor que pudíamos nessa situação.
VOCÊ SENTIU QUE A PISTA ESTAVA PRONTA PARA OS INTERMEDIÁRIOS NO COMEÇO OU NO FINAL DA SESSÃO?
Como eu disse, foi uma decisão complicada. Onde há aquaplanagem, os intermediários não funcionam tão bem quanto os de chuva, mas havia também muitos lugares onde não estava tão molhado e eles funcionavam muito melhor que os outros pneus lá. Sempre é difícil em alguns lugares seja qual for os pneus que você escolhe, então você deve escolher aquele que será melhor no geral. Minha última volta foi definitivamente muito melhor, embora tenha começado a chover novamente nas últimas curvas que eu fiz e estava bastante escorregadia, mesmo com os pneus de chuva.
QUANTO PERDER O KERS AFETOU SEU RITMO HOJE?
Nós não tivemos o KERS durante toda a sessão. O efeito não é tão grande na chuva, já que você não pode usá-lo tão efetivamente quanto na pista seca, onde isso poderia lhe custar uns quatros décimos. Você sente mais durante as retas - a perda de potência - então, mesmo assim, teve um efeito, mas não tão grande quanto seria em condições normais. Tentamos mudar a bateria duas vezes, mas parece que isso não funcionou o problema. Estamos trabalhando duro para consertá-lo e estamos confiante de que estará arrumado até amanhã.
QUÃO DIFÍCIL ESTAVAM AS CONDIÇÕES HOJE?
Não é o ideal ter tanta chuva e então há muita aquaplanagem, mas é o que é. Nunca começamos a corrida nas condições que vimos hoje. Quando há muita água no começo da corrida você tem que correr com o safety car até que não haja muita aquaplanagem e até a pista ficar ok para os intermediários. A chuva será um problema; ela está lá, não importa o quão difícil ela torna as coisas, e você não consegue ver a água parada, então é difícil frear e fazer a curva.
VOCÊ ESTÁ FELIZ COM O E20 NESSE FIM DE SEMANA?
O carro está forte nas curvas de alta velocidade e nós mostramos um bom ritmo aqui; seria melhor para nós se estivesse seco, mas parecemos mais forte. Nessas condições, você pode acertar ou facilmente errar, às vezes você tem sorte com a chuva e às vezes você não tem. A corrida será mais complicada se o clima ficar o mesmo, mas com certeza será muito mais fácil para mim aqui do que na Malásia, que foi a primeira vez que eu usei os pneus de chuva da Pirelli. Corremos bastante com os pneus de chuva hoje, então temos uma ideia melhor de como acelerar o carro, o que sempre ajuda. Vamos ver o que o amanhã nos trará...
KIMI, P6 NO GRID PARA A CORRIDA DE AMANHÃ; QUAIS SÃO SEUS SENTIMENTOS APÓS A QUALIFICAÇÃO?
Foi bom, mas poderia ter sido melhor. Provavelmente nós deveríamos ter começado com os pneus intermediários na última parte da qualificação; então nós poderíamos ter conseguido aquecê-los mais e ido mais que uma volta. É impossível dizer o quão diferente isso teria feito, mas nós fizemos o melhor que pudíamos nessa situação.
VOCÊ SENTIU QUE A PISTA ESTAVA PRONTA PARA OS INTERMEDIÁRIOS NO COMEÇO OU NO FINAL DA SESSÃO?
Como eu disse, foi uma decisão complicada. Onde há aquaplanagem, os intermediários não funcionam tão bem quanto os de chuva, mas havia também muitos lugares onde não estava tão molhado e eles funcionavam muito melhor que os outros pneus lá. Sempre é difícil em alguns lugares seja qual for os pneus que você escolhe, então você deve escolher aquele que será melhor no geral. Minha última volta foi definitivamente muito melhor, embora tenha começado a chover novamente nas últimas curvas que eu fiz e estava bastante escorregadia, mesmo com os pneus de chuva.
QUANTO PERDER O KERS AFETOU SEU RITMO HOJE?
Nós não tivemos o KERS durante toda a sessão. O efeito não é tão grande na chuva, já que você não pode usá-lo tão efetivamente quanto na pista seca, onde isso poderia lhe custar uns quatros décimos. Você sente mais durante as retas - a perda de potência - então, mesmo assim, teve um efeito, mas não tão grande quanto seria em condições normais. Tentamos mudar a bateria duas vezes, mas parece que isso não funcionou o problema. Estamos trabalhando duro para consertá-lo e estamos confiante de que estará arrumado até amanhã.
QUÃO DIFÍCIL ESTAVAM AS CONDIÇÕES HOJE?
Não é o ideal ter tanta chuva e então há muita aquaplanagem, mas é o que é. Nunca começamos a corrida nas condições que vimos hoje. Quando há muita água no começo da corrida você tem que correr com o safety car até que não haja muita aquaplanagem e até a pista ficar ok para os intermediários. A chuva será um problema; ela está lá, não importa o quão difícil ela torna as coisas, e você não consegue ver a água parada, então é difícil frear e fazer a curva.
VOCÊ ESTÁ FELIZ COM O E20 NESSE FIM DE SEMANA?
O carro está forte nas curvas de alta velocidade e nós mostramos um bom ritmo aqui; seria melhor para nós se estivesse seco, mas parecemos mais forte. Nessas condições, você pode acertar ou facilmente errar, às vezes você tem sorte com a chuva e às vezes você não tem. A corrida será mais complicada se o clima ficar o mesmo, mas com certeza será muito mais fácil para mim aqui do que na Malásia, que foi a primeira vez que eu usei os pneus de chuva da Pirelli. Corremos bastante com os pneus de chuva hoje, então temos uma ideia melhor de como acelerar o carro, o que sempre ajuda. Vamos ver o que o amanhã nos trará...
GP da Inglaterra - Grid de Largada
Kimi vai largar na sexta posição no Grande Prêmio da Inglaterra. Essa será a sua terceira melhor posição de largada do ano. Confira todo o Grid de largada para o GP da Inglaterra:
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min51s746 ( 25 )
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min51s793 ( 23 )
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min52s020 ( 22 )
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min52s199 ( 23 )
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min53s065 ( 24 )
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min53s290 ( 24 )
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min53s539 ( 25 )
8º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min53s543 ( 25 )
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min54s382 ( 22 )
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), sem tempo ( 20 )
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min57s009 ( 19 )
12º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min57s071 ( 18 )
13º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min57s108 ( 17 )
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min57s132 ( 18 )
15º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min57s426 ( 19 )
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min57s719 ( 18 )
17º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min57s895 ( 19 )
18º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min48s044 ( 12 )
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min49s027 ( 10 )
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min49s477 ( 10 )
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min51s618 ( 10 )
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min52s742 ( 11 )
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min53s040 ( 10 )
24º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min54s143 ( 10 )
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min51s746 ( 25 )
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min51s793 ( 23 )
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min52s020 ( 22 )
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min52s199 ( 23 )
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min53s065 ( 24 )
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min53s290 ( 24 )
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min53s539 ( 25 )
8º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min53s543 ( 25 )
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min54s382 ( 22 )
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), sem tempo ( 20 )
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min57s009 ( 19 )
12º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min57s071 ( 18 )
13º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min57s108 ( 17 )
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min57s132 ( 18 )
15º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min57s426 ( 19 )
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min57s719 ( 18 )
17º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min57s895 ( 19 )
18º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min48s044 ( 12 )
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min49s027 ( 10 )
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min49s477 ( 10 )
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min51s618 ( 10 )
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min52s742 ( 11 )
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min53s040 ( 10 )
24º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min54s143 ( 10 )
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