Fonte: Tazio
A Federação Internacional de Automobilismo confirmou dois fornecedores de pneus para o Mundial de Rali a partir de 2011. Com a saída da Pirelli, que decidiu se dedicar de maneira integral à F-1, o Mundial não mais terá pneus monomarca.
Tendo mostrado interesse em se juntar à categoria no final do mês passado, a tradicional marca francesa Michelin teve sua inscrição confirmada pela FIA. Espera-se que a empresa, que forneceu pneus para a F-1 entre 2001 e 2006, tenha seus compostos usados por Citroen, Ford e Mini.
"A solicitação da Michelin foi imediata à decisão da FIA em abrir o campeonato para mais de um fornecedor de pneus e pela probabilidade de uma mudança de regras", disse a empresa francesa em comunicado.
"Corridas oferecem às equipes Michelin a oportunidade de validar suas inovações tecnológicas nas mais extremas condições de uso. Essas inovações serão transferidas para os pneus usados nas ruas, deste modo ajudando a melhorar a peformance e diminuindo o impacto ambiental dos produtos Michelin. O esporte a motor também nos dá um poderoso incentivo para continuar sua missão de assegurar a mobilidade sustentável."
A outra fornecedora de pneus para o Mundial será a chinesa DMACK. Com os compostos fabricados pelo Shandong Yongtai Chemical Group, a intenção da empresa é fornecer pneus para equipes privadas.
"Essa é uma oportunidade de ouro para os pneus DMACK entrar no mercado do Mundial de Rali da FIA e seus desafios, com uma excelente exposição para a marca. Estudamos o novo regulamento de pneus da FIA para 2011 e decidimos fazer uma proposta", disse o diretor de competições da DMACK, Dick Cormack.
"Tecnicamente, as novas regras são muito acessíveis para um novo fornecedor e nós baseamos nossa proposta em trazer um produto muito forte e durável para o campeonato."
A empresa espera poder ter seus compostos disponíveis para testes a partir do final do próximo mês
18 de setembro de 2010
17 de setembro de 2010
Kimi Raikkonen em competição neste fim de semana
Fonte: AutoSport
Kimi Raikkonen e Kaj Lindström vao estar à partida do Rallye Vosgien, prova a contar para o campeonato francês de ralis. O piloto finlandês continua a sua adaptação ao Citroën C4 WRC e prepara, desta forma, a sua participação no Rali de França. A prova irá decorrer amanhã, com o programa a consistir na realização de duas classificativas, efetuadas por três vezes num total de 97,8 quilómetros. A lista de inscritos conta com 135 duplas de pilotos.
Kimi Raikkonen e Kaj Lindström vao estar à partida do Rallye Vosgien, prova a contar para o campeonato francês de ralis. O piloto finlandês continua a sua adaptação ao Citroën C4 WRC e prepara, desta forma, a sua participação no Rali de França. A prova irá decorrer amanhã, com o programa a consistir na realização de duas classificativas, efetuadas por três vezes num total de 97,8 quilómetros. A lista de inscritos conta com 135 duplas de pilotos.
Coluna do Kimi Raikkonen: Review do Rally do Japão
Eu nunca afirmei que o Rally do Japão seria fácil. Mas - no final do dia - não era o rally mais complicado do mundo. É um rally bem desafiador. As estradas são muito estreitas. Mas, de qualquer maneira, foi muito divertido correr lá.
Nós apenas saímos [da estrada]. Obviamente isso foi por minha culpa. Mas eu apenas não posso ajudar com isso. Foi um simples engano com as notas de ritmo naquela curva. Nós estávamos vindo apenas um pouquinho rápido demais - e então foi o "sayonara" (tchau) para este rally.
Isso foi muito próximo de voltar a ter o carro sob controle, mas isso não funcionou bem. O carro derrapou suavemente para os arbustos. Foi uma pena que não tinha nenhuma única alma ao redor daquela área. Então, o carro ficou parado lá e nós não conseguimos mais voltar para estrada.
Bem, esta foi à segunda DNF da temporada. É sempre irritante perder alguns valiosos km deste jeito. Obviamente, isso dói sempre dolorosamente, se você comete um erro pequeno com o carro de WRC, enquanto com o carro de F1 você só sai da pista e na maioria das vezes volta muito rápido para o circuito.
A minha primeira visita a Sapporo e na ilha de Hokkaido foi mais ou menos como eu esperava. Enquanto não tivemos testes depois do rally da Alemanha no asfalto, começar em um rally tão diferente não foi nada simples.
Nós começamos em um estádio e imediatamente nós continuamos para as estradas muitos fofas e escorregadias de cascalho.
No primeiro dia nós tivemos algumas questões técnicas com o carro no começo. Isto tomou algum tempo para encontrar as soluções para esses problemas e os acertos corretos. Mas finalmente isso funcionou bem e a velocidade estava lá para brigarmos pelas 10 primeiras posições.
Nossa meta era terminar o rally. Bem, nós não fizemos isso. Pelo menos foi bom estar por lá até domingo de manha e coletar tantas experiências novas deste tipo de especial de rally. Quando você esta neste negocio de rally, você tem que se acostumar com coisas difíceis, também. Este é nome do jogo quando se vai fundo nesta curva de aprendizagem do esporte que é WRC rally.
O próximo Rally é na França. Este é um rally novo para todos. É um rally no asfalto e, com certeza, isso parece mais familiar para mim comparando com os desafios novos de cascalho - como no Japão, por exemplo. Obviamente, nós vamos ter um teste para se acostumar melhor com isso, também.
Este vai ser o meu quarto rally no asfalto com o Red Bull Citroen C4 WRC. A meta é a mesma: completar o Rally sem quaisquer maiores erros.
Fonte: Kimi Raikkonen.com | Tradução: The Iceman Brasil - do Team
Nós apenas saímos [da estrada]. Obviamente isso foi por minha culpa. Mas eu apenas não posso ajudar com isso. Foi um simples engano com as notas de ritmo naquela curva. Nós estávamos vindo apenas um pouquinho rápido demais - e então foi o "sayonara" (tchau) para este rally.
Isso foi muito próximo de voltar a ter o carro sob controle, mas isso não funcionou bem. O carro derrapou suavemente para os arbustos. Foi uma pena que não tinha nenhuma única alma ao redor daquela área. Então, o carro ficou parado lá e nós não conseguimos mais voltar para estrada.
Bem, esta foi à segunda DNF da temporada. É sempre irritante perder alguns valiosos km deste jeito. Obviamente, isso dói sempre dolorosamente, se você comete um erro pequeno com o carro de WRC, enquanto com o carro de F1 você só sai da pista e na maioria das vezes volta muito rápido para o circuito.
A minha primeira visita a Sapporo e na ilha de Hokkaido foi mais ou menos como eu esperava. Enquanto não tivemos testes depois do rally da Alemanha no asfalto, começar em um rally tão diferente não foi nada simples.
Nós começamos em um estádio e imediatamente nós continuamos para as estradas muitos fofas e escorregadias de cascalho.
No primeiro dia nós tivemos algumas questões técnicas com o carro no começo. Isto tomou algum tempo para encontrar as soluções para esses problemas e os acertos corretos. Mas finalmente isso funcionou bem e a velocidade estava lá para brigarmos pelas 10 primeiras posições.
Nossa meta era terminar o rally. Bem, nós não fizemos isso. Pelo menos foi bom estar por lá até domingo de manha e coletar tantas experiências novas deste tipo de especial de rally. Quando você esta neste negocio de rally, você tem que se acostumar com coisas difíceis, também. Este é nome do jogo quando se vai fundo nesta curva de aprendizagem do esporte que é WRC rally.
O próximo Rally é na França. Este é um rally novo para todos. É um rally no asfalto e, com certeza, isso parece mais familiar para mim comparando com os desafios novos de cascalho - como no Japão, por exemplo. Obviamente, nós vamos ter um teste para se acostumar melhor com isso, também.
Este vai ser o meu quarto rally no asfalto com o Red Bull Citroen C4 WRC. A meta é a mesma: completar o Rally sem quaisquer maiores erros.
Fonte: Kimi Raikkonen.com | Tradução: The Iceman Brasil - do Team
16 de setembro de 2010
Kimi Raikkonen com a Monster Ford ou a MINI no WRC em 2011?
Fonte: AutoSport
De acordo com o Autosport inglês Kimi Raikkonen poderá permanecer no WRC no próximo ano, mas em qualquer das Marcas atualmente na competição, Citroen ou Ford, tendo mesmo, segundo a mesma fronte, recebido uma oferta para correr com a MÍNI no WRC, e outra para se mudar para a Monster Ford: "Devo ficar nos ralis mas não sei com que carro ou equipa. Acho que os novos Citroen e Ford serão muito equilibrados. Vamos ver o que acontece!", referiu ao Autosport inglês. No entanto, o manager do finlandês tem várias vias abertas, já que está a falar também com a Renault na F1.
De acordo com o Autosport inglês Kimi Raikkonen poderá permanecer no WRC no próximo ano, mas em qualquer das Marcas atualmente na competição, Citroen ou Ford, tendo mesmo, segundo a mesma fronte, recebido uma oferta para correr com a MÍNI no WRC, e outra para se mudar para a Monster Ford: "Devo ficar nos ralis mas não sei com que carro ou equipa. Acho que os novos Citroen e Ford serão muito equilibrados. Vamos ver o que acontece!", referiu ao Autosport inglês. No entanto, o manager do finlandês tem várias vias abertas, já que está a falar também com a Renault na F1.
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