2 de fevereiro de 2010

S Robertson: "Onde esta o paddock?"

Thanks: Nicole / Tradução:The Iceman Brasil - do Team / Créditos: Blog MTV3

Duvido que qualquer outra abertura do nacional de Rally tenha despertado tanto interesse antes mesmo de começar como foi no ALR nesse final de semana. Talvez o interesse tenha ficado no mesmo nível de quando o Mikka Hakkinen participou no Rally pela primeira vez e dirigiu pela equipe de fábrica Mitsubishi Lancer WRC. Agora Kimi Raikkonen que tem os seus objetivos completamente diferentes dos de Hakkinen, estava na pista. Um dirigiu como se fosse para vencer no futuro e o outro apenas por hobby.

Antes de tudo, eu tenho que pedir desculpas por como a participação de Raikkonen fez as agencias de notícias enlouqueceram e as falhas nos resultados não ajudaram muito. Eu sinto muito pelo real e oficial vencedor do ALR, Kosti Katajamaki, esse é o nome dele. Para que Sordo e Raikkonen dessem a partida na competição foi necessário fazer um regulamento adicional. Esse regulamento diz que a classe 18 (WRC-CARROS) apenas dirige para a sua classe, mas, infelizmente todas as agências de notícias gritavam que Sordo ganhou o ALR. Não foi assim. O vencedor foi Kosti Katajamaki. Sordo ganhou a classe 18. A fim de tornar isso tão confuso quanto fosse possível, para aquelas pessoas que não seguem rally, me deixe dizer que o Katajamaki, no entanto, ganhou apenas um Rally nacional na Lapland. Houve duas corridas e dois vencedores e esses foram Juha Salo e Kristian Sohlberg. Nenhum desses vencedores vai a serie nacional, o vencedor Katajamaki vai levar, mesmo que ele não consiga nenhum ponto extra por ter sido o piloto mais rápido da corrida. Se você dirigir dois em dois Rallies nacionais durante um final de semana, eu acho que isso seria uma versão mais sábia para claramente impulsionar duas corridas distintas, sem ter ao lado um resultado completamente sem sentido em dois dias "comum". Este procedimento só complica as coisas totalmente, ao menos que sejam gravemente na seqüência da categoria.

O desempenho de Raikkonen na Lapônia, na minha opinião foi bom. Na sua primeira corrida ficou um segundo por Km mais lento que o experiente Sordo.

Este assunto tem sido despedaçado em tantas diferentes curvas que se torna inútil quere cavar mais isso. No entanto, uma coisa engraçada surgiu quando eu estava preste a deixar Rovaniemi. Conheci o empresário de Raikkonen, Steve Robertson, no aeroporto e esperei com ele a partida do vôo atrasado. Steve disse que o Rally foi um choque para ele. Ele foi transportado para o service park de Mäntyvaara e sua primeira pergunta foi "Onde está o Paddock?". Você sabe o lugar onde eles dão um gole no champanhe e comem caranguejos, e onde todo mundo é tão detestavelmente luxuoso. Bem, é claro que não havia paddock e nem havia muitas outras coisas que Steve tenha usado no paddock. Ele também achava que o parque de serviços do Kimi estava lá, entre outras coisas, estava em uma tenda completamente normal. Rock'n'Roll! Nós rimos com estas coisas e não as disse a Steve com qualquer arrogância. Contudo, foi fácil perceber como ele é mais do que uma cabeça na pista de rally. Oh bem, se notou também o mesmo...

Mas agora temos visto isso - Kimi Raikkonen faz primeiro Rally com um carro de WRC. Esperando a Suécia. A esperada derrota para a liderança será algo como estar lutando pelo último ponto. Depois disso tudo vai ser a grande vantagem. Os pilotos de fábrica vão mais rápido, assim como Bosse e Petter vão. Já há seis anos. Depois disso, há nomes como Henning Sohlberg, Östberg Mads, Sebastien Ogier e Matthew Wilson. Então, ele realmente tem que avançar muito e vai ser difícil dele trazer algum ponto para casa. Mas ele ataca – surpreendentemente ousando.
Thanks: Nicole / Tradução:The Iceman Brasil - do Team / Créditos: Blog MTV3

WRC News - Jean Todt insatisfeito com o atual panorama do Rally

O presidente da FIA, Jean Todt, falou da sua insatisfação com o atual estado do Campeonato Mundial de Rally e sua determinação de mudar este cenário durante esta manhã em Paris, no lançamento da Temporada 2010 do WRC.

Falando pela primeira vez em público sobre o WRC, Todt disse que está animado com o desafio que tem pela frente - e este é um dos motivos de ter se candidatado à presidência - mas admitiu que há vários problemas sérios que precisam ser resolvidos.

"O Rally é um dos esportes que tenho no coração," disse Todt, que já foi navegador durante sua carreira no programa da Peugeot nos anos 80.

“Rally é uma das minhas prioridades. É importante estarmos entusiasmados com o início da temporada, temos grandes carros, fábricas, pilotos e navegadores”.

“Mas precisamos estar insatisfeitos com a presente situação. Há certos rallys que fazem parte do Campeonato Mundial onde o número de fábricas é limitado, isto tem que ser resolvido. Estamos passando por uma forte crise econômica e precisamos de um grande esforço para promover o alicerce do nosso campeonato.”

“Podem ter certeza do meu empenho pessoal e já criei um grupo de trabalho para resolver a situação rally ao redor do mundo. O Campeonato Mundial de Rally é o máximo, mas temos dar um rumo ao rally em todas as esferas”.

“Estou muito otimista com um grande campeonato em 2010, mas estou mais otimista com o futuro do rally. Muita coisa tem que melhorar. Temos que atrair muito mais interesse das fábricas, das estruturas privadas e da imprensa. Estou excitado e tenho paixão por este trabalho."

Fonte: Portal MundoRally


1 de fevereiro de 2010

Um video do Site Oficial e mais...

Um video do Site Oficial
Fonte: The Iceman Brasil



Mais...

Foi anunciado que Heikki Kovalainen participaria do Arctic Lapland Rally. Porém, o finlandês não participou da competição. Hoje foi informado que ele preferiu se concentrar no trabalho para a atual temporada da F-1, mas, segundo o jornal "Turun Sanomat", o contrato de Kovalainen com a equipe Lotus F1 permite que o piloto dispute competições de rali.

Fonte Principal: Tazio

WRC - Novos World Rally Cars estão sem Regulamento Técnico até o momento

Fonte: MundoRally

A FIA está demorando para apresentar o próximo regulamento técnico dos novos WRC, o que faz com que a Ford e a Citroen caminhem para direções diferentes.

Está aumentando o receio de que a Citroen e a Ford acabem definindo, elas mesmas, as regras dos próximos World Rally Car, na base do "ou é como queremos ou abandonamos o Mundial de Rallys", levando em conta que a FIA continua deixando em segredo à nova fórmula que deverá entrar em vigor em 2011.

Apesar de ter prometido que lançaria o regulamento técnico definitivo em dezembro de 2009 no último Conselho Mundial, a verdade é que as definições das novas regras não foram anunciadas nesta data e dificilmente serão anunciadas antes de 11 de março, na próxima reunião da Comissão de Construtores de Rallys.

Christian Loriaux, principal responsável técnico da M-Sport, explica que o atraso pode ser fatal para as ambições dos construtores envolvidos no WRC: "a única coisa que sabemos é que devemos trabalhar no motor 1,6 turbo de injeção direta, mas se os detalhes da regulamentação só forem conhecidos em março, será muito tarde para participar na primeira etapa de 2011".

WRC - Dani Sordo está confiante para o Rally da Suécia

Fonte: MundoRally

O domínio no Rally do Ártico foi uma injeção de confiança para o piloto da Citroen, Dani Sordo, que agora se sente mais seguro sobre suas chances de sucesso no Rally da Suécia, primeira etapa do Campeonato Mundial de Rallys, que começará no próximo dia 11.

Sordo e seu navegador Marc Martí venceram o rally localizado em Ravaniemi, primeira etapa do Campeonato de Rallys da Finlândia, o qual decidiu disputar como parte de seu programa de testes de pré-temporada.

Ao volante do mesmo C4 WRC que participarão no Mundial de Rallys 2010, tiveram poucos rivais em um rally que normalmente não permite inscrições com World Rally Cars. Seu companheiro de Citroen, Kimi Raikkonen, era o único além dele com um Citroen WRC, enquanto que o estônico Ott Tanak era o terceiro participante com um WRC, um Ford Focus 2003.

Ao longo do rally Sordo cometeu apenas um erro. O espanhol venceu 12 especiais e sem dúvidas agradeceu sua experiência na hora de correr em trechos de gelo e neve: "Eu estava tão bem que poderia correr mais quantas especiais tivessem!", comentou. "O final de semana foi bom, competimos em condições perfeitas e podemos realizar um bom trabalho com a equipe".

"Claro que não tinha uma pressão, mas disputamos um rally com muita disciplina. Depois de revisar os dados com os engenheiros está claro que fizemos, de fato, um progresso muito regular. Isto me da muita segurança para a nova temporada, que começará em poucos dias".

Após um começo meio conturbado em sua estreia com um World Rally Car, onde sofreu um acidente e perdeu 30 minutos, Raikkonen conseguiu finalizar o rally com um ótimo bom humor. Ao longo dos dois dias de competição a diferença entre Dani e o finlandês se manteve de forma constante em uns 8 décimos por quilômetros.

"As coisas não começaram da melhor maneira, já que nós saímos do trecho na segunda especial", explicou o piloto da Citroen Junior Team. "Mas felizmente não houve danos mecânicos e conseguimos continuar. Depois foi muito melhor e fomos mais regulares. Somamos vários quilômetros de experiência, o que era vital para poder continuar aprendendo com o C4 WRC. Além de estar satisfeito com o nosso trabalho, também gostei do trabalho em equipe".

"Escolhemos regulagens adequadas e agora continuaremos trabalhando para chegar a Suécia na melhor posição possível".

Benoit Nogier, responsável da equipe Citroen Racing Technologies, concluiu: "Este rally nos permitiu progredir visando a preparação para o Rally da Suécia".

"Dani atuou exatamente da forma que esperávamos. Ele foi rápido e consistente, ganhou segurança sobre um terreno que é pouco natural para ele. Quanto a Kimi, foi capaz de deixar para trás a falha do começo do rally e voltou a briga, chegando ao final de um rally complexo com um claro progresso e mantendo o ritmo a respeito de Dani".
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