1 de junho de 2010

Juha Kankkunen: "Os ralis estão a ficar parecidos com a PlayStation"

Fonte: Ionline

Domingo, Juha Kankkunen acaba a superespecial do Rali do Algarve, estaciona o velhinho Ford Escort Mk2 e depois encosta-se à vedação, a falar com um casal de finlandeses que o venera. O quatro vezes campeão do mundo (1986, 1987, 1991 e 1993) acaba de ganhar o Revival, a competição para clássicos que a prova portuguesa acolheu este ano, navegado por Nicky Grist, antigo co-piloto do falecido Colin McRae. É muita história junta, o suficiente para não gostar do que vê hoje. Agora, como assessor do presidente da FIA, Jean Todt, a recuperação do Mundial de ralis também passa por ele.

Conte lá como foi esse Revival do Rali de Portugal?

Foi muito interessante, engraçado, embora tenha sido um rali duro e complicado para estes carros velhotes. Mas é sempre bom voltar a guiar.

Aos 51 anos ainda está em forma?

Claro! Sinto-me bem, sim, , continuo a fazer o meu exercício e alguns ralis, também me ocupo com a minha escola de pilotos na Finlândia, por isso tenho muito que fazer.

Por falar em escola, o que está acontecer aos pilotos finlandeses? Os franceses ganham tudo!

Boa pergunta! Estou preocupado... quer dizer, os ralis não têm de ser um mundo apenas para finlandeses mas agora a Citroën está a dominar como nunca com Loeb e Ogier. O carro é muito bom.

Loeb roubou-lhe o recorde de vitória em Mundiais...

Pois, hoje não há quem o consiga bater. Não digo que ele é o melhor de sempre, mas é o melhor do seu tempo, não se pode comparar um rali de hoje com o de antigamente, com tanta gente boa a competir. Se pusesse o Loeb contra o [Didier] Auriol ou contra o Röhrl, a história seria diferente. Cada um foi bom no seu tempo... Tudo bem, ele é simpático, boa pessoa, mas as diferenças não são comparáveis. Já viu? Ponha este carro [olha para o seu Escort Mk2, uma bomba de finais dos anos 70...] ao lado de um [Citroën] C4 WRC ou de um Ford [Focus] WRC de hoje...

Hoje é mais fácil guiar?

Muito mais, é diferente. É questão de manter uma linha, porque o carro ajuda muito. É aborrecido, o carro desliza menos, com esta tecnologia é mais uma questão de manter uma trajectória. Estou a falar porque já experimentei, é aborrecido porque têm suspensões fantásticas, está tudo controlado... E a eficácia devia estar mais dependente do piloto do que do carro, assim os ralis estão a ficar parecidos com a PlayStation.

E como está a ajudar o seu amigo Jean Todt a recuperar o interesse e o espírito dos ralis?

Sou uma espécie de consultor, discutimos o problema quase todas as semanas. Vai ser um grande trabalho. Não se pode mudar tudo de uma vez, temos de ir passo a passo, não há um toque de magia que nos ajude.

Se puséssemos Kankkunen contra Loeb, lado a lado, numa superespecial como a do Algarve, quem ganharia?

[Começa a rir] Provavelmente o Loeb, porque ele conhece o carro muito melhor!

Então e se fosse neste Ford Escort que está ao seu lado?

Ah, isso já não sei,... talvez ele nunca sequer tenha guiado um carro destes, não sabe o que é! [acaba à gargalhada]




Kimi Raikkonen celebra aniversário de Jari Kurri

Kimi Räikkönen se divertiu na festa de 50 anos de Jari Kurri em Kaivohuone.

Segundo as informações do MTV3, Kimi Räikkönen chegou como convidado para a festa surpresa do 50º aniversário de Jari Kurri, que foi realizada na Helsínquia Kaivohuone no domingo. Räikkönen chegou como convidado na madrugada de segunda-feira. Os convidados se divertiram de maneira sincera. No entanto, Jari Kurri não confirma a lista de convidados.

- Agora nós já nos recuperamos e voltamos a vida normal de todos os dias. Foi uma festa muito divertida. Excelentes companhias. Nós não tínhamos uma festa depois, disse Jari Kurri a MTV3, mas não revelou quem foram os convidados da festa.

-> Jari Kurri foi um grande jogador finlandês de Ice Hockey da décado de 80.

Fonte: Mtv3| Traduções: Finn-Ing: Leijona| Port. The Iceman Brasil - do team
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP