Mikko Hirvonen começou da melhor forma o Mundial de Rally de 2010 ao vencer o Rally da Suécia, superando Sébastien Loeb, que chegou ao ponto de atirar a toalha no chão no último dia de prova
Jari-Matti Latvala assegurou o lugar mais baixo do pódio, na frente de Dani Sordo. Kimi Raikkonen terminou a prova, apesar de ter ficado bem atrasado devido a uma escapada no primeiro dia de rally.
Sébastien Loeb começou vencendo no primeiro dia de prova, mas assim que Hirvonen acertou o setup do seu Ford Focus passou a ganhar pequenas margens nas especiais, até que construiu uma diferença, no final do segundo dia de prova, que se percebeu ser muito difícil de recuperar por parte de Loeb: "Foi um fim-de-semana difícil e o Mikko realizou uma prova perfeita merecendo a vitória", disse Loeb.
Hirvonen começa ano vencendo
Apesar das dificuldades com os pneus, Hirvonen conseguiu vencer Loeb, o que para o começo de ano é sempre agradável: "Estou muito feliz, porque foi muito difícil por causa dos pneus." Latvala parece ter crescido como piloto e desta vez soube pressionar Dani Sordo, que começou bem melhor o rally, até que a segunda equipe oficial da Citroen cometeu um erro e permitiu a virada definitiva, que muito provavelmente aconteceria de qualquer modo, pois o finlandês há muito tempo vinha se aproximando do espanhol.
Um erro de principiante levou a dupla Sordo/Marti ver o motor do C4 WRC aquecer, tudo porque o seu navegador Marc Marti se esqueceu de retirar uma peça que deixaria entrar o ar frio para arrefecimento do motor. O quarto lugar foi o melhor que conseguiram resgatar.
Ogier foi o melhor do restante
Sebastien Ogier foi quinto, naquele que foi o apenas o seu segundo rally na neve, vencendo entre os não oficiais. Se beneficiou, é certo, dos problemas de Marcus Gronholm e Petter Solberg, mas não cometeu erros e foi premiado. Gronholm teve problemas elétricos no Ford Focus que o atrasaram, enquanto a apresentação de Petter Solberg foi um autêntico desastre. Rodou na super-especial de abertura, teve uma saída no primeiro dia de prova, o nono posto foi o resultado inesperado final.
Henning Solberg e Matthew Wilson fizeram o que se esperava deles, e terminaram em sexto e sétimo. Mads Ostberg terminou no oitavo posto depois de uma boa luta com Wilson, embora só problemas mecânicos no Subaru do norueguês o tenham atirado para essa posição.
Raikkonen provou dureza do WRC
Kimi Raikkonen teve a estreia esperada, ou seja muito complicada. Um acidente na sexta-feira, e várias pequenas saídas depois disso provam que o caminho para que Raikkonen se junte à família vai ser longo. É claro que começou logo com um dos testes mais difíceis, pois correr na neve para quem é inexperiente é muito mais difícil que o fazer na terra ou asfalto. Chegou a realizar um sexto tempo na SS 15, e já que a velocidade está lá, falta-lhe todo o resto: "não estou contente, pois bati num banco de neve e fiquei preso no primeiro dia, mas fomos melhorando e terminamos o rally. Não foi um começo fácil, mas valeu pela experiência.", disse Raikkonen.
Classificação final:
1. Mikko Hirvonen Ford 3h09m30.4s
2. Sebastien Loeb Citroen + 42.3s
3. Jari-Matti Latvala Ford + 1m15.4s
4. Dani Sordo Citroen + 2m41.6s
5. Sebastien Ogier Citroen + 4m15.3s
6. Henning Solberg Ford + 5m23.4s
7. Matthew Wilson Ford + 7m53.9s
8. Mads Ostberg Subaru + 9m22.2s
9. Petter Solberg Citroen + 10m17.5s
10. P-G Andersson Skoda + 12m08.9s
Nenhum comentário:
Postar um comentário