19 de agosto de 2011

Entrevista ao Turun Sanomat - Traduzida

Tradução Finlandês para Inglês: Wolfie
Tradução Inglês para Português: Carol

Kimi Räikkönen é conhecido por não viver no passado - o piloto de 31 anos de idade ainda não decidiu sobre o seu futuro.

Räikkönen disse que está satisfeito com seu desempenho no segundo ano no WRC.

– Tem sido um pouco mais fácil que antes. Perdemos algumas posições quando tivemos um pneu furado na Jordânia e quando batemos em uma cerca em Jyväskylä. O melhor é que nós tivemos progresso.

Raikkonen vai dirigir no WRC pela terceira temporada?

– O tempo dirá, ele disse.

Então, o quão aberto está o próximo ano?

– Não existem planos.

Então, há alguma opção descartada?

– Inútil perguntar, Raikkonen sorri ironicamente.

Você planeja aposentar?

– Não sei. É inútil você perguntar. Mesmo se você perguntar em cem maneiras diferentes, a resposta não vai mudar. Quando você não sabe, então nenhuma outra pessoa sabe, insiste Raikkonen.

Então, o que você ainda quer fazer - Le Mans ou Rali Dakar?

– Poderia ser realmente legal dirigir na Le Mans, mas você precisa testar algumas corridas antes e, pela falta de tempo, isso pode ser complicado. Se eu iria, por exemplo, com um Peugeot para a Le Mans, então eu teria que dirigir pelo menos três corridas como teste.

– Não pensei em algo como Dakar. Poderia também ser uma experiência legal, mas eu não tenho qualquer estímulo. Estou certo de que seria muito diferente, embora eu não conheça como é lá.

Vamos voltar ao rali.

Kimi testou com seu DS3 em apenas um dia sobre o asfalto.

– Poderia ter tido um pouco mais de teste. Agora, nós tentaremos as coisas aqui. Vemores como o Rali será. Há um pouco mais do que somente asfalto, as superfícies são um tipo de concreto.

A experiência de um piloto de corrida não ajuda nos ralis de asfalto.

– Não há nada parecido. As estradas normais nunca são como uma pista, o carro fica pulando e voando.

Quão você segue corridas de F1?

– Toda vez que eu estou em casa.

(...)
[O que Kimi diz nessa parte da entrevista é praticamente o que está nesse artigo - Clique aqui!]
(...)

Nós veremos Raikkonen em corridas da Nascar?

– Não sei. Vamos ver. Eu poderia ir para lá se eu quisesse, mas, como eu disse, eu não pensei sobe o próximo ano.

Houve boatos de que Räikkönen esperava correr na Nascar, em Watkins Glen, na última semana.

– Eu não queria ir para lá. Além disso, eu não teria chegado a tempo na Alemanha para o reconhecimento, Raikkonen disse.

Rali Alemanha - SS4

Latvala perdeu várias posições e, naturalmente, Kimi ganhou uma. Nosso Iceman ganhou também a posição de Henning Solberg, que não fez um bom tempo na SS4, ao contrário de Kimi, que foi muito bem! Dessa forma, Kimi subiu duas posições no Geral.

SS4:


Kimi: "A manhã foi difícil, não estava dirigindo muito bem e nós giramos. Espero que possamos melhorar."

1.2S. OGIER13:50.30.00.0
2.1S. LOEB13:53.8+3.5+3.5
3.52K. MEEKE14:03.9+10.1+13.6
4.37D. SORDO14:06.2+2.3+15.9
5.11P. SOLBERG14:06.6+0.4+16.3
6.8K. RÄIKKÖNEN14:12.5+5.9+22.2
7.6M. ØSTBERG14:14.5+2.0+24.2
(...)
Resultado Completo



GERAL:

