Numa entrevista com o Sport-Informations-Dienst SID () Raikkonen fala sobre o ambiente "amigável" nos ralis, os desafios "novos" e as diferenças entre a Fórmula 1 e o Rali.
SID: "Eles parecem muito descontraídos. Você está preocupado se sua estréia no Campeonato Mundial de Rally dar errado?"
Kimi Räikkönen: "Eu não estou relaxado, mas estou em paz. Eu era antes, mas o mundo do rali é completamente diferente, um ambiente mais amigável do que a Fórmula 1. Eu sou feliz aqui e me sinto muito bem. Quanto as preocupações de condução: Rally é um assunto completamente diferente do que a Fórmula 1. Para mim, quase tudo é novo. Claro que vou continuar a cometer erros. Este é um processo de aprendizagem. Claro que todo mundo olha para cima quando alguém como eu, acaba em uma vala."
SID: "No entanto, é surpreendente que um campeão do mundo de Fórmula 1 vá para um esporte tão complexo como os movimentos do World Rally Championship. Não tem medo de falhar?"
Raikkonen: "De modo nenhum. Estou ansioso para um novo desafios. O rali vai simplesmente ser ótimo. Fracasso ou não, não é a questão para mim".
SID: "As expectativas de um piloto de Formula 1 ainda são elevados?"
Raikkonen: "Somente aqueles que não têm nenhum indício. Novamente, no rali quase tudo é novo. Em adição, eu passo contra os melhores pilotos do mundo. Vou tentar aprender rapidamente, e eu espero ser capaz de andar rápido. Eu só quero ser bom no que faço. "
SID: Quais são as diferenças essenciais entre o Campeonato Mundial de Fórmula 1? "
KR: Primeiro, o ambiente.No WRC você irá imediatamente se sentir confortável, isso é como uma grande família. Eles falam muito mais com os outros condutores. O que existe na Fórmula 1 não é assim. Isso também pode ser porque que em um rali você corre contra o relógio corre, e não diretamente contra o inimigo. "
SID: "E no carro e sobre a condução?"
KR: As diferenças são ainda maiores. Acima de tudo, fico sentado no carro, com um co-piloto ao meu lado. Portanto, você não está sozinho. Em segundo lugar, sabemos de todas as curvas na pista. Um pedaço de asfalto com raios diferentes, por vezes estreito, por vezes largo. Mas, basicamente, é sempre o mesmo, quer em Nurburgring ou em Suzuka. Reunindo você tem de conduzir em superfícies diferentes: gelo neve, cascalho, asfalto, por vezes, seco, molhado, às vezes, no nevoeiro. Este é um desafio incrível ".
SID: "Antes de sua estréia da Copa do Mundo, você teve uma cobertura de aproximadamente 500 quilômetros com seu carro da nova empresa - um Citroen C4. Enquanto você se prepara o que é mais difícil?"
KR: A maioria é lidar com o ritmo das notas. Pode conduzir rapidamente, mas uma nota de curvas em detalhe também é muito difícil. Isso leva tempo. Porque eu, infelizmente, continuo a cometer erros. Existem muitas coisas que eu preciso trabalhar e eu irei. "
SID: "Mas você está confiante na estréia na Copa do Mundo na Suécia?"
Raikkonen: "Por que não?" Eu me preparei bem e estou contente de estar no trabalho. Claro que eu sinto alguma pressão, mas que qualquer um deles. E na pista, eu posso certamente trazer meu conhecimento com os freios de concessões e assim por diante."
SID: Quais são seus objetivos? "
Raikkonen: "Se eu não cometer nenhum erro grave, espero no início da temporada juntar pontos no campeonato. Mais tarde, quando eu tiver mais experiência, vou tentar chegar ao pódio. Mas, claramente, a maioria de tudo eu quero ganhar. Só há outros que tem mais capacidade. Mas elas também dependem de vantagem. Alguns não são muito bons, mas sabemos do campeonato de ralis dos últimos anos. "
SID: "O que acontece depois desta temporada? Você têm um contrato mais longo com a Red Bull?"
KR: Não, eu só tenho um único contrato de ano e não sei o que vou fazer no próximo ano. Concentro-me nesta temporada no WRC. Este é um desafio que eu gosto. O WRC avalia o desempenho de condução muito mais do que aqueles na Fórmula 1, o que me irrita. Mas pensar nisso agora não faz sentido. "
SID: "Você perdeu a Fórmula 1?"
KR: Não, por quê? "Claro que há também pessoas de Fórmula 1 que agora estão em um ambiente diferente".
SID: "Vai seguir a Fórmula 1?
KR: Não, o que os outros fazem nunca é muito interessado. Eu sei o que está no jornal, mas eu nunca iria para a Internet procurar os períodos de ensaio de outros motoristas ".
SID: "Então você está interessado, também, qual é o seu sucessor, Fernando Alonso na Ferrari, ou o que quer corre o retorno de Michael Schumacher?"
KR: Sim, eu estou interessado em ambos um pouco. Alonso e Schumacher estão fazendo a sua coisa. Eu olho para mim e estou contente que eu posso fazer agora o que me faz divertir: o rali".
Fonte: Focus
Tradução: By me, Carol (com ajuda do Google Tradutor)
9 de fevereiro de 2010
Coluna do Kimi
Na Finlândia se conta que após um péssimo ensaio geral, você deve ter uma estréia fascinante. Bem, isso acontece no mundo do teatro. Espero que o mesmo também aconteça no mundo do rally.
Obviamente, o nosso ensaio na Lapônia não foi tão ruim. Eu cometi um erro, que poderíamos ter vivido sem. Mas agora o foco é tentar evitar essas idiotices na Suécia.
É uma grande sensação perceber que a temporada esta começando e voltando a corridas reais, mais uma vez. Adoro correr. Eu sou um piloto de corridas e isso é o que eu mais quero fazer.
É bom que a temporada de rally já vai começar agora - quatro semanas antes do primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1. Desde que assinei com a Red Bull Citroen, eu estava ansioso para começar minha primeira temporada no WRC.
Obviamente, eu não tenho muita experiência com carros de rally. Eu fiz cinco rallies até agora e três deles foram na neve. Isso é bom para mim que a temporada também comece na neve.
Sendo honesto, a neve não torna isso mais fácil para mim. Você tem que dirigir muito precisamente sobre as puras linhas nas estradas de neve. Se você não fizer isso, você vai ter que fazer muito mais do programa extra. Com toda a certeza.
Nós tivemos alguma boa experiência com a neve no Arctic Lapland Rally e tivemos uma chance de comparar a nossa velocidade com a do Dani Sordo, tendo um Citroen C4 WRC idêntico ao dele. Bem, Dani ficou à frente e supostamente era assim que ia acontecer, também, se você pertence ao top-4 do mundo.
Atualmente com o meu co-piloto Kaj Lindstrom, sabemos muito bem de onde vem a nossa diferença com o Sordo. Agora, temos estado trabalhando arduamente juntos, tentando conseguir o nosso melhor pacote possível para o Rally da Suécia.
Nós temos que deixar o carro o mais confortável possível para se dirigir e saber como ele se comporta e como pode mudar. Obviamente, eu tenho que adaptar o meu próprio estilo de direção com isso, também.
Nós tivemos algumas vantagens no Arctic Lapland Rally, enquanto temos a possibilidade de usar na Suécia os mesmos pneus que já usamos.
As pessoas ficam me perguntando qual é a minha meta para esta temporada. Eu nunca fiquei me especulando sobre essas coisas antes e com certeza, não vou começar com isso agora.
Eu apenas tento o meu melhor para conseguir alguns bons Rallies para no início da temporada, e aumentar a velocidade o quanto mais breve for possível para mim.
Hey, este ainda é um mundo novo para mim. Todos os rallies - com exceção de Jyvaskyla - são lugares totalmente novos para mim. Há um monte de coisas para aprender e não temos qualquer próprio tipo de velocidade para comprar em relação aos outros.
Já disse isso antes, mas é um fato, as pessoas que estão no Rally são bem mais 'relax' com relação às no paddock da F1. Esses caras gostam de fazer todo o tipo de coisas juntos e eles falam sobre a direção muito mais livremente.
Se eu não estou encontrando a velocidade competitiva, pelo menos, não é porque eu não estou recebendo conselhos e bastante ajuda dos outros caras do Rally.
Fonte: Kimi Raikkonen.com - Tradução: The Iceman Brasil - do Team
Obviamente, o nosso ensaio na Lapônia não foi tão ruim. Eu cometi um erro, que poderíamos ter vivido sem. Mas agora o foco é tentar evitar essas idiotices na Suécia.
É uma grande sensação perceber que a temporada esta começando e voltando a corridas reais, mais uma vez. Adoro correr. Eu sou um piloto de corridas e isso é o que eu mais quero fazer.
É bom que a temporada de rally já vai começar agora - quatro semanas antes do primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1. Desde que assinei com a Red Bull Citroen, eu estava ansioso para começar minha primeira temporada no WRC.
Obviamente, eu não tenho muita experiência com carros de rally. Eu fiz cinco rallies até agora e três deles foram na neve. Isso é bom para mim que a temporada também comece na neve.
Sendo honesto, a neve não torna isso mais fácil para mim. Você tem que dirigir muito precisamente sobre as puras linhas nas estradas de neve. Se você não fizer isso, você vai ter que fazer muito mais do programa extra. Com toda a certeza.
Nós tivemos alguma boa experiência com a neve no Arctic Lapland Rally e tivemos uma chance de comparar a nossa velocidade com a do Dani Sordo, tendo um Citroen C4 WRC idêntico ao dele. Bem, Dani ficou à frente e supostamente era assim que ia acontecer, também, se você pertence ao top-4 do mundo.
