F1.com
1 4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.564 30
2 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:15.682 0.118 29
3 8 Nico Rosberg Mercedes 1:15.782 0.218 30
4 5 Fernando Alonso Ferrari 1:15.842 0.278 34
5 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:15.897 0.333 28
6 12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:15.986 0.422 29
7 14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1:16.000 0.436 31
8 15 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:16.249 0.685 32
9 7 Michael Schumacher Mercedes 1:16.264 0.700 28
10 3 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:16.347 0.783 12
11 11 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:16.460 0.896 32
12 6 Felipe Massa Ferrari 1:16.619 1.055 17
13 18 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:16.859 1.295 26
14 10 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:16.890 1.326 36
15 9 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:17.014 1.450 42
16 17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:17.352 1.788 28
17 16 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:17.580 2.016 31
18 21 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:17.935 2.371 23
19 20 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1:18.177 2.613 16
20 22 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:18.182 2.618 26
21 19 Bruno Senna Williams-Renault 1:18.762 3.198 36
22 23 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1:19.354 3.790
23
23 24 Timo Glock Marussia-Cosworth 1:20.004 4.440 21
24 25 Charles Pic Marussia-Cosworth 1:20.067 4.503 23
8 de junho de 2012
Kimi Raikkonen: "Nosso dia vai chegar."
Lotus F1 Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online
KIMI, VOCÊ ESTÁ ANSIOSO PARA O GP DO CANADÁ? Sempre gostei do GP do Canadá. Venci lá em 2005, então eu tenho boas lembranças. A cidade é um dos melhores lugares para visitar no calendário. Eu realmente me divirto com o formato e a dificuldade da pista.
QUAIS DESAFIOS EM PARTICULAR QUE VOCÊ GOSTA? É um lugar interessante. A Qualificação é importante, mas não é essencial para se conseguir um bom resultado, pois há muitos lugares para se ultrapassar. O carro precisa também estar com os freios no lugar, pois é preciso usar os freios em muitos lugares e nosso carro está muito bom nessa área. É também uma corrida com uma pista diferente, o que é interessante, então é mais um desafio.
É OUTRA PISTA DE RUA - HÁ ALGUMA DIFERENÇA POR CAUSA DISSO? É um circuito de rua, mas ainda há lugares para se ultrapassar, então você não tem que focar totalmente na qualificação como você deve fazer em Mônaco. É uma corrida com muitos safety cars, não existe um GP do Canadá sem ter pelo menos um safety car. E isso provavelmente vai acontecer de novo. Isso torna difícil para a estratégia, pois você não pode prever quando isso acontece, você só tem que esperar que aconteça no momento certo.
VOCÊ ACHA QUE O E20 SE ENCAIXA NO CIRCUITO? Nós temos sido competitivos na maioria dos lugares e esperamos o mesmo lá, mas sempre é mais fácil dizer depois do primeiro dia de treino…
MÔNACO NÃO FOI COMO O PLANEJADO... Isso é automobilismo. Nono foi o melhor que poderíamos fazer. Não comecei em uma boa posição, tive dificuldades durante a corrida e não foi um fim de semana fácil, mas pelo menos marcamos dois pontos. É melhor que nada, mas não é exatamente o que nós queríamos. Se podemos ter um dia ruim e ainda assim marcar pontos, então não é o fim do mundo. Isso pode fazer uma grande diferença no fim da temporada.
A DECEPÇÃO EM MÔNACO MUDA SEU FOCO PARA O RESTO DA TEMPORADA? Uma corrida não muda o fato de que nós temos sido fortes em todos os lugares - até mesmo em Mônaco durante a maior parte do fim de semana. Mônaco é completamente diferente de qualquer outra pista e eu não acho que deveríamos nos preocupar sobre o fato de que não foi nosso melhor fim de semana.
COMO ESTÁ O TRABALHO COM O SISTEMA DE DIREÇÃO? Tentamos algo diferente em Mônaco, mas não funcionou para mim, É impossível saber como algo irá funcionar em Mônaco sem ir para Mônaco, mas estou feliz com o sistema básico, mas ainda é uma área em que estou trabalhando com o time.
SEIS DIFERENTES VENCEDORES EM SEIS CORRIDAS NESSA TEMPORADA. VOCÊ PODE SER O SÉTIMO DE SETE? Temos sido rápidos em todos os lugares e também conseguimos pódios. É difícil conseguir tudo exatamente certo no momento certo, que é o que você tem que fazer para vencer um GP. Venci corridas com outros times e tenho um boa sensação de que a Lotus é capaz de resultados fortes. Nosso dia vai chegar.
