24 de março de 2012
Raikkonen lamenta erros no Q3
TotalRace
Kimi Raikkonen fez o quinto melhor tempo – na verdade, obteve exatamente a mesma marca de Mark Webber, o quarto, mas ficou atrás do australiano por ter cruzado a linha de chegada depois – porém só vai largar em 10º, após ter trocado o câmbio de sua Lotus.
Ouvido pelo TotalRace após a classificação, o finlandês lamentou não ter acertado sua volta no Q3. “A classificação está muito apertada. Cometi alguns erros e, sem eles, certamente estaria mais à frente. Mas é assim que funciona. Vamos tentar melhorar amanhã. Temos a punição de cinco posições, então não é tão importante.”
Perguntado se estava pronto para encarar o GP da Malásia dois anos depois, o finlandês, apelidado de ‘homem de gelo’, diminuiu a importância dos efeitos do calor. “Quando você está pilotando, isso não é um problema”, garantiu.
Kimi Raikkonen fez o quinto melhor tempo – na verdade, obteve exatamente a mesma marca de Mark Webber, o quarto, mas ficou atrás do australiano por ter cruzado a linha de chegada depois – porém só vai largar em 10º, após ter trocado o câmbio de sua Lotus.
Ouvido pelo TotalRace após a classificação, o finlandês lamentou não ter acertado sua volta no Q3. “A classificação está muito apertada. Cometi alguns erros e, sem eles, certamente estaria mais à frente. Mas é assim que funciona. Vamos tentar melhorar amanhã. Temos a punição de cinco posições, então não é tão importante.”
Perguntado se estava pronto para encarar o GP da Malásia dois anos depois, o finlandês, apelidado de ‘homem de gelo’, diminuiu a importância dos efeitos do calor. “Quando você está pilotando, isso não é um problema”, garantiu.
Grid de largada para o GP Malásia
Kimi conseguiu a quinta posição no treino, porém, como havia trocado o câmbio, vai largar na décima posição.
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s219 (14 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s368 (14)
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min36s391 (14)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s461 (19)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s634 (14)
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min36s658 (14)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min36s664 (14)
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min37s566 (16)
9º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min37s698 (17)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min36s461 (13) (*)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s368 (14)
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min36s391 (14)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s461 (19)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s634 (14)
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min36s658 (14)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min36s664 (14)
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min37s566 (16)
9º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min37s698 (17)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min36s461 (13) (*)
11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min37s589 (14)
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min37s731 (15)
13º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min37s841 (13)
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min37s877 (15)
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s883 (14)
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min37s890 (13)
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min38s069 (12)
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min37s731 (15)
13º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min37s841 (13)
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min37s877 (15)
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s883 (14)
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min37s890 (13)
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min38s069 (12)
18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min39s077 (7)
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min39s567 (6)
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min40s903 (8)
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min41s250 (8)
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min42s914 (4)
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min43s655 (6)
24º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min39s306 (9) (**)
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min39s567 (6)
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min40s903 (8)
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min41s250 (8)
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min42s914 (4)
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min43s655 (6)
24º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min39s306 (9) (**)
(*) Punido com perda de cinco lugares por troca de câmbio após segundo treino livre
(**) Punido com perda de cinco lugares por ultrapassagem irregular no GP da Austrália
(**) Punido com perda de cinco lugares por ultrapassagem irregular no GP da Austrália
23 de março de 2012
Coluna Pós Austrália e Pré Malásia
Kimiraikkonen.com
Tradução: Kimi Raikkonen Online
O calor começou! Está assinado, selado e entregue o GP Austrália. Agora estou me preparando para o próximo desafio no clima úmido, quente e equatorial da Malásia. Obviamente, foi muito bom abrir a temporada com alguns pontos. Honestamente, eu não sabia o que esperar no primeiro fim de semana de corrida depois de dois anos fora. Conseguimos um bom sentimento com o carro já no primeiro dia em Jerez, mas você nunca sabe exatamente o quão competitivo o novo equipamento é comparado aos outros carros novos. Bem, agora sabemos um pouco mais, pelo menos. Sempre senti que poderia retornar aos Grand Prix, mas, confesso agora, que consegui algumas boas respostas para minhas próprias dúvidas, assim como quão rápido você pode se adaptar ao ritmo depois de ficar longe por algum tempo. A velocidade está lá. Está bem. O carro é bom. Alguns problemas foram resolvidos, especialmente durante a qualificação. Já sabia antes de ir para Melbourne que leva algum tempo para arrumar tudo da melhor maneira com todas essas novas coisas, pois há uma parte tática e mecânica dentro de todo o procedimento de qualificação. No sábado, não estava feliz. Tivemos alguns problemas que nos colocaram em uma situação ruim para começar a corrida. Contudo, eu consegui um começo perfeito na largada o que, obviamente, poderia ter sido bom para a corrida. Mas na bagunça da primeira curva, alguns carros tiraram minha vantagem, tive que tirar o pé e tivemos que fortalecer durante a corrida para conseguir alcançar o TOP 10. O primeiro grupo de pneus não estava bom, mas então eu vi que os outros estavam com muito mais problemas com eles. Foi um pouco complicado conseguir ultrapassar os carros. O DRS não ajuda muito em Albert Park e enquanto eu lutava contra os pilotos da Sauber, eles estavam muito forte na última curva, onde a zona do DRS começou. A situação do safety-car não ajudou. Consegui novos pares de pneus, mas depois que a corrida recomeçou, foi muito difícil conseguir fazê-los funcionar corretamente. Finalmente tudo deu certo. Conseguimos algumas posições de volta na última volta e eu fiquei satisfeito por terminar em sétimo na primeira corrida. Como um time, nós tivemos um carro sólido e consistente. É bom ter que correr novamente nessa semana. Sepang é um lugar com boas memórias para mim, quando eu venci no GP da Malásia com a McLaren e Ferrari. O calor é muito, mas é assim para todos. Tenho apenas que sentar, descer minha cabeça e tentar conseguir o melhor do carro e de mim mesmo também.
Tradução: Kimi Raikkonen Online
O calor começou! Está assinado, selado e entregue o GP Austrália. Agora estou me preparando para o próximo desafio no clima úmido, quente e equatorial da Malásia. Obviamente, foi muito bom abrir a temporada com alguns pontos. Honestamente, eu não sabia o que esperar no primeiro fim de semana de corrida depois de dois anos fora. Conseguimos um bom sentimento com o carro já no primeiro dia em Jerez, mas você nunca sabe exatamente o quão competitivo o novo equipamento é comparado aos outros carros novos. Bem, agora sabemos um pouco mais, pelo menos. Sempre senti que poderia retornar aos Grand Prix, mas, confesso agora, que consegui algumas boas respostas para minhas próprias dúvidas, assim como quão rápido você pode se adaptar ao ritmo depois de ficar longe por algum tempo. A velocidade está lá. Está bem. O carro é bom. Alguns problemas foram resolvidos, especialmente durante a qualificação. Já sabia antes de ir para Melbourne que leva algum tempo para arrumar tudo da melhor maneira com todas essas novas coisas, pois há uma parte tática e mecânica dentro de todo o procedimento de qualificação. No sábado, não estava feliz. Tivemos alguns problemas que nos colocaram em uma situação ruim para começar a corrida. Contudo, eu consegui um começo perfeito na largada o que, obviamente, poderia ter sido bom para a corrida. Mas na bagunça da primeira curva, alguns carros tiraram minha vantagem, tive que tirar o pé e tivemos que fortalecer durante a corrida para conseguir alcançar o TOP 10. O primeiro grupo de pneus não estava bom, mas então eu vi que os outros estavam com muito mais problemas com eles. Foi um pouco complicado conseguir ultrapassar os carros. O DRS não ajuda muito em Albert Park e enquanto eu lutava contra os pilotos da Sauber, eles estavam muito forte na última curva, onde a zona do DRS começou. A situação do safety-car não ajudou. Consegui novos pares de pneus, mas depois que a corrida recomeçou, foi muito difícil conseguir fazê-los funcionar corretamente. Finalmente tudo deu certo. Conseguimos algumas posições de volta na última volta e eu fiquei satisfeito por terminar em sétimo na primeira corrida. Como um time, nós tivemos um carro sólido e consistente. É bom ter que correr novamente nessa semana. Sepang é um lugar com boas memórias para mim, quando eu venci no GP da Malásia com a McLaren e Ferrari. O calor é muito, mas é assim para todos. Tenho apenas que sentar, descer minha cabeça e tentar conseguir o melhor do carro e de mim mesmo também.
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