TotalRace
O piloto da Lotus Kimi Raikkonen não quer desfocar sua atenção do GP do Japão, prova deste fim de semana da Formula 1. Concentrado na corrida, o finlandês não quis dar sua opinião sobre as contratações de Perez pela McLaren e Hamilton pela Mercedes ou sobre a aposentadoria de Schumacher. "Não tem nada a ver comigo, então não tenho o que dizer. Apenas faço minhas coisas, não vejo nenhum ponto para comentar", afirmou.
Ao TotalRace, Kimi disse que seu foco é conseguir um bom resultado na difícil pista de Suzuka: "Espero que tenhamos, num geral, um fim de semana mais forte do que tivemos nas últimas três corridas. Essa é a minha meta, terminar a corrida em uma boa colocação. É um circuito difícil, desafiador", comentou.
Falando sobre sua preparação mental para a corrida de Suzuka, que muitos apontam como uma das mais complicadas com calendário, Kimi disse que não há muito que fazer: "Na verdade eu não faço nada, nunca penso nessas coisas. Para mim é fácil fazer essas coisas. Para me manter focado apenas acelero o máximo que posso em cada volta", finalizou o finlandês da Lotus, que está em terceiro no mundial mesmo sem nenhuma vitória.
4 de outubro de 2012
1 de outubro de 2012
Italianos dizem que "tentação Raikkonen" adia renovação de Massa
Terra
Se a Ferrari ainda não renovou o contrato de Felipe Massa é por causa de uma "tentação" chamada Kimi Raikkonen. Pelo menos é isso o que publica neste domingo o site do jornal generalista italiano La Stampa. Segundo o veículo, a escuderia italiana adia a definição do futuro do brasileiro enquanto avalia uma possível volta do finlandês, atualmente na Lotus.
De acordo com o jornal, "em Maranello estão analisando a hipótese de um retorno (de Raikkonen) que seria retumbante e resolveria um problema fundamental do último triênio: fazer mais pontos". Nas palavras do diário, "Massa contribuiu bem pouco à classificação" do Mundial de Construtores de 2012 "à parte" os Grandes Prêmios da Itália, no qual o brasileiro terminou no quarto lugar, e de Cingapura (oitavo).
O periódico destaca que, embora o espanhol Fernando Alonso lidere o Mundial de Pilotos com 194 pontos, 29 de vantagem para o segundo colocado, o alemão Sebastian Vettel, a Ferrari "é apenas" a terceira entre os construtores - são 245 pontos, contra 297 da líder, a Red Bull.
"A classificação das equipes, mesmo acendendo menos a fantasia dos fãs, interessa muito a Maranello por motivos muito válidos: o prestígio que se transfere aos carros de rua e o dinheiro, porque os prêmios são distribuídos obviamente baseando-se na pontuação final, e entre uma posição e outra variam alguns milhões de euros", completa o jornal.
Em agosto, a revista italiana Autosprint já havia tocado no mesmo assunto, informando que a renovação de Massa estava pendente de um "enigma de 20 milhões de euros (R$ 52,1 milhões)". O valor, segundo a publicação, representava a diferença entre o valor ganho pelo campeão mundial de construtores e pelo dono do quarto posto - na ocasião, a Ferrari ocupava essa posição, atrás ainda da Lotus e da McLaren.
Na mesma Lotus Raikkonen "está fazendo muito bem" neste ano, na avaliação do diário La Stampa, que lembra que ele é o terceiro colocado do Mundial de Pilotos, com 149 pontos, ainda que tenha passado as duas últimas temporadas competindo no Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Antes, entre 2007 e 2009, o finlandês defendia a própria Ferrari, pela qual foi dispensado um ano antes do encerramento de seu vínculo "para fazer espaço a Alonso", ex-Renault, conforme ressalta o diário.
Apesar disso, segundo o jornal "Kimi nunca teve palavras de ressalva ou rancor nem em Maranello nunca criticaram" Raikkonen, responsável pelo último título de pilotos da equipe, em 2007. "Não é o tipo de pessoa que desperdice palavras a discutir sobre a técnica com os engenheiros nem que sorri sob comando durante os eventos organizados pelos patrocinadores, porém tem a velocidade no sangue e conhece a dinâmica do vestiário", afirma o jornal, sobre Raikkonen, lembrando que nas últimas provas de 2008 ele aceitou ajudar Massa, que disputava o título e o perderia para o britânico Lewis Hamilton.
"Apenas Massa pode convencer a Ferrari a desistir do finlandês e não procurar outros opções (tipo Nico Hulkenberg ou Paul Di Resta da Force India): no próximo domingo, no (GP do) Japão, estará em jogo um bom pedaço de sua carreira", conclui o jornal, em referência ao brasileiro, cujo vínculo com o time italiano expira em 2012. Raikkonen tem contrato com a Lotus para 2013, assim como Hulkenberg e Di Resta possuem acordo com a Force India para mais uma temporada.
Se a Ferrari ainda não renovou o contrato de Felipe Massa é por causa de uma "tentação" chamada Kimi Raikkonen. Pelo menos é isso o que publica neste domingo o site do jornal generalista italiano La Stampa. Segundo o veículo, a escuderia italiana adia a definição do futuro do brasileiro enquanto avalia uma possível volta do finlandês, atualmente na Lotus.
De acordo com o jornal, "em Maranello estão analisando a hipótese de um retorno (de Raikkonen) que seria retumbante e resolveria um problema fundamental do último triênio: fazer mais pontos". Nas palavras do diário, "Massa contribuiu bem pouco à classificação" do Mundial de Construtores de 2012 "à parte" os Grandes Prêmios da Itália, no qual o brasileiro terminou no quarto lugar, e de Cingapura (oitavo).
O periódico destaca que, embora o espanhol Fernando Alonso lidere o Mundial de Pilotos com 194 pontos, 29 de vantagem para o segundo colocado, o alemão Sebastian Vettel, a Ferrari "é apenas" a terceira entre os construtores - são 245 pontos, contra 297 da líder, a Red Bull.
"A classificação das equipes, mesmo acendendo menos a fantasia dos fãs, interessa muito a Maranello por motivos muito válidos: o prestígio que se transfere aos carros de rua e o dinheiro, porque os prêmios são distribuídos obviamente baseando-se na pontuação final, e entre uma posição e outra variam alguns milhões de euros", completa o jornal.
Em agosto, a revista italiana Autosprint já havia tocado no mesmo assunto, informando que a renovação de Massa estava pendente de um "enigma de 20 milhões de euros (R$ 52,1 milhões)". O valor, segundo a publicação, representava a diferença entre o valor ganho pelo campeão mundial de construtores e pelo dono do quarto posto - na ocasião, a Ferrari ocupava essa posição, atrás ainda da Lotus e da McLaren.
Na mesma Lotus Raikkonen "está fazendo muito bem" neste ano, na avaliação do diário La Stampa, que lembra que ele é o terceiro colocado do Mundial de Pilotos, com 149 pontos, ainda que tenha passado as duas últimas temporadas competindo no Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Antes, entre 2007 e 2009, o finlandês defendia a própria Ferrari, pela qual foi dispensado um ano antes do encerramento de seu vínculo "para fazer espaço a Alonso", ex-Renault, conforme ressalta o diário.
Apesar disso, segundo o jornal "Kimi nunca teve palavras de ressalva ou rancor nem em Maranello nunca criticaram" Raikkonen, responsável pelo último título de pilotos da equipe, em 2007. "Não é o tipo de pessoa que desperdice palavras a discutir sobre a técnica com os engenheiros nem que sorri sob comando durante os eventos organizados pelos patrocinadores, porém tem a velocidade no sangue e conhece a dinâmica do vestiário", afirma o jornal, sobre Raikkonen, lembrando que nas últimas provas de 2008 ele aceitou ajudar Massa, que disputava o título e o perderia para o britânico Lewis Hamilton.
"Apenas Massa pode convencer a Ferrari a desistir do finlandês e não procurar outros opções (tipo Nico Hulkenberg ou Paul Di Resta da Force India): no próximo domingo, no (GP do) Japão, estará em jogo um bom pedaço de sua carreira", conclui o jornal, em referência ao brasileiro, cujo vínculo com o time italiano expira em 2012. Raikkonen tem contrato com a Lotus para 2013, assim como Hulkenberg e Di Resta possuem acordo com a Force India para mais uma temporada.
28 de setembro de 2012
Suzuka, o tipo de pista ideal para Raikkonen e para a Lotus
TotalRace
O palco do próximo GP da Fórmula 1 tende a casar muito bem com o estilo de pilotagem de Kimi Raikkonen e com seu carro, o Lotus E20. No próximo fim de semana, o finlandês chega a Suzuka, Japão, com as expectativas em alta. "É um bom circuito, rápido e com facilidades de ultrapassar. Para mim é um das melhores pistas, com longas retas, curvas fechadas, traçado largo e com muitos espaços para disputar", disse Kimi.
Raikkonen relembrou sua histórica performance de sete anos atrás, quando largou em 17º e ultrapassou Giancarlo Fisichella na volta final para vencer. "Em 2005 tive umas das minhas melhores corridas, quando venci largando de trás no grid e obtendo a primeira colocação na última volta. Vencendo daquele jeito você nunca esquece os sentimentos quando cruza a linha de chegada", revelou.
Kimi ainda indica o caminho das pedras para o GP do Japão, comentando que precisa de um carro carregado com boa aerodinâmica para fazer bem as curvas: "Para Suzuka você precisa de um carro aerodinamicamente forte, sólido rápido e que contorna bem as curvas. Creio que irá casar muito bem com o E20", finalizou.
Raikkonen está em terceiro no campeonato com 149 pontos, 45 menos do que Fernando Alonso, mesmo sem ter nenhuma vitória na temporada.
O palco do próximo GP da Fórmula 1 tende a casar muito bem com o estilo de pilotagem de Kimi Raikkonen e com seu carro, o Lotus E20. No próximo fim de semana, o finlandês chega a Suzuka, Japão, com as expectativas em alta. "É um bom circuito, rápido e com facilidades de ultrapassar. Para mim é um das melhores pistas, com longas retas, curvas fechadas, traçado largo e com muitos espaços para disputar", disse Kimi.
Raikkonen relembrou sua histórica performance de sete anos atrás, quando largou em 17º e ultrapassou Giancarlo Fisichella na volta final para vencer. "Em 2005 tive umas das minhas melhores corridas, quando venci largando de trás no grid e obtendo a primeira colocação na última volta. Vencendo daquele jeito você nunca esquece os sentimentos quando cruza a linha de chegada", revelou.
Kimi ainda indica o caminho das pedras para o GP do Japão, comentando que precisa de um carro carregado com boa aerodinâmica para fazer bem as curvas: "Para Suzuka você precisa de um carro aerodinamicamente forte, sólido rápido e que contorna bem as curvas. Creio que irá casar muito bem com o E20", finalizou.
Raikkonen está em terceiro no campeonato com 149 pontos, 45 menos do que Fernando Alonso, mesmo sem ter nenhuma vitória na temporada.
23 de setembro de 2012
Comentários de Kimi Raikkonen após GP de Cingapura
Kimi Raikkonen, 6º colocado: Após o resultado na classificação de ontem, a corrida não foi tão ruim, mas creio que tínhamos uma chance de fazer um pouco melhor. Não fomos rápidos o suficiente para lutar pelo pódio, mas o primeiro safety car não nos ajudou, e poderíamos ter ganhado uma posição sem aquilo. Com certeza, estávamos mais velozes do que Michael (Schumacher) e Nico (Rosberg), mas ficamos presos atrás deles durante a maior parte da prova, o que foi frustrante. É muito difícil ultrapassar aqui, você precisa fazer isso nos pit-stops ou se aproveitando dos erros dos outros. Ainda estou em terceiro no campeonato de pilotos, mas teremos algumas melhorias nas próximas corridas a fim de lutar com os carro à frente. Espero que possamos dar um passo à frente no Japão. (Fonte: AutoRacing)
GP de Cingapura 2012 - Resultado
Kimi largou na 12° posição e conseguiu a 11° na largada. Depois disso, ficou preso atrás do Schumacher por muito tempo... Conseguiu 4 posições devido ao abandono dos pilotos Hamilton, Schumacher, Vergne e Maldonado, ficando em sétimo. Fez uma ultrapassagem sobre Grosjean e então terminou em sexto. E o campeonato? Kimi está em terceiro, 16 pontos atrás de Vettel, o segundo, e 44 ponto atrás do Alonso, que continua em primeiro. Faltam 6 corridas, ou seja, ainda dá para acreditar no BI!
Resultado completo do GP de Cingapura:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 61 voltas em 2h00min26s144
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 8s959
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 15s227
4º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 19s063
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 34s759
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 35s700
7º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 36s600
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 42s800
9º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 45s800
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 47s100
11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) a 50s600
12º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 1 volta
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) a 1 volta
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
15º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
16º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 1 volta
17º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) a 1 volta
18º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) a 2 voltas
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 2 voltas
Abandonaram:
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na 41ª volta (acidente)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) na 41ª volta (acidente)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) na 41ª volta (pane hidráulica)
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) na 33ª volta (colisão)
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) na 25ª volta (câmbio)
Campeonato:
1. Fernando Alonso 194
2. Sebastian Vettel 165
3. Kimi Räikkönen 149
4. Lewis Hamilton 142
5. Mark Webber 133
Resultado completo do GP de Cingapura:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 61 voltas em 2h00min26s144
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 8s959
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 15s227
4º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 19s063
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 34s759
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 35s700
7º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 36s600
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 42s800
9º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 45s800
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 47s100
11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) a 50s600
12º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 1 volta
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) a 1 volta
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
15º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
16º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 1 volta
17º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) a 1 volta
18º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) a 2 voltas
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 2 voltas
Abandonaram:
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na 41ª volta (acidente)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) na 41ª volta (acidente)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) na 41ª volta (pane hidráulica)
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) na 33ª volta (colisão)
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) na 25ª volta (câmbio)
Campeonato:
1. Fernando Alonso 194
2. Sebastian Vettel 165
3. Kimi Räikkönen 149
4. Lewis Hamilton 142
5. Mark Webber 133
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