Atualmente com o meu co-piloto Kaj Lindstrom, sabemos muito bem de onde vem a nossa diferença com o Sordo. Agora, temos estado trabalhando arduamente juntos, tentando conseguir o nosso melhor pacote possível para o Rally da Suécia.
Nós temos que deixar o carro o mais confortável possível para se dirigir e saber como ele se comporta e como pode mudar. Obviamente, eu tenho que adaptar o meu próprio estilo de direção com isso, também.
Nós tivemos algumas vantagens no Arctic Lapland Rally, enquanto temos a possibilidade de usar na Suécia os mesmos pneus que já usamos.
As pessoas ficam me perguntando qual é a minha meta para esta temporada. Eu nunca fiquei me especulando sobre essas coisas antes e com certeza, não vou começar com isso agora.
Eu apenas tento o meu melhor para conseguir alguns bons Rallies para no início da temporada, e aumentar a velocidade o quanto mais breve for possível para mim.
Hey, este ainda é um mundo novo para mim. Todos os rallies - com exceção de Jyvaskyla - são lugares totalmente novos para mim. Há um monte de coisas para aprender e não temos qualquer próprio tipo de velocidade para comprar em relação aos outros.
Já disse isso antes, mas é um fato, as pessoas que estão no Rally são bem mais 'relax' com relação às no paddock da F1. Esses caras gostam de fazer todo o tipo de coisas juntos e eles falam sobre a direção muito mais livremente.
Se eu não estou encontrando a velocidade competitiva, pelo menos, não é porque eu não estou recebendo conselhos e bastante ajuda dos outros caras do Rally.
Fonte: Kimi Raikkonen.com - Tradução: The Iceman Brasil - do Team
8 de fevereiro de 2010
Kaj Lindstrom fala sobre teste de Kimi com Loeb
A menos de uma semana do início do Mundial de 2010, com o Rally da Suécia, Sebastien Loeb mostrou a Kimi Raikkonen, uma das grandes novidades do WRC para este ano, 'como se faz'.
O finlandês Kimi Raikkonen sentou-se no banco normalmente ocupado por Daniel Elena e testemunhou a experiência de seu companheiro de equipe (oficial) na Citroen. No fim, a imprensa sueca bem que tentou arrancar algumas palavras do finlandês, mas só o seu navegador Kaj Lindstrom falou: "Pode-se aprender muito ao lado de alguém como Loeb, pois da para saber como ele utiliza o trecho e como tudo funciona. Ele precisa absorver tudo agora, mas ele tem talento natural. No Rally do Ártico, estávamos apenas 0,8 segundos por quilômetros mais lentos que Dani Sordo, que corre no mundial há quatro anos. O Kimi realizou apenas cinco rallys, entre terra, asfalto e neve, e só no Rally do Ártico andou com um WRC. É claro que ele conseguirá ser mais rápido".
O finlandês Kimi Raikkonen sentou-se no banco normalmente ocupado por Daniel Elena e testemunhou a experiência de seu companheiro de equipe (oficial) na Citroen. No fim, a imprensa sueca bem que tentou arrancar algumas palavras do finlandês, mas só o seu navegador Kaj Lindstrom falou: "Pode-se aprender muito ao lado de alguém como Loeb, pois da para saber como ele utiliza o trecho e como tudo funciona. Ele precisa absorver tudo agora, mas ele tem talento natural. No Rally do Ártico, estávamos apenas 0,8 segundos por quilômetros mais lentos que Dani Sordo, que corre no mundial há quatro anos. O Kimi realizou apenas cinco rallys, entre terra, asfalto e neve, e só no Rally do Ártico andou com um WRC. É claro que ele conseguirá ser mais rápido".
Fonte Principal: Mundo Rally
WRC - FIA quer utilizar o mesmo sistema de pontuação da F1
Fonte: Mundo Rally
A FIA convidou hoje via fax o responsável das equipes envolvidas no Mundial de Rallys 2010 para se pronunciarem sobre uma possível alteração do sistema de pontuação no WRC, que possa se tornar válido já nesta primeira etapa do Mundial, o Rally da Suécia, que como se sabe, vai começar nesta quinta-feira. A exemplo do que foi feito para a Fórmula 1 a 'proposta' passar por pontuar até ao décimo classificado, com o mesmo sistema que foi feito um acordo para o Mundial de F1 de 2010.
Os responsáveis das diversas equipes têm agora que se pronunciar até às 17:00 horas de amanhã, terça-feira, sendo que a decisão final será anunciada na quarta. Como se pode calcular, para que a regra seja efetivada, todos os competidores têm de, unanimemente, concordar com a alteração. As propostas referem-se a todas as competições da FIA no Mundial de Rallys: WRC, PWRC, SWRC e JWRC.
Conhecendo o Rali da Suécia...
Conheça um pouco mais da pista sueca nesse video do teste do piloto Anders Grønda.
Confira:
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