R7
A Lotus, antiga Renault, anunciou nesta segunda-feira que o seu novo carro para a temporada de 2012 da Fórmula 1 será chamado de E20, em comemoração ao fato de a sua fábrica, localizada em Enstone, na Inglaterra, ter produzido o seu vigésimo chassi para equipes da principal categoria do automobilismo mundial.
Enstone serve como base para escuderias de Fórmula 1 desde 1992, quando a extinta Benetton se mudou para a localidade inglesa. A Benetton iniciou suas atividades na F1 como Toleman em 1981, antes de se tornar Renault, em 2002, e agora virar apenas Lotus a partir deste ano.
Ao confirmar o nome do novo carro da Lotus, que será apresentado oficialmente por meio da internet no próximo domingo, o chefe da Lotus, Eric Boullier, disse que a escolha do mesmo é um "reconhecimento da importância de Enstone para a evolução da equipe", cuja fábrica "trabalha incansavelmente a cada ano para produzir o melhor carro possível".
Depois de ser apresentado de forma oficial, o novo carro da Lotus será visto pela primeira vez na pista no próximo dia 7 de fevereiro, quando começarão os testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, em Jerez de la Frontera, na Espanha. Neste dia, o finlandês Kimi Raikkonen, que acaba de acertar seu retorno à categoria, será o primeiro a andar com o modelo na pista espanhola, antes de o francês Romain Grosjean, seu companheiro de equipe, pilotar o carro no dia 9.
31 de janeiro de 2012
30 de janeiro de 2012
Em entrevista ao Iltalehti, Kimi Raikkonen fala sobre teste com a Lotus, motivação, os perigos do automobilismo e, finalmente, sobre a Jenni!
Em entrevista ao site finlandês Iltalehti, Kimi fala sobre teste com a Lotus, motivação, os perigos do automobilismo e, finalmente, sobre a Jenni! O Iceman estava bem afiado, como de costume. Veja abaixo a tradição:
Créditos de tradução: Finlandês - Inglês -> Nicole
Inglês - Português -> Carol
1. Kimi, o que você têm em mente?
- Nada. Pergunte alguma coisa pelo amor de Deus já que você está aqui.
2. O que você espera dos próximos testes?
- É difícil dizer. Veremos como é o novo carro. Não acho que seja incrivelmente diferente. Não conheço os pneus. Eles me disseram que eles mudaram um pouco.
3. Que tipo de temporada te deixaria satisfeito consigo mesmo?
- Eu realmente não pensei sobre nada disso. Vejo como o carro é nos testes e o quão bom ele é. Isso é decisivo. Consegui sentir o carro rapidamente, já no primeiro teste.
4. A Lotus é mais pequena que McLaren ou Ferrari?
- Não, é a mesma coisa. Temos os mesmos equipamentos aqui e também uma chance de fazer um bom carro. A mesma equipe que ainda trabalha aqui, já ganhou um campeonato no passado. Fisicamente, o time está localizado no mesmo lugar. Talvez seja mais pequeno pelo fato da Lotus não ter uma fábrica de carro como a McLaren e a Ferrari.
5. Durante os últimos meses, alguns pilotos faleceram durante acidentes. O que um piloto profissional pensa sobre os riscos do esporte?
- Essas nunca são boas notícias, não importa se você conhece ou não eles ou se não são da mesma categoria que você. Isso simplesmente acontece. Infelizmente, faz parte de muitos outros esportes também. Coisas tristes fazem parte da vida.
6. Você já venceu um WDC na Ferrari. Da onde você tira motivação para continuar?
- Nunca tive problemas de motivação, embora sempre inventem coisas sobre isso. Eu sempre gostei de correr. Houveram muitos fatores para eu começar no rali. Agora, eu encontrei uma boa oportunidade para voltar a dirigir na F1. Conseguir correr contra outros pilotos novamente, acho que esse é o maior motivo.
7. Você sempre foi um excelente piloto de corrida, mas suas atitudes fora das pistas são sempre questionadas pela imprensa. De 1 a 10, o quanto você odeia essas coisas da imprensa diária?
- Eu não odeio, mas eles sempre me fazem as mesmas perguntas. Eles nunca vão mudar. Se eu pudesse decidir, eu não viria aqui. Definitivamente, não é a primeira coisa que me vem na cabeça quando eu acordo ou algo que eu sempre estou pensando a respeito. Acho que é o mesmo para todo mundo também. Se alguém diz que gosta dessas coisas, imagino que esteja mentindo. Com certeza, dirigir é sempre o mais importante. Não tenho nada contra isso. Talvez eles tenham se importado demais.
8. A Jenni se recuperou do acidente que sofreu enquanto andava a cavalo?
- Ela está melhor agora. Ainda está machucada, mas é normal. Não é um problema sério.
9. Você provavelmente está sempre na publicidade por causa de álcool. Qual sua relação com o álcool agora?
- A mesma de antes. Se eu quero me divertir, eu vou. Não tenho nenhum problema com isso. Ninguém vai me impedir e eu não tenho que pedir permissão para ninguém.
10. Você acha que mudou durante todos esses anos?
- Tenho certeza de que todas as pessoas mudam, mas eu não sei se houve uma grande mudança comigo.
11. O público pensa que o contrato com a Lotus possa ser um passo para a Red Bull em 2013 ou 2014. Isso é correto?
- Não tenho nenhum plano. Vamos ver como será. Na F1, tudo pode mudar muito rápido. Espero me divertir com o time. Pelo menos eu tenho me divertido.
12. Você tem um contrato de dois anos?
- Sim, a princípio.
Tradução: Finlandês - Inglês -> Nicole
Inglês - Português -> Carol
Créditos de tradução: Finlandês - Inglês -> Nicole
Inglês - Português -> Carol
1. Kimi, o que você têm em mente?
- Nada. Pergunte alguma coisa pelo amor de Deus já que você está aqui.
2. O que você espera dos próximos testes?
- É difícil dizer. Veremos como é o novo carro. Não acho que seja incrivelmente diferente. Não conheço os pneus. Eles me disseram que eles mudaram um pouco.
3. Que tipo de temporada te deixaria satisfeito consigo mesmo?
- Eu realmente não pensei sobre nada disso. Vejo como o carro é nos testes e o quão bom ele é. Isso é decisivo. Consegui sentir o carro rapidamente, já no primeiro teste.
4. A Lotus é mais pequena que McLaren ou Ferrari?
- Não, é a mesma coisa. Temos os mesmos equipamentos aqui e também uma chance de fazer um bom carro. A mesma equipe que ainda trabalha aqui, já ganhou um campeonato no passado. Fisicamente, o time está localizado no mesmo lugar. Talvez seja mais pequeno pelo fato da Lotus não ter uma fábrica de carro como a McLaren e a Ferrari.
5. Durante os últimos meses, alguns pilotos faleceram durante acidentes. O que um piloto profissional pensa sobre os riscos do esporte?
- Essas nunca são boas notícias, não importa se você conhece ou não eles ou se não são da mesma categoria que você. Isso simplesmente acontece. Infelizmente, faz parte de muitos outros esportes também. Coisas tristes fazem parte da vida.
6. Você já venceu um WDC na Ferrari. Da onde você tira motivação para continuar?
- Nunca tive problemas de motivação, embora sempre inventem coisas sobre isso. Eu sempre gostei de correr. Houveram muitos fatores para eu começar no rali. Agora, eu encontrei uma boa oportunidade para voltar a dirigir na F1. Conseguir correr contra outros pilotos novamente, acho que esse é o maior motivo.
7. Você sempre foi um excelente piloto de corrida, mas suas atitudes fora das pistas são sempre questionadas pela imprensa. De 1 a 10, o quanto você odeia essas coisas da imprensa diária?
- Eu não odeio, mas eles sempre me fazem as mesmas perguntas. Eles nunca vão mudar. Se eu pudesse decidir, eu não viria aqui. Definitivamente, não é a primeira coisa que me vem na cabeça quando eu acordo ou algo que eu sempre estou pensando a respeito. Acho que é o mesmo para todo mundo também. Se alguém diz que gosta dessas coisas, imagino que esteja mentindo. Com certeza, dirigir é sempre o mais importante. Não tenho nada contra isso. Talvez eles tenham se importado demais.
8. A Jenni se recuperou do acidente que sofreu enquanto andava a cavalo?
- Ela está melhor agora. Ainda está machucada, mas é normal. Não é um problema sério.
9. Você provavelmente está sempre na publicidade por causa de álcool. Qual sua relação com o álcool agora?
- A mesma de antes. Se eu quero me divertir, eu vou. Não tenho nenhum problema com isso. Ninguém vai me impedir e eu não tenho que pedir permissão para ninguém.
10. Você acha que mudou durante todos esses anos?
- Tenho certeza de que todas as pessoas mudam, mas eu não sei se houve uma grande mudança comigo.
11. O público pensa que o contrato com a Lotus possa ser um passo para a Red Bull em 2013 ou 2014. Isso é correto?
- Não tenho nenhum plano. Vamos ver como será. Na F1, tudo pode mudar muito rápido. Espero me divertir com o time. Pelo menos eu tenho me divertido.
12. Você tem um contrato de dois anos?
- Sim, a princípio.
Tradução: Finlandês - Inglês -> Nicole
Inglês - Português -> Carol
28 de janeiro de 2012
Whitmarsh acredita que Raikkonen continuará rápido em seu retorno
TotalRace
O campeão mundial de 2007 Kimi Raikkonen recebeu as boas-vindas de Martin Whitmarsh, atual chefe da McLaren, com quem o finalndês trabalhou na equipe de Woking entre as temporadas de 2002 e 2006.
“Ele teve muito sucesso durante seus cinco anos na McLaren e poderia facilmente ter sido campeão em 2003 e 2005 se tivesse tido mais sorte e confiabilidade e mesmo assim venceu 12 GPs para nós, sendo que algumas delas foram magistrais”, afirmou Whitmarsh ao site oficial da F-1.
O dirigente não duvida que o piloto de 32 anos, que volta à categoria depois de dois anos disputando o Mundial de Rali, tenha perdido sua velocidade.
“Estou feliz que ele esteja voltando. É um piloto muito popular e acho que a F-1 será melhor com seu retorno. Se o carro da Lotus for rápido, Kimi será rápido com ele. Para mim, é simples assim.”
O campeão mundial de 2007 Kimi Raikkonen recebeu as boas-vindas de Martin Whitmarsh, atual chefe da McLaren, com quem o finalndês trabalhou na equipe de Woking entre as temporadas de 2002 e 2006.
“Ele teve muito sucesso durante seus cinco anos na McLaren e poderia facilmente ter sido campeão em 2003 e 2005 se tivesse tido mais sorte e confiabilidade e mesmo assim venceu 12 GPs para nós, sendo que algumas delas foram magistrais”, afirmou Whitmarsh ao site oficial da F-1.
O dirigente não duvida que o piloto de 32 anos, que volta à categoria depois de dois anos disputando o Mundial de Rali, tenha perdido sua velocidade.
“Estou feliz que ele esteja voltando. É um piloto muito popular e acho que a F-1 será melhor com seu retorno. Se o carro da Lotus for rápido, Kimi será rápido com ele. Para mim, é simples assim.”
27 de janeiro de 2012
Raikkonen é liberado pela Lotus e poderá correr ralis como hobby
Veja
O piloto Kimi Raikkonen, que foi confirmado pela Lotus no dia 9 de janeiro, não precisará deixar seus hobbies de lado. No contrato, a equipe permitiu que o piloto poderá disputar provas de rali entre os GPs.
Mesmo depois de ter de substituir seu principal piloto em 2011, o polonês Robert Kubica, que sofreu um grave acidente numa prova de rali na Itália, no começo do ano, a escuderia anglo-francesa manterá sua filosofia de deixar os pilotos à vontade. Na ocasião, Kubica quase perdeu a vida e se recupera das lesões até hoje.
Dany Bahar, diretor geral do Grupo Lotus, entende que 'Kimi é Kimi e será difícil mudar seu estilo de vida'. Portanto, Bahar aceitou o desejo do campeão em 2007 de participar de provas de rali quando for possível e quando não atrapalhar o calendário da F-1.
No entanto, Raikkonen está decidido que seu foco principal agora é a Fórmula 1 e sabe que para ter um bom desempenho, precisa treinar muito. 'Se eu pudesse continuar com ralis e a Fórmula 1 ao mesmo tempo, eu faria isso. Mas acho que terei que esperar um pouco para voltar aos ralis', afirmou ao jornal finlandês Turun Sanomat.
O piloto Kimi Raikkonen, que foi confirmado pela Lotus no dia 9 de janeiro, não precisará deixar seus hobbies de lado. No contrato, a equipe permitiu que o piloto poderá disputar provas de rali entre os GPs.
Mesmo depois de ter de substituir seu principal piloto em 2011, o polonês Robert Kubica, que sofreu um grave acidente numa prova de rali na Itália, no começo do ano, a escuderia anglo-francesa manterá sua filosofia de deixar os pilotos à vontade. Na ocasião, Kubica quase perdeu a vida e se recupera das lesões até hoje.
Dany Bahar, diretor geral do Grupo Lotus, entende que 'Kimi é Kimi e será difícil mudar seu estilo de vida'. Portanto, Bahar aceitou o desejo do campeão em 2007 de participar de provas de rali quando for possível e quando não atrapalhar o calendário da F-1.
No entanto, Raikkonen está decidido que seu foco principal agora é a Fórmula 1 e sabe que para ter um bom desempenho, precisa treinar muito. 'Se eu pudesse continuar com ralis e a Fórmula 1 ao mesmo tempo, eu faria isso. Mas acho que terei que esperar um pouco para voltar aos ralis', afirmou ao jornal finlandês Turun Sanomat.
Kimi Raikkonen espera brigar no meio do pelotão
Revista Racing
Depois de realizar seu primeiro teste pela Lotus, o finlandês Kimi Räikkönen afirmou que não terá problemas em brigar por posições no meio do pelotão em sua temporada de retorno à Fórmula 1.
Räikkönen afirmou não ter tido problemas para se readaptar na sessão realizada no circuito de Ricardo Tormo, em Valência. “O circuito não é um dos mais rápidos, mas eu esperava uma sensação maior de velocidade. Foi um treino normal”.
O piloto reconheceu que não deve andar nas primeiras posições, mas minimizou o fato de andar no pelotão intermediário lembrando de seu último ano na Ferrari, no qual conseguiu apenas uma vitória e passou longe da disputa pelo título.
“Eu espero andar no meio do pelotão, mas não será um drama. Minha última temporada com a Ferrari foi parecida”, disse o finlandês à revista Autosprint.
Depois de realizar seu primeiro teste pela Lotus, o finlandês Kimi Räikkönen afirmou que não terá problemas em brigar por posições no meio do pelotão em sua temporada de retorno à Fórmula 1.
Räikkönen afirmou não ter tido problemas para se readaptar na sessão realizada no circuito de Ricardo Tormo, em Valência. “O circuito não é um dos mais rápidos, mas eu esperava uma sensação maior de velocidade. Foi um treino normal”.
O piloto reconheceu que não deve andar nas primeiras posições, mas minimizou o fato de andar no pelotão intermediário lembrando de seu último ano na Ferrari, no qual conseguiu apenas uma vitória e passou longe da disputa pelo título.
“Eu espero andar no meio do pelotão, mas não será um drama. Minha última temporada com a Ferrari foi parecida”, disse o finlandês à revista Autosprint.
Assinar:
Postagens (Atom)