31 de janeiro de 2010
Räikkönen está satisfeito com seu desempenho no rali
Após derrubar uma árvore no primeiro dia do Rali do Ártico, Kimi Räikkönen não encontrou dificuldades para concluir sua participação na prova.
O piloto declarou que ficou contente com sua estreia com o carro da equipe Citroën junior. Apesar da prova não fazer mais parte do calendário do WRC (Campeonato Mundiald e Rali), que inicia no dia 14 de fevereiro, na Suécia.
"As coisas não foram exatamente do melhor modo, como na segunda fase. Mas felizmente não houve prejuízos mecânicos e pude continuar no rali”, disse Räikkönen sobre o incidente que teve no primeiro dia de prova..
"A partir daí, ficou bem melhor para mim e nós fomos muito mais consistentes. Agora temos alguns quilômetros na bagagem, o que é vital para continuar a entender o C4”, acrescentou.
“Além de estar satisfeito com nosso desempenho, também fiquei satisfeito pela maneira como trabalhamos com a equipe. Desenvolvemos o nosso acerto na direção certa e agora vamos continuar nosso trabalho para garantir que quando formos para a Suécia, estejamos na posição mais forte possível", encerrou.
O 'outro' Raikkonen
Kimi não foi o único Raikkonen a fazer as paragonas deste Rali do Àrtico, já que presente esteve também o seu irmão Rami, que esteve aos comandos do Fiat Abarth S2000 com que o ex-piloto da Ferrari guiou o ano passado no Rali da Finlândia.
Como quem sai aos 'seus' não degenera, Rami Raikkonen não evitou uma aparatosa saída de estrada, ao capotar o 'pobre' Punto, que só nas mãos dos Raikkonen já 'rolou' várias vezes: "Estava a utilizar as notas de andamento do Kimi , que participou o ano passado nesta prova, mas havia um erro e capotei três vezes.", referiu o 'segundo' Raikkonen que de acordo com o que revelou o seu irmão em entrevista há algum tempo, Rami poderia ter sido um grande piloto se tem continuado a sua carreira nos automóveis, pois houve uma altura que Rami lutava, nos ralis finlandeses, segundo a segundo com um certo Senhor chamado...Mikko Hirvonen.
Mas o capotanço nem sequer foi o mais complicado nesta prova para o desafortunado finlandês, já que no acidente o pára-brisas do Fiat 'foi-se' e a dupla teve de guiar 100km sem ele e com temperaturas de 20 graus negativos lá fora...e lá dentro.
O Conselho Mundial de Esportes a Motor reunido em Paris adotou uma série de decisões relativas Campeonato Mundial de Rally.
Motores
A FIA ha confirmau a introdução dos motores turbo 1600cc no Mundial WRC para o próximo año, antecipando seu uso em uma temporada e permitir aos construtores "trabalhar com os mesmos motores dos carros que estão à venda para o público"."
Formato dos rallys
Os organizadores dos rallys terão uma maior flexibilidade para estruturar sua prova, implicando que o rali poderá mudar de destino se os organizadores acreditem que será benéfico. Apartir de 2010, os rallys poderão durar de dois a um máximo de quatro dias , finalizando no sábado ou domingo à tarde.A combinação de vários tipos de superfície estará autorizada nas provas, tal como vimos no Chipre, onde no primeiro dia se competiu sobre asfalto antes de passar para a terra nas duas últimas etapas.
Cabe destacar que a FIA oferece agora muito mais liberdade aos organizadores na hora de escolher diferentes tipos de superficie, já que inclusive se poderá mesclar diferentes tipos de terreno numa mesma especial.
Copa WRC
Também, em 2010 se criarpa a nova “Copa WRC” para Super 2000 dentro do campeonato. As equipes deverão registrar-se e disputar pelo menos sete etapas, incluindo uma fora da Europa. Nos próximos dias os organizadores darão a conhecer os requisitos para a inscrição.
Texto:Imprensa Citroen
Tradução:CronoSpeed
Finlandês agenciado por Hakkinen é novo testador da Williams
Nove anos após sua aposentadoria, o nome de Mika Hakkinen, mesmo que indiretamente, voltou a estar relacionado à Fórmula 1. Piloto agenciado pelo bicampeão mundial, o também finlandês Valtteri Bottas assinou contrato como testador da Williams para a próxima temporada.
Afastado das pistas desde 2001, Hakkinen iniciou carreira como empresário em novembro de 2008. Menos de um ano e meio depois, já conseguiu colocar um "pupilo" na Fórmula 1.
"Este é um ótimo modo para começar 2010", afirmou Bottas, dizendo-se "honrado" pelo contrato assinado com "um dos times mais representativos do esporte".
Finlandês assim como seu agente famoso, o jovem tem apenas 20 anos e se destacou ao ser terceiro colocado do último campeonato de Fórmula 3 Europeia.
"O currículo de Valtteri é muito impressionante, e esperamos que essa vaga em nossa escuderia ajude em seu desenvolvimento", disse Frank Williams.
Vencedor de duas categorias da Fórmula Renault em 2008, Bottas seguirá na F-3 Europeia neste ano, mesmo porque os testes na elite do automobilismo mundial atualmente são limitados.
"Esta oportunidade me dá ainda mais energia para melhorar e atingir minhas metas futuras - a principal é ser campeão mundial um dia", afirmou o piloto, que deve dividir alguns dos treinamentos coletivos de fevereiro com a dupla titular da Williams, Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg.
Kimi Räikkönen impressiona em segundo dia no Rali do Ártico, mas fica longe do líder
O piloto finlandês Kimi Räikkönen, campeão de Fórmula 1 na temporada 2007 pela Ferrari, teve um desempenho impressionante em seu segundo dia pilotando no Rali do Ártico, mas não conseguiu superar a desvantagem por um erro cometido anteriormente e encerrou bem atrás do vencedor espanhol Dani Sordo.
Räikkönen perdeu mais de 30 minutos na sexta-feira após escapar do trajeto e precisar fazer reparos em seu Citröen, mas ainda assim conseguiu o segundo melhor tempo em nove etapas do segundo dia de corrida.
Sordo venceu todas as etapas ao terminar com 1h38min29s1, enquanto Kosti Katajaamaki ficou em segundo na classificação geral após ficar 6min7s7 atrás do piloto espanhol. O evento foi encurtado de 12 para 11 etapas devido ao equipamento de cronometragem não ter bom funcionamento com a temperatura extremamente baixa.
Kimi Räikkönen, que vai competir no Campeonato Mundial de Rali (WRC, sigla em inglês) neste ano depois de deixar a equipe Ferrari na Fórmula 1, usou a corrida como preparação para a primeira etapa do WRC, que ocorrerá em fevereiro na Suécia.
"Viemos aqui para aprender. Cometemos alguns erros aqui, então não tivemos o que fazer depois. Na Suécia eu posso certamente pressionar mais forte o acelerador", afirmou Räikkönen após a etapa deste sábado.
Steve Robertson, que cuida da carreira do piloto finlandês não descarta um retorno à Fórmula 1 antes do final deste ano se abrir vaga em uma boa equipe da categoria.
"Ele vai esperar até o meio da temporada e ver como trabalhar. Vamos ver todas as opções na Fórmula 1, mas se ele gostar de pilotar no rali, vai continuar", afirmou Robertson em entrevista à emissora MTV3.
30 de janeiro de 2010
Fotos e mais...
Mais Fotos> Link!
__________________________________________________
Coisas Fofas...
Créditos: MTV3/ The Iceman Brasil/ Nicole - The Icegirls
No gelado clima de Rovaniemi, Kimi mostrou seu lado ‘fofo’ e fez um pequeno fã feliz para sempre. Durante a parada para manutenção um pequeno fã foi destemido pedir a uma estrela mundial seu autografo em um pequeno pedaço de papel.
Kimi abriu a janela lateral e pegou o papel do pequeno fã e rabiscou seu precioso autografo.
Video: Kimi recebe troféu pelo 2° lugar na classe A18
Fotos:
Link Album 1 -Mais Pics... (nas últimas páginas, ;))
Link Album 2 - Mais Pics... Tive que criar outro álbum porque o máximo é 100 fotos
Dani Sordo vence; Kimi Raikkonen melhora andamento
Mas o interesse do rali esteve no ex-piloto de Fórmula 1, Kimi Raikkonen, noutro Citroën C4 WRC. O finlandês terminou em segundo na primeira especial, apenas atrás de Sordo, mas saiu de estrada e perdeu meia hora na segunda especial, comprometendo as hipóteses de um bom resultado final.
À televisão do seu país, Raikkonen explicou que saiu de estrada devido a um erro nas notas ditadas pelo seu co-piloto, Kaj Lindstrom: "Fomos directos a uma árvore tão grossa como uma perna. Mas, essa foi uma das razões pela qual viemos até aqui, para descobrir neste evento todos os problemas que podemos resolver para o futuro", afirmou o finlandês.
"Tivemos vários outros problemas: as nossas luzes não estavam bem montadas para os troços à noite e falhámos uma intersecção. No primeiro dia, percebemos que éramos cerca de um segundo por quilómetro mais lentos do que o meu companheiro de equipa, Dani Sordo", completou Kimi, que acabou por efectuar alguns tempos bastante apreciáveis ao longo da competição. Tanto que, se no primeiro dia Raikkonen confessava perder um segundo por quilómetro para Sordo, Lindstrom garantiu no segundo que essa diferença já havia sido reduzida para 0,9s.
"O Kimi já identificou a razão para essa diferença. Isso é um alívio, pelo que não estamos preocupados. Tem tudo a ver com a maneira como o carro está afinado de forma a dar confiança ao Kimi. Depois, há questões como a consistência da travagem nos locais certos. Neste momento ele ainda trava muito cedo", referiu o navegador de Raikkonen. O campeão do mundo de Fórmula 1 em 2007 acabou por finalizar o rali, mas muito atrasado na tabela.
Mas houve outro Raikkonen nas notícias, já que o seu irmão Rami também participou, ao volante do Abarth Grande Punto S2000 que Kimi pilotou no Rali da Finlândia de 2009 mas, tal como o seu irmão, também acabou por ser protagonista de um violento despiste: "Estava a usar as notas do Kimi do ano passado (quando este último participou no rali em 2009) mas havia um erro", afirmou o piloto cujo carro capotou três vezes. À custa disso, e apesar de ter continuado, um dos seus maiores problemas foi ter feito cerca de 100 quilómetros sem o pára-brisas quando as temperaturas exteriores rondavam os 20 graus negativos.
Martin Holmes
1 Sordo/Marti Citroen C4WRC 1h38m29.1s
2 Katajamaki/Hirvijarvi Mitsubishi Evo X 1h44m36.8s
3 Miettinen/Lukka Skoda Fabia S2000 1h45m45.2
4 Salo/Stenberg Mitsubishi Evo X 1h46m36.0s
5 Sohlberg/Flythstrom Subaru Impreza1h47m41.4s
6 Vihavainen/Piira Mitsubishi Evo IX1h48.09.7s
58 Kimi Raikkonen/Lindstrom Citroen C4 WRC 2h15m08.0s
64 Rami Raikkonen/Ronnberg Fiat Grande Punto S2000
Engenheiro de corrida Cedric Mazenq elogia trabalho minucioso de Raikkonen
O engenheiro de corrida de Kimi Raikkonen na equipe Citroën Junior , Cedric Mazenq ficou agradecido pelo minucioso trabalho feito por Kimi no que diz respeito a criação do carro de ralli.
Raikkonen está acostumado com os detalhes minuciosas nos acertos nos f1.
- Ele vê muitos detalhes, porque ele fazia este trabalho detalhado na F1. Ele pode ajudar a equipe a melhorar o carro, disse Mazenq a MTV3.A equipe Citroën ofereceu diversas configurações diferentes para o Artic Rally que Raikkonen podesse tentar, assim começar a experimentar que tipo de configurações se encaixariam para ele.
- Este rally foi um teste para o Kimi. É uma continuação dos testes iniciados semana passada em Jyväskylä. O objetivo deste rally foi encontrar as configurações, que ele poderá usar no rally da Suécia, disse Mazenq.O objetivo do Artic Rally era fazer um carro para que o Kimi podesse pilotar o mais facilmente possivel.
- Para ele, a coisa mais importante no ínicio é que ele aprenda a confiar no carro. Este é um mundo totalmente novo para ele. Faremos o nosso melhor para ajudá-lo a aprender sobre o carro, as notas e o ritmo. Há muitas diferenças entre Rally e F1, mas ele está com uma mente aberta, disse Mazenq.
Räikkönen: O ritmo melhora quando o carro está em ordem
Fonte: She Wolf Planet F1 Fórum
Tradução: By me, Carol
Agradecimentos: Arleth
Kimi Räikkönen assegura que ele terá um melhor ritmo nos próximos ralis da WRC da maneira que ele quer.
- O carro ainda não está da maneira que eu quero. É bastante difícil em algumas partes, Kimi disse para a MTV3.
Räikkönen perdeu 0,9 seconds por quiômetros para Sordo que ganhou o rali.
-Nós conseguiremos fazer o carro ser da maneira que nós queremos e assim será completamente fácil ir rápido. Eu não acho que será terrivelmente difícil dirigir rápido quando eu mesmo sei que não está indo da maneira que eu quero que ele vá.
- O carro estava em um ritmo OK quando nós não dirigimos muito. Se este é o quinto rali para mim não é alguma coisa que você deveria pensar a respeito. Eu aprendi muito. É fácil ir para o próxima corrida. Com certeza dirigir fora nunca é bom mais eles sempre chegarão. O objetivo principal era que nós conseguíssemos dirigir e trazer alguns quilômetros para nós. Não importa se nós tivemos uma posição ruim, Kimi disse.
MTV3 – Jani Merimaa ja Anette