1.1S. LOEBM53:28.00.00.0
2.2S. OGIERM53:28.9+0.9+0.9
3.3M. HIRVONENM54:28.7+59.8+1:00.7
4.37D. SORDO
54:36.0+7.3+1:08.0
5.52K. MEEKE
54:48.6+12.6+1:20.6
6.11P. SOLBERGM54:57.6+9.0+1:29.6
7.8K. RÄIKKÖNENM55:53.8+56.2+2:25.8
8.15H. SOLBERG
56:02.8+9.0+2:34.8
(...)
Resultado Completo

Vettel nem precisa mais vencer para ser bicampeão, diz amigo Raikkonen

Grande Prêmio

Campeão mundial de F1 em 2007, Kimi Raikkonen conquistou seu maior título na carreira na última corrida do ano, no GP do Brasil, quando surpreendeu o mundo do esporte ao se sagrar campeão de maneira bastante improvável, depois que a dupla da McLaren deixou escapar a vitória no circuito paulistano. Coincidentemente, na mesma temporada, estreava Sebastian Vettel, um de seus poucos amigos na F1. O nórdico, hoje no WRC, entende que o piloto da Red Bull só precisa administrar a grande vantagem perante os rivais para assegurar o bicampeonato.

Em entrevista ao diário finlandês ‘Turun Sanomat’ em Trier, na Alemanha, Kimi disse que o amigo alemão está tranquilo na temporada, faltando oito corridas para seu encerramento. “Provavelmente Vettel não precisará vencer mais nenhuma corrida para seguir líder até o final”, declarou o piloto da Ice 1 Racing no WRC.

Ainda sobre a F1, Raikkonen se mostrou totalmente contra as modificações adotadas pela categoria para aumentar o número de ultrapassagens, como a asa móvel traseira. “Isso não tem nada a ver com ultrapassagens reais”, esbravejou o nórdico. “Tudo o que precisa fazer é chegar perto, apertar um botão, e quem está à frente não poderá fazer nada a respeito. Pode ser bom para a TV, mas não é tão bom para os pilotos”, acrescentou.

Sobre seu futuro no WRC, mesmo depois de muita insistência, Kimi desconversou. “Não sei. Ainda que alguém me pergunte de cem maneiras diferentes, a resposta será sempre a mesma. Se eu não sei, então ninguém sabe”, afirmou.

No meio da temporada, Raikkonen cruzou o Atlântico para participar de provas da Truck Series e da Nationwide no circuito oval de Charlotte, e desde então, a imprensa europeia especula sobre seu futuro no automobilismo norte-americano. O finlandês, no entanto, reafirmou seu compromisso com o WRC, pelo menos até o final de 2011.

_________
Respostas bastante "Kimi Raikkonen", não?

Rali da Alemanha - Resultado das Baterias SS01, SS02 e SS03

Começou o Rali da Alemanha! Kimi teve problemas na SS2. Com isso, ele perdeu uma posição no Geral, mas já na SS3, a conseguiu de volta. Kimi tinha dito que não queria que chovesse, mas... Digamos que seu pedido não foi atendido. Go Kimi!

Veja abaixo os resultados das baterias:

SS1:

Comentários de Kimi: "Giramos na terceira curva. De alguma maneira, estava muito escorregadio."

1.
4J. LATVALA13:57.40.00.0
2.2S. OGIER13:58.9+1.5+1.5
3.1S. LOEB13:59.4+0.5+2.0
4.3M. HIRVONEN13:59.8+0.4+2.4
5.11P. SOLBERG14:04.1+4.3+6.7
6.37D. SORDO14:05.0+0.9+7.6
7.52K. MEEKE14:07.3+2.3+9.9
8.6M. ØSTBERG14:12.4+5.1+15.0
9.8K. RÄIKKÖNEN14:21.5+9.1+24.1
(...)
Resultado Completo

SS2:

Essa foi a bateria mais atingida pela chuva.

Kimi Raikkonen: "Giramos no segundo estágio na primeira curva, os pneus estavam muito duro."

1.2S. OGIER13:18.90.00.0
2.1S. LOEB13:19.7+0.8+0.8
3.3M. HIRVONEN13:50.5+30.8+31.6
4.4J. LATVALA13:59.5+9.0+40.6
5.37D. SORDO14:03.0+3.5+44.1
6.52K. MEEKE14:10.4+7.4+51.5
7.22O. TÄNAK14:10.40.0+51.5
8.6M. ØSTBERG14:18.0+7.6+59.1
9.11P. SOLBERG14:22.2+4.2+1:03.3
10.15H. SOLBERG14:22.5+0.3+1:03.6
11.14P. VAN MERKSTEIJN14:23.3+0.8+1:04.4
12.24B. SOUSA14:23.4+0.1+1:04.5
13.27H. GASSNER JR14:23.8+0.4+1:04.9
14.25J. HÄNNINEN14:24.8+1.0+1:05.9
15.17A. ARAÚJO14:25.3+0.5+1:06.4
16.9D. KUIPERS14:30.0+4.7+1:11.1
17.16A. BURKART14:32.5+2.5+1:13.6
18.20H. WEIJS JR.14:32.7+0.2+1:13.8
19.8K. RÄIKKÖNEN14:34.3+1.6+1:15.4
(...)
Resultado Completo


SS3:

1.1S. LOEB12:15.10.00.0
2.3M. HIRVONEN12:19.1+4.0+4.0
3.2S. OGIER12:20.8+1.7+5.7
4.37D. SORDO12:21.8+1.0+6.7
5.11P. SOLBERG12:24.7+2.9+9.6
6.52K. MEEKE12:27.0+2.3+11.9
7.17A. ARAÚJO12:44.9+17.9+29.8
8.8K. RÄIKKÖNEN12:45.5+0.6+30.4
(...)
Resultado Completo


Geral (após 3 baterias):

1.1S. LOEBM39:34.20.00.0
2.2S. OGIERM39:38.6+4.4+4.4
3.3M. HIRVONENM40:09.4+30.8+35.2
4.37D. SORDO
40:29.8+20.4+55.6
5.52K. MEEKE
40:44.7+14.9+1:10.5
6.11P. SOLBERGM40:51.0+6.3+1:16.8
7.4J. LATVALAM41:35.0+44.0+2:00.8
8.15H. SOLBERG
41:37.6+2.6+2:03.4
9.8K. RÄIKKÖNENM41:41.3+3.7+2:07.1
10.9D. KUIPERSM41:45.8+4.5+2:11.6
(...)
Resultado Completo

18 de agosto de 2011

Coluna Kimi Raikkonen - Pré Rali Alemanha - Tradução

A Alemanha é um rali bastante complicado. Vamos ver como será. Tenho boas vibrações vindas do último ano e espero que possamos melhorar na segunda vez, do jeito que esse ano caminha.

Quanto antes você começar, mais fácil será. Quanto mais atrás você está, mais lixo haverá na estrada.

Agora, nós estamos no asfalto pela primeira vez, depois de vários ralis no cascalho. Tivemos um teste depois de Jyskälä. Nós poderíamos ter testado um pouco mais, tentado coisas que nós poderíamos usar durante o Rali. Breve, veremos como serão as coisas.

Tudo é mais fácil quando sabemos o que esperar. Não houve mais do que dois estágios mudados. Eles tiraram cerca de 10 km da bateria super longa, que agora tem cerca de 35 km.

No último ano, fomos bem até o último dia, onde cometi alguns erros e perdemos nossa posição.

Agora vamos tentar melhorar, não fazer nenhum erro e conseguir tempos tão próximos quanto os que conseguimos em Jyskälä.

Esperamos que, dessa vez, o clima fique bom. Seria muito bom se, desde o começo, não tivéssemos que correr sobre chuva com esse carro. A estrada fica muito escorregadia se a água começa a cair sobre ela.

Eles falam sobre asfalto, mas eu acho que estamos dirigindo mais sobre concreto nesse rali. É uma estrada decente, mas, em alguns lugares, há algo completamente diferente de uma superfície de asfalto limpo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP