Lotus F1 Team
Tradução: Carol/Kimi Raikkonen Online
Kimi, um resultado não esperado na qualificação de hoje; qual era o objetivo por trás da estratégia escolhida?
Nós poderíamos ter ido para a última sessão facilmente com outra volta; o ritmo estava lá no carro e eu me sentia bem para dirigir. Entretanto, imaginando que os pneus serão a chave de amanhã, pensamos que poderia valer a pena tomar alguns riscos e fazer apenas uma volta no Q2, salvando um set de pneus novos para a corrida.
Espero amanhã que essa estratégia compense após 57 voltas.
Você estava confiante de que sua volta voadora o levaria para a luta pela Pole Position?
Nós sabíamos que estávamos perto. Sabíamos que conseguiríamos, mas haviam duas opções e optamos por uma que nos daria um melhor resultado no Domingo. Olhando para o ritmo dos pneus macios, eu não acho que nós estamos em uma grande desvantagem por largar lá atrás. O treino classificatório não vale pontos, então vamos ver o que vai acontecer amanhã.
Há uma diferença notável entre os pneus novos e os pneus desgastados?
Você pode definitivamente sentir a diferença, embora seja difícil dizer exatamente o quanto vale em termos de tempos de volta. Isso vai nos dar uma vantagem, especialmente na primeira volta, então nós temos uma boa chance para recuperar as posições que perdemos durante a qualificação.
A posição no grid é desprezível diante da estratégia para a corrida?
Com certeza, nós temos que adaptar nossos planos de acordo com onde nós estamos, mas isso também é algo que pode mudar durante a corrida dependendo do nosso ritmo, do que os outros carros estão fazendo, do clima e do safety car. A boa notícia é que por começarmos atrás do TOP 10 podemos escolher que pneus nós vamos começar e isso também ajuda.
Você acha que o E20 pode controlar o desgaste dos pneus macios melhor que os outros carros da frente?
É difícil de dizer. Temos um ideia de onde nós estamos, mas você nunca sabe qual o programa que os outros vão usar e então isso é somente especulação. Nós chegamos muito perto de aguentar um jogo de pneus mais tempo do que qualquer um na China e nosso carro funciona melhor no clima quente daqui, então espero que isso ajude. Obviamente, nós tomamos um risco lá que não compensou, mas nós temos agora um conhecimento maior sobre os pneus. Eu acho que estamos em uma posição muito boa.
Como você se sente sobre a corrida de amanhã?
Estou me sentindo muito bem. Essa temporada tem sido muito imprevisível. Nós vamos apenas tentar as opções que temos. Somos tão competitivos aqui quanto estivemos durante essa temporada, então vamos ver o que podemos fazer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário