13 de fevereiro de 2012

Raikkonen ganha elogios de diretor da Lotus por facilidade em adaptação

Terra

Alan Permane, diretor de operações de pista da Lotus, não poupou elogios ao finlandês Kimi Raikkonen. A liderança no primeiro dia de testes em Jerez de la Frontera aumentou a confiança dos membros da equipe no campeão de 2007 e no E20, carro desenvolvido para a temporada 2012 da Fórmula 1.

"Existem muitas coisas na Fórmula 1 além de uma volta perfeita e é isso que faz um campeão", começou Permane em entrevista ao site da emissora ESPN.

"É esse tipo de coisa que você vê no Kimi e que mostra o quão bom ele é. Como ele usa o carro em um trecho longo e como ele cuida dos pneus. Ele nunca pilotou com esses pneus antes e imediatamente após algumas voltas, você pode ver que ele está se entendendo com eles e alternando sua pilotagem para cuidar deles", completou.

Sobre a liderança de Raikkonen dentro das pistas e também na própria equipe, Permane acredita que seja uma relação de reciprocidade, ou seja, que o finlandês responderá nas corridas de acordo com as condições favoráveis disponibilizadas pela Lotus.

"Acho que um piloto irá se tornar um líder se tiver resultados e se nós dermos algo a ele. Aí ele poderá nos dizer o que quer, nós damos isso a ele e aí ele dá mais resultados, então construímos uma confiança um no outro. Acho que é assim que o piloto se torna um líder", explicou.

Permane ainda minimizou a empolgação da equipe quanto aos primeiros resultados em Jerez. "Acho que até agora tudo parece estar funcionando bem. É claro que teremos altos e baixos, mas tivemos uma semana de ouro, muito além das nossas expectativas", declarou. "Isso, é claro, não pode continuar. Seria ótimo se pudesse, mas terá altos e baixos, isso vai nos testar e é aí que veremos como as pessoas são fortes", ponderou o diretor.

A convivência com Kimi Raikkonen parece agradar a todos na escuderia, como afirma Permane. "É muito fácil trabalhar com ele, muito, muito, na verdade, nenhuma queixa", assegurou. "O feedback dele é excelente, ele passa um tempo enorme com os engenheiros vendo as coisas, analisando os dados e nos dizendo o que quer".

A Lotus deu motivos para o finlandês se sentir a vontade e acredita que os resultados virão. "Pelo que posso ver, ele primeiramente está feliz com o carro que demos a ele, mas também tem outras coisas, que ele pediu quando chegou, o tipo de volante que queria, o banco, o cinto de segurança, coisas desse tipo. Nós também demos os freios que ele queria. Ele conseguiu tudo. Acho que ele está muito feliz", encerrou Permane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP