28 de abril de 2010

Kimi Raikkonen: "Não tomei qualquer decisão nem existe qualquer urgência nisso!"

Fonte: AutoSport

Kimi Raikkonen: "Não tomei qualquer decisão nem existe qualquer urgência nisso!" -


Depois de ter deixado a Fórmula 1 no final de 2009 e rumado ao WRC, onde corre pela Citroen Júnior Team, Kimi Raikkonen já foi por diversas vezes referido na imprensa como tendo um acordo com a Red Bull para regressar à disciplina máxima do desporto automóvel em 2011, mas a verdade é que só deverá tomar a sua decisão quendo estiver mais certo do que é capaz de fazer no WRC:



"Ainda não tomei qualquer decisão, e nem sequer existe urgência nisso. Vamos avaliar as diversas possibilidades e ver a que é mais interessante para mim, a que me der mais prazer, e a que desejar mais fazer. Se a Fórmula 1 pudesse recuar 20 anos no tempo, poderia ser como os ralis actuais, onde a atmosfera é muito profissional, mas também bem mais relaxada que a F1.", referiu Raikkonen ao jornal finlandês Turun Sanomat.

Entrevista do Kimi para o Heikki Kulta

Os diferentes tipos de estresse do Rally agradam Raikkonen

A pausa que o Kimi Raikkonen esta tendo do rally acaba no final de maio com o Rally de Portugal.

Raikkonen se transferiu da F1 para o Rally quando ele quis ter menos estresse e mais direção. A decisão foi também apoiada pela Ferrari que ofereceu para ele um ano completo se salário se ele não corresse este ano na F1.

Qual é a diferença de estresse então?

- Isso chega a ter uma boa diferença. Se o mundo da F1 voltasse há algumas décadas, então deveria ser o mesmo do Rally. Tudo é muito profissional no Rally também, e tudo é feito da melhor forma possível. Mas é de um jeito mais descontraído, e claro, o ambiente é bem diferente.

- No rally você não perde tempo no pit stop, mas no carro bem no meio da floresta, quando você dirige por todos os estágios duas vezes. No "serviço" na área de pit nós passamos apenas 30 ou 45 minutos por dia.

- E no Rally não existem tantas pessoas como na F1. Têm apenas as pessoas que você precisa, Raikkonen descreve.

Jyvaskyla é corrida principal

O WRC Rally da Finlândia, obviamente vai ser a corrida principal de Raikkonen nesta temporada. Jyvaskyla é o único Rally que o Kimi dirigiu no ano passado.

- Ainda assim, eu não consegui ganhar a experiência até o dia de encerramento. Ao menos eu vi algumas fases. Nós esperamos que até lá eu possa ter muito mais experiência e que eu possa dirigir um pouco mais rápido e chegar a ponta de alguma forma.

- É o mesmo, como se nós fossemos fazer novamente os rallies de antes. É mais fácil quando você já dirigiu uma vez antes. Eu acredito que isso ajuda em alguma coisa.

- Eu me foco na ponta todo o tempo, de outro jeito não teria sentindo dirigir. Nós sabíamos desde o começo que os outros seriam bem mais rápidos, mas a coisa mais importante é que eu posso melhorar a mim mesmo devagar. Quando você tem sucesso em um estagio automaticamente aumenta a sua confiança.

A escala ainda não se inclinou

A carreira de Raikkonen vai continuar no próximo ano no Rally ou de volta a F1. Kimi nega que a escala na sua decisão tenha se inclinado para o Rally quando ele marcou quatorze pontos no WRC nas últimas duas corridas.

- Isso não tem virado para qualquer direção e eu não tenho pressa para fazer decisões. Eu tenho que ver o que é possível e o que é a coisa mais interessante no final - o qual me diverte mais e o que mais gosto de fazer. Nós vamos ver isso em algum lugar em um futuro ponto deste ano, Raikkonen disse.

Fonte: Heikki Kulta Turunsanomat / Tradução en: Leijona / Tradução pt: The Iceman Brasil - do Team

Kimi, sem pressa, sem pressa, sem pressa...

Fonte: Lancenet

Kimi Raikkonen não tem pressa em definir sua possível volta a Fórmula 1. O piloto atualmente disputa o Campeonato Mundial de Rally (WRC, em inglês).

- Não tenho pressa para tomar decisões. Temos de ver quais são as possibilidades e o que é mais interessante para mim, o que eu curta mais e o que eu mais goste de fazer. Vamos ver isso em algum momento deste ano - analisa Kimi.


O clima de pressão nos ralis é bem menor que na Fórmula 1 e isso pode pesar na decisão do finlandês.



- Se o mundo da Fórmula 1 pudesse voltar 20 anos no tempo, seria a mesma coisa que o rali é hoje. O rali é muito profissional, mas em um estilo um pouco mais relaxado - completa.



Kimi iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 2001, pela Sauber, chegando à Ferrari em 2007, ano que foi campeão mundial.



No mundial de Rali, o homem de gelo soma 14 pontos e não possuiu nenhuma vitória.

Video: Kimi Raikkonen - Entrevista para Evento da DNA em Helsinki

27 de abril de 2010

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP