17 de agosto de 2010

Coluna do Kimi Raikkonen: Rally da Alemanha Preview

É hora de nos dirigirmos para a Alemanha. Eles dizem que a superfície é de asfalto, mas acima de tudo, para mim, traz um novo desafio de ir velozmente nas estradas de concreto, também.

Obviamente, eu conheço bem o Red Bull Citroen Junior Team - e espero que nós possamos passar pelo final de semana sem falhas e erros. Este é o segundo rally de asfalto da temporada. Nós devemos ter o ritmo para termos um bom resultado - enquanto nós escapamos de imensos erros.

No Rally da Finlândia, eu tive o luxo de ter o feito antes. Mas o restante da temporada é apenas novos lugares para ir fazer rally.

Bem, o Rally da Alemanha é uma corrida nova para mim, mas ainda assim é bom voltar a um rally de asfalto. A maior parte do tempo na Bulgária foi animadora para nós. Mas como nós já sabemos desta vez, isso não ajuda em nenhuma única parte.

O Rally alemão é tão diferente se comparando com os estágios na Bulgária. Ao invés de um rally totalmente no asfalto, nós temos muitos km sobre estradas encobertas com concreto. Pelo o que eu tenho escutado, as estradas são escorregadias e nós temos que lidar com isso com bastante cuidado por lá.

Obviamente, tem muito que se falar das notas de ritmo a cada rally, mas desta vez isso é muito mais importante as conseguir perfeitamente corretas. Nós precisamos ser muito precisos e cuidadosos em fazer as notas de ritmo para este Rally.

O ponto mais extremo são os 48 km do "special stage" (estagio especial). Esta é a etapa mais longa que nós vamos ter com esses carros de WRC. Quando você o faz por duas vezes, isso chega a ser quase um terço da quilometragem total deste rally.

Eu presumo que isso vai ficar bem quente dentro do carro neste estagio e, com certeza, isso vai mostrar a importância da experiência muito mais do que em qualquer outro lugar. Obviamente, esse é um estagio que vamos ganhar ou perder distancia também.

Depois do Rally da Finlândia nós tivemos uns testes para a Alemanha. Tudo foi bem. O carro pareceu bom e nós encontramos alguns novos acertos para este rally.

Alemanha nunca foi um lugar muito bom para mim, pelo menos enquanto eu corria na Formula 1. Não foi apenas em um único final de semana, nós tínhamos todas as coisas legalmente juntas. Sempre algo dava errado.

Mas eu não estou indo pegar nenhuma pressão dos velhos tempos. Este é um tipo diferente de desafio e a minha esperança numero um é terminar o rally sem qualquer maiores soluços. Se nós conduzirmos para fazer isso, [vai ser] bom. Nós precisamos de todos os km disponíveis para agarrar mais experiência em rally - é o que nós precisamos tanto neste ponto da minha carreira em corridas.

Após Jyvaskyla, eu relaxei um pouco com o teste e golf. É claro, eu treinei todos os dias para estar pronto para este novo interessante evento do rally. Vamos esperar e ver o que nós conseguimos alcançar desta vez.

Fonte: Kimi Raikkonen.com | Tradução: The Iceman Brasil - do Team

16 de agosto de 2010

Kimi manda mensagem para seus fãs japoneses!

Em entrevista a um jornal japonês sobre rali, Kimi mandou mensagem para seus fãs japoneses. Você pode conferir a entrevista completa no fórum (em inglês) -> Link . Eu achei "desnecessária" a tradução da entrevista, pois as perguntas são bastante comuns.

Entrevistador: Por favor, dê uma mensagem a seus fãs japoneses!

Kimi: "Eu sempre gostei dos fãs japoneses: eles são entusiasmados com o automobilismo e ele sabem muito sobre ele também. Eu gosto da país e a comiga é bom: sushi é uma das minhas coisas favoritas. Eu venci o GP Japão em Suzuka em 2005 ( e que GP!) e esta é realmente uma boa memória. Embora eu não saiba muito sobre o rali, as pessoas me dizem que vai ser muito difícil!"

KIMI RAIKKONEN PREPARADO PARA A AÇÃO NA ALEMANHA

Fonte: Rally Buzz / Tradução: By me, Carol

A última vez que Kimi Raikkonen colocou os pés em um campo militar foi provavelmente quando ele prestou, jovem, ao serviço nacional na Finlândia.

Todos com 18 anos de idade ou mais prestam ao serviço militar na Finlândia, até mesmo campeões de F1. Então todos os 27.000 garotos finlandeses se juntam ao exército. Eles tem que acordar 5 horas da manhã fria por um ano, os jovens recrutados recebem entre quatro e 10 euros por hora.

Muitas pessoas ficam ansiosos para nunca mais voltar. Kimi retornará para uma obrigação militar neste fim de semana, quando ele participará de mais um desafio no asfalto do WRC, realizado na áreamilitar de Baumholder nos dois dia do Rali da Alemanha.

Os longos estágios antigamente eram utilizados para testar tanques. Ao lado da estrada estão enormes blocos de pedra que foram originalmente concebidos para impedir os tanques de irem para fora da estrada. Bater em um desses blocos não é recomendado para um carro de rali.

Sortemente, Kimi tem um veículo consideravelmente mais sofisticado que um tanque: o Citroen C4 WRC. E permanecer dois dias no Rali de Deutschland, na Sexta e Domingo, é um pouco mais normal do que o desafio único de Baumholder.


A diferença entre dirigir sobre um circuito e sobre um estágio de rali no asfalto é enorme, mas no último mês Kimi mostrou seu potencial na Bulgária nesta selada superfície em um carro de rali, e ele está determinado a tirar proveito de sua experiência na Alemanha neste fim de semana.

"Eu não sei como exatamente serão os estágios na Alemanha, mas eu sei que serão muito diferentes que na Bulgária, disse o campeão mundial de F1 de 2007 e vencedor de 18 GPs. "Na corrida, a superfície de um circuito não é maciçamente diferentes para a superfície de outros, embora existam algumas pequenas mudanças. No rali, a diferença é enorme em todos os eventos. Existe muitos variedades sobre um Rali: todo quilômetro e toda curva é diferente. Este é o porque da importância da experiência neste esporte. Então eu apenas preciso continuar meu aprendizado: eu vou tentar o meu belhor na Alemanha, mas eu realmente preciso saber com certeza que eu estou lá para terminar para então eu poder aprender tudo sobre o evento. Todo mundo me conta que os estágios são muito complicatos então nós teremos de ser cuidadosos, especialmente se estiver chovendo."

O co-piloto de Kimi, Kaj Lindstrom sabe o que esperar do Rali da Alemanha, tendo competido neste evento duas vezes com o quatro vezes campeão Tommi Makinen: um dos especialistas do Rali que ficou impressionado com o que Kimi tem feito em seu primeiro ano no WRC.

"Este será apenas o segundo rali no asfalto de Kimi no WRC, e apenas seu nono evento," adicionou Kaj. "Alemanha não será fácil, mas a Bulgária foi muito boa para nós e nós continuamos a fazer progresso na Finlãndia. Eu realmente estou satisfeito com a maneira que Kimi tem chegado tão lonfe em extremamente um curto espaço de tempo: ninguém fez rali neste nível antes com tão pouca experiência, e esta é uma ótima conquista. Para mim, a coisa mais importante na Alemanha é que nós continuamos aprendendo, trabalho duro no ritmo das notas, e tentar conseguir um resultado sólido. Como Kimi disse, tudo que conseguirmos é para experiência."

Sortemente para Kimi, o Rali de Deutschland é a única vez que ele será forçado a entrar em uma ação militar neste ano. o "Iceman" está com 30 anos, e a idade máxima para ser chamado para o exército finlandês é de 28.

Então, relaxe...

15 de agosto de 2010

Mais Fotos de Divulgação da DNA



Agradecimentos: Maili85 - Fórum Oficial

Entrevista para Motorsport Aktuell

Créditos:
Fonte e agradecimentos - Verena
Tradução - The Iceman Brasil


Depois da neve e cascalho você teve seu primeiro rally WRC no asfalto. Satisfeito?
Geralmente sim, nossa velocidade foi boa. Ok, foi decepcionante não ter completado uma especial, nós poderiamos está no top 4. Mas o mais importante é que aprendemos muito novamente. No segundo e terceiro dia não foi fácil ter a mesma motivação do início, quando estávamos lutando pelos primeiros lugares. No total, eu ainda estou feliz.

A diferenca de tempo para o Sebastien Loeb é como você esperava?
Esta foi a primeira vez que eu pilotei no asfalto contra o Loeb. Como devo ter uma exata idéia do que esperar? Em alguns lugares não foi tão grande.

Como um ex piloto da F1, você certamente você se sentirá mais confortável no asfalto. Você já está trabalhando mais nos detalhes lá?
A diferença não é tão grande, embora eu me sinto mais em casa no asfalto. Mas pilotar rally é e continuará sendo algo totalmente diferente das corridas em circuito. Quando montamos o carro de rally é o mesmo procedimento. Você lida com um programa, não importa se é cascalho ou asfalto. Ainda estou sem experiência no rally. Por isso que eu não somente confio no meu sentimento, mas também escuto as sugestões da equipe.

Depois da metade da temporada o rally ainda é uma paixão ou já é uma profissão?
Não, eu ainda tenho muito o que aprender, assim isto não é profissional. Eu gosto de pilotar ralis, isto é um grande desafio para mim.

Em que ponto você está em seu processo de aprendizagem?
Ainda no início. No rally tudo depende da experiência. Tudo é muito complexo, o que não pode ser aprendido em alguns meses.

Em quais áreas você vê mais espaco para melhorias?
Realmente em todas as areas. Tudo é novo para mim. Eu estou aprendendo o tempo todo. Um ponto fundamental onde temos que trabalhar são as notas. Isto é algo que não existe nas corridas de circuito mas no rally é um fator importante para se ter sucesso. Com as notas corretas você pode ganhar muita velocidade.

E onde você tem que melhorar mais?
Eu acho que não há um único ponto. O objetivo é melhorar tudo junto, o pacote todo – aprender o máximo possivel. Eu me sinto muito mais forte do que no início da temporada, em todas as áreas. Mas temos que continuar trabalhando e aprendendo.

Há coisas no campeonato de rally que você imaginou diferentemente?
Não,basicamente, tudo é como eu esperava. Eu tinha um pouco de experiência do último ano, assim eu poderia imaginar como as coisas seriam. Mas se você quer melhorar, é a experiência que conta. Um circuito você pode aprendê-lo em algumas horas, no rally isto leva mais tempo.

Onde você se beneficia de sua experiência na F1?
Como eu disse antes, rally e corridas em circuito são na verdade completamente diferente. Não tem comparacão. Claro nos rallies de asfalto há algumas coisas familiares, como, por exemplo ,curvas mais rápidas. O estilo de pilotagem é ainda muito diferente. Pilotar o mais limpo possível se aplica para ambos.

Você disse no inicio da temporada que usaria mais ou menos o mesmo setup de seu companheiro de equipe. Isto agora é diferente?

Na verdade começamos todos os rallies com um setup muito semelhante. Mais tarde eu, como outros pilotos também, deixamos o time fazer pequenas mudanças para ter uma melhor sensacão do carro. Uma vez que nós queremos deixar o carro melhor ou mudar a altura do carro. Felizmente o time tem muita experiência com o carro e eles podem me dá bons conselhos.

É complicado para você confiar em outra pessoa dentro do carro?
Você esta falando do relacionamento com o meu co-piloto? É muito bom. Meu navegador - Kaj Lindstrom - é um cara incrível com muita experiência, o que me ajuda muito. Para mim o ponto é fazer boas notas e as usar o mais eficientemente possível. Nós estamos trabalhando nisso e está ficando melhor a cada rally.

Qual o rally que mais te surpreendeu?
Mas todos os rallies no WRC são novos para mim - tirando a Finlândia. Tudo e todas as coisas são novidades. Mas o evento mais especial desta temporada foi a Jordânia. A superfície e as características do rally mudam o tempo todo. É bem importante trabalhar com as notas precisamente. Nós conquistamos nossos primeiros pontos lá, uma boa recordação.

O que você sabe sobre o ADAC Rallye Deutschland?
Não muito. Eu sei que esse é um rally em asfalto com superfícies variadas e que o Loeb venceu lá muitas vezes. É isso.

A Alemanha é um país de "corrida". É uma sensação especial já que um ex-piloto de F1 vai correr lá agora com um carro de WRC rally?
Na verdade não. Eu não estou pensando em coisas como esta. Eu começo em todos rally do mesmo jeito. Então na Alemanha é um rally como todos os outros.

Eles dizem que na F1 a relação com o carro é 60:40. Como é isso no Rally?
Eu não sei. Eu ainda não tenho experiência para calcular isso exatamente. Isso depende de tantas coisas diferentes, se você apenas olhar para as superfícies e as táticas. Provavelmente no rally tem mais variações do que na F1. Quando eu dirigia nos Grandes Prêmios, os carros de ponta ficavam bem próximos, um piloto podia fazer uma grande diferença.

Com que freqüência você tem contato com o seu amigo Sebastien Vettel? Você recebe informações sobre a F1 dele?
De tempo em tempo nós nos conversamos, mas não tão freqüentemente. Se, então nós falamos sobre F1, rally, mas sobre outras coisas também, apenas coisas normais.

O que poderia mudar caso você voltasse para a F1?
Não é tanto uma questão do que poderia mudar, o fato é ter opções corretas. Eu tive algumas oportunidades de permanecer na F1 nesta temporada, mas estas não eram aquela correta. Isto é o porquê eu estou aqui agora.

A luta pelo Campeonato de F1 esta 'apertada'. Quem será Campeão do Mundial?
Eu penso que esse vai ser um duelo entre McLaren e Red Bull. O Red Bull é carro rápido, mas eles têm alguns problemas com confiança. Os pilotos estão tão próximos. A McLaren tem feito também um bom trabalho, especialmente o Lewis Hamilton. Eu acho que isso vai ser bem próximo.

O que você acha que nós podemos esperar do Michael Schumacher na segunda parte da temporada?
É complicado dizer, eu não sei. Ele é heptacampeão Mundial, então obviamente ele é bom. Isso também é uma questão que envolve o carro, motivação e algumas outras coisas.

E sobre o seu futuro? A decisão vai ser continuar no Rally?
Você pode ficar certo de que quando eu tomar essa decisão eu vou deixar todos saberem. Sempre existem opções para diferentes coisas. Eu tenho que encontrar aquela certa para mim.

Quando nós podemos esperar sua decisão?
Quando eu a fizer.



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