Tradução: Kimi Raikkonen Online
KIMI, VOCÊ ESTÁ ANSIOSO PARA O GP DO CANADÁ? Sempre gostei do GP do Canadá. Venci lá em 2005, então eu tenho boas lembranças. A cidade é um dos melhores lugares para visitar no calendário. Eu realmente me divirto com o formato e a dificuldade da pista.
QUAIS DESAFIOS EM PARTICULAR QUE VOCÊ GOSTA? É um lugar interessante. A Qualificação é importante, mas não é essencial para se conseguir um bom resultado, pois há muitos lugares para se ultrapassar. O carro precisa também estar com os freios no lugar, pois é preciso usar os freios em muitos lugares e nosso carro está muito bom nessa área. É também uma corrida com uma pista diferente, o que é interessante, então é mais um desafio.
É OUTRA PISTA DE RUA - HÁ ALGUMA DIFERENÇA POR CAUSA DISSO? É um circuito de rua, mas ainda há lugares para se ultrapassar, então você não tem que focar totalmente na qualificação como você deve fazer em Mônaco. É uma corrida com muitos safety cars, não existe um GP do Canadá sem ter pelo menos um safety car. E isso provavelmente vai acontecer de novo. Isso torna difícil para a estratégia, pois você não pode prever quando isso acontece, você só tem que esperar que aconteça no momento certo.
VOCÊ ACHA QUE O E20 SE ENCAIXA NO CIRCUITO? Nós temos sido competitivos na maioria dos lugares e esperamos o mesmo lá, mas sempre é mais fácil dizer depois do primeiro dia de treino…
MÔNACO NÃO FOI COMO O PLANEJADO... Isso é automobilismo. Nono foi o melhor que poderíamos fazer. Não comecei em uma boa posição, tive dificuldades durante a corrida e não foi um fim de semana fácil, mas pelo menos marcamos dois pontos. É melhor que nada, mas não é exatamente o que nós queríamos. Se podemos ter um dia ruim e ainda assim marcar pontos, então não é o fim do mundo. Isso pode fazer uma grande diferença no fim da temporada.
A DECEPÇÃO EM MÔNACO MUDA SEU FOCO PARA O RESTO DA TEMPORADA? Uma corrida não muda o fato de que nós temos sido fortes em todos os lugares - até mesmo em Mônaco durante a maior parte do fim de semana. Mônaco é completamente diferente de qualquer outra pista e eu não acho que deveríamos nos preocupar sobre o fato de que não foi nosso melhor fim de semana.
COMO ESTÁ O TRABALHO COM O SISTEMA DE DIREÇÃO? Tentamos algo diferente em Mônaco, mas não funcionou para mim, É impossível saber como algo irá funcionar em Mônaco sem ir para Mônaco, mas estou feliz com o sistema básico, mas ainda é uma área em que estou trabalhando com o time.
SEIS DIFERENTES VENCEDORES EM SEIS CORRIDAS NESSA TEMPORADA. VOCÊ PODE SER O SÉTIMO DE SETE? Temos sido rápidos em todos os lugares e também conseguimos pódios. É difícil conseguir tudo exatamente certo no momento certo, que é o que você tem que fazer para vencer um GP. Venci corridas com outros times e tenho um boa sensação de que a Lotus é capaz de resultados fortes. Nosso dia vai chegar.
Raikkonen: "Até hoje, não bati, mas um dia chegará minha vez"
TotalRace
Não adianta procurar: o homem de gelo Kimi Raikkonen não demonstra qualquer preocupação com o desempenho ruim do GP de Mônaco, no qual chegou como o favorito de muitos. O finlandês acredita que a falta de performance de sua Lotus foi circunstancial.
“Não teve nada a ver com o pneu em Mônaco, mas sim com o circuito e o clima. Não estou preocupado. Deveremos ir bem aqui, contado que façamos nossa parte. É o mesmo que toda a corrida. Devemos ter um bom ritmo e, se acertarmos o carro para as freadas e as chicanes, poderemos ir bem. Acredito que nosso carro tem a velocidade necesária”, afirmou o campeão de 2007 em entrevista acompanhada pelo TotalRace.
No Canadá, onde venceu em 2005, Raikkonen é um dos poucos que ainda não foi ‘batizado’ no muro dos campeões, na entrada da reta principal. Mas o finlandês admite que é uma questão de tempo, afinal, as chicanes do circuito Gilles Villeneuve ‘convidam’ ao muro.
“Comparando com pilotar em Mônaco, não é complicado. Até hoje, não bati lá, mas um dia chegará minha vez. Todas as chicanes aqui têm a saída muito perto do muro, então, se você derrapar um pouco demais, o carro escapa e não há muito o que você pode fazer quando a roda está fora do chão. Não é uma questão do muro em si. Você vai forçando cada vez mais nas chicanes, chega muito rápido, bate com força na zebra interna e acaba no muro.”
Não adianta procurar: o homem de gelo Kimi Raikkonen não demonstra qualquer preocupação com o desempenho ruim do GP de Mônaco, no qual chegou como o favorito de muitos. O finlandês acredita que a falta de performance de sua Lotus foi circunstancial.
“Não teve nada a ver com o pneu em Mônaco, mas sim com o circuito e o clima. Não estou preocupado. Deveremos ir bem aqui, contado que façamos nossa parte. É o mesmo que toda a corrida. Devemos ter um bom ritmo e, se acertarmos o carro para as freadas e as chicanes, poderemos ir bem. Acredito que nosso carro tem a velocidade necesária”, afirmou o campeão de 2007 em entrevista acompanhada pelo TotalRace.
No Canadá, onde venceu em 2005, Raikkonen é um dos poucos que ainda não foi ‘batizado’ no muro dos campeões, na entrada da reta principal. Mas o finlandês admite que é uma questão de tempo, afinal, as chicanes do circuito Gilles Villeneuve ‘convidam’ ao muro.
“Comparando com pilotar em Mônaco, não é complicado. Até hoje, não bati lá, mas um dia chegará minha vez. Todas as chicanes aqui têm a saída muito perto do muro, então, se você derrapar um pouco demais, o carro escapa e não há muito o que você pode fazer quando a roda está fora do chão. Não é uma questão do muro em si. Você vai forçando cada vez mais nas chicanes, chega muito rápido, bate com força na zebra interna e acaba no muro.”
7 de junho de 2012
Lotus fecha 2011 no vermelho, mas resultado é melhor que 2010
TotalRace
Mesmo tendo gastado mais na última temporada, equipe teve perda de "apenas" R$ 65 milhões graças a dinheiro de pilotos
A equipe Lotus tem motivos para comemorar a perda de 20,8 milhões de libras – o equivalente a mais de 65 milhões de reais – no ano passado. Afinal, o rombo foi bem menor que o do ano anterior, quando o time de Enstone fechou o período com um déficit de 34,2 milhões de libras ou quase 110 milhões de reais. Os dados foram divulgados no balanço financeiro anual da equipe, que hoje tem Kimi Raikkonen e Romain Grosjean no cockpit.
A situação melhorou porque a arrecadação aumentou consideravelmente, de £82,1m para £115,6m, o que, de acordo com o time, se deu pelos patrocínios trazidos pela então dupla de pilotos, Bruno Senna e Romain Grosjean, além do apoio, que já não existe mais, da própria Lotus.
Assim, a equipe melhorou suas finanças mesmo que tenha conduzido extensas mudanças em sua estrutura, que fizeram com que os custos operacionais crescessem de £122,1m para £134,3m. No mesmo período, o número de funcionários diminuiu de 514 para 500.
Mesmo tendo gastado mais na última temporada, equipe teve perda de "apenas" R$ 65 milhões graças a dinheiro de pilotos
A equipe Lotus tem motivos para comemorar a perda de 20,8 milhões de libras – o equivalente a mais de 65 milhões de reais – no ano passado. Afinal, o rombo foi bem menor que o do ano anterior, quando o time de Enstone fechou o período com um déficit de 34,2 milhões de libras ou quase 110 milhões de reais. Os dados foram divulgados no balanço financeiro anual da equipe, que hoje tem Kimi Raikkonen e Romain Grosjean no cockpit.
A situação melhorou porque a arrecadação aumentou consideravelmente, de £82,1m para £115,6m, o que, de acordo com o time, se deu pelos patrocínios trazidos pela então dupla de pilotos, Bruno Senna e Romain Grosjean, além do apoio, que já não existe mais, da própria Lotus.
Assim, a equipe melhorou suas finanças mesmo que tenha conduzido extensas mudanças em sua estrutura, que fizeram com que os custos operacionais crescessem de £122,1m para £134,3m. No mesmo período, o número de funcionários diminuiu de 514 para 500.
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