10 de junho de 2012

F1.com: Q & A exclusivo com Kimi Raikkonen!



F1.com
Tradução: Kimi Raikkonen Online


Q: Kimi, fora no Q2 - como isso aconteceu? 
Kimi Raikkonen: Bem, tivemos um pequeno problema com o sistema hidráulico no carro e isso nos prejudicou um pouco. É realmente uma vergonha.

Q: Eu vejo uma leve irritação sobre isso? 
KR: Com certeza você quer estar mais à frente, mas essas coisas acontecem...

Q: O que é que ainda está entre você e uma vitória com a Lotus?
KR: Meu palpite é que ainda temos que ficar mais fortes na qualificação, o que nos daria uma melhor chance para brigar por pontos. Então meu plano é brigar. E, com certeza, o objetivo sempre é vencer, mas às vezes é melhor brigar por uma boa posição e marcar bons pontos. Se a vitória vier, ela veio! (risadas).

Q: Você disse recentemente que sua hora vai chegar. Quando será? Quantas peças tem que se encaixar no lugar?
KR: Ah, eu disse que espero que minha hora chegue. (risadas) No final são apenas pequenos detalhes que você tem que acertar, para eliminar pequenos erros, que podem lhe custar muito. Tenho que continuar trabalhando e melhorar o carro com meus engenheiros - então não haverá nada.

Q: Ouvimos palavras como 'loteria' a respeito dos pneus. Você está no caminho para o cassino ou ainda na pista? 
KR: Não, isso é papo furado. Não há nada de errado com os pneus. Você apenas tem que fazê-los funcionar e tentar fazê-los durar a corrida toda. (risadas) Isso é um complicado, mas não é um foguete científico.

Q: Em sua análise, o que vai determinar o campeonato? 
KR: Um bom carro e um carro ruim. Bem, isso é muito simples: você tem que ter um bom pacote. Mas se você tem um bom carro como base, isso lhe dá uma chance maior, mas também é possível que os pneus caiam em seu caminho. Nunca são somente os pneus - isso é fantasia. Não é como se os pneus passem a funcionar para a Marussia e então eles vão começar a vencer corridas - isso não vai acontecer, não importa como você olha para isso.

Q: Durante os testes e o começo da temporada a opinião era 'esqueça sobre a Ferrari esse ano'. Agora Fernando Alonso está liderando o mundial de pilotos. Por quê? 
KR: Obviamente, eles têm feito coisas certas mais tarde - e outras pessoas provavelmente têm cometidos erros. E é isso. Mesmo se eles não possuem o carro mais rápido, eles são capazes de marcar pontos. E ao mesmo tempo estão melhorado o carro - isso ajuda.

Q: Ambos, Ferrari e Lotus, possuem 86 pontos. Quem vai sair na vantagem? 
KR: Não faço ideia. Não posso prever o futuro. (risadas) Tudo o que sei é que temos que trabalhar duro, marcar bons pontos e então devemos ser competitivos e para isso você não precisa de uma bola de cristal, você tem apenas que trabalhar.

Q: Em Mônaco você correu com o nome James Hunt em seu capacete. Como você o via? Onde está a conexão entre você e ele? Almas gêmeas? 
KR: Para cortar uma longa história, eu gosto da época em que ele corria e acredito que eles se divertiam mais do que hoje em dia. Se eu amaria correr naqueles dias? Eu não posso ver o futuro, mas também não posso viver no passado. Eu apenas acredito que a diversão era maior, isso é tudo.

Q: Tem algo haver com o chefe de equipe da Lotus Eric Boullier ter te chamado de 'animal selvagem' que precisa 'correr livre'? A característica 'não me prenda'? 
KR: Tenho certeza de que ele tem suas razões para dizer isso. (risadas) O fato é que eu gosto de fazer minhas coisas, mas eu nunca deixei isso em segredo.

Q: Seu companheiro de equipe parece ser um osso duro de roer. Até agora, ele lhe bateu em 5:2 na qualificação, mas nas corridas você tem tido vantagem. Você fica em pânico ou para baixo se o sábado não acontece como você queria? 
KR: Sabia que ele seria rápido, não importa como foi sua primeira experiência na F1. Ele está indo bem e isso é bom para o time. Não estou mentindo quando digo que é no domingo que você marca pontos. Eu sempre fui alguém que gosta de focar no essencial. (risadas)

Q: Já fez um tempo desde sua última vez no Canadá, e nas suas oito vezes você tem uma vitória, uma terceira e várias quartas e quintas posições. Depois do treino classificatório, quais são seus pensamentos? 
KR: É uma pista complicada e não é tão fácil de acertar o carro aqui. As numerosas freadas com baixa downforce são um desafio. É um bom circuito.

Q: Tirando os soluços na qualificação, quais são seus sentimentos para a corrida? 
KR: Acredite ou não tenho um bom sentimento para o domingo. Posso estar errado, mas é o que sinto. Acho que devo fazer uma boa corrida. Essa pista lhe permite muito se você tem a velocidade certa. E como é uma corrida propícia de partes com safety-car, pode ser uma corrida divertida.

Q: O que deixaria você feliz?
KR: O Top 5. Não, na verdade algo melhor - top 3. Então vamos ver o que podemos fazer.

Fotos: Grande Prêmio do Canadá! #KimiRaikkonen



























Kimi Raikkonen: "É onde se ganha pontos, não é nos treinos livres ou no treino classificatório"

Lotus F1 Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online


KIMI, P12 NÃO FOI O QUE VOCÊ ESPERAVA DA QUALIFICAÇÃO; NOS FALE SOBRE SUA PERSPECTIVA... Tivemos um problema hidráulico e o diferencial não estava funcionando como deveria. Começou no Q1 e o resto da sessão foi bastante difícil desde então. O carro estava bom, mas foi difícil acelerar para conseguir um tempo rápido. Com certeza é decepcionante e definitivamente perdemos tempo por causa disso, mas essas coisas acontecem e estamos confiante que estaremos bem para a corrida.

COMO ESTÃO OS PNEUS SUPER MACIOS AQUI E VOCÊ ACHA QUE ELES FARÃO GRANDE PARTE DO RESULTADO? Para ser honesto, não há nada de errado com os pneus; você só deve fazê-los funcionar e fazê-los durar, assim você pode correr tão rápido quanto o possível por mais tempo possível. Os pneus fazem sua parte, mas você precisa de um bom carro se quiser brigar na frente. Nosso carro parece bom em longas corridas e o desgaste é lento aqui, então eu não acho que há alguma grande preocupação.

VOCÊ LARGOU EM P11 E TERMINOU EM P2 EM BAHRAIN; VOCÊ ESTÁ CONFIANTE PARA REPETIR ESSE DESEMPENHO AQUI NO CANADÁ? Você nunca sabe dessas coisas até alcançá-las e receber a bandeira quadriculada. Temos sido mais fortes na corrida do que na qualificação e nos testes livres em todos os circuitos esse ano, então dedos cruzados para um bom resultado. Parece que vai estar mais quente e nosso carro geralmente é melhor em clima quente. É onde se ganha pontos, não é nos treinos livres ou no treino classificatório. Tentaremos uma boa largada, evitar quaisquer problemas nas primeiras curvas e ver onde iremos estar.

9 de junho de 2012

Kimi amarga eliminação no Q2, mas garante brigar por pontos no GP

TotalRace 

Em seu retorno a Montreal, Kimi Raikkonen não teve um de seus melhores desempenhos com o carro da Lotus.

O campeão de 2007 foi eliminado logo na segunda parte da classificação e largará do 12º posto, enquanto seu companheiro de equipe, Romain Grosjean, obteve uma classificação melhor, saindo em sétimo. "Vamos estar bem pra corrida", garante o piloto finlandês.

"O carro está rendendo bem. Não fomos ao último treino e não sei se conseguiria passar. Vamos ver amanhã, vamos buscar pontos e tentar o pódio em uma corrida forte. Não sei o que esperar. Estou mais confiante e vamos tentar fazer o melhor que podemos", completa.

Grid de Largada para o GP do Canadá

F1.com


Confira o Grid de largada para o GP do Canadá:

Pos Driver Team Q1 Q2 Q3 

1 Sebastian Vettel RedBull Racing-Renault 1:14.661 1:14.187 1:13.784 16
2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:14.891 1:14.371 1:14.087 22
3 Fernando Alonso Ferrari 1:14.916 1:14.314 1:14.151 23
4 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:14.956 1:14.479 1:14.346 19
5 Nico Rosberg Mercedes 1:15.098 1:14.568 1:14.411 25
6 Felipe Massa Ferrari 1:15.194 1:14.641 1:14.465 24
7 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:15.163 1:14.627 1:14.645 28
8 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:15.019 1:14.639 1:14.705 22
9 Michael Schumacher Mercedes 1:14.892 1:14.480 1:14.812 18
10  Jenson Button McLaren-Mercedes 1:14.799 1:14.680 1:15.182 24
11 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1:15.101 1:14.688 21
12 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:14.995 1:14.734 22
13 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:15.106 1:14.748 18
14 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:15.552 1:15.078 21
15 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:15.326 1:15.156 21
16 Bruno Senna Williams-Renault 1:14.995 1:15.170 20
17 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:14.979 1:15.231 21
18 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1:16.263 12
19 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:16.482 10
20 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:16.602 12
21 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:17.492 8
22 Timo Glock Marussia-Cosworth 1:17.901 10
23 Charles Pic Marussia-Cosworth 1:18.255 9
24 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1:18.330 9
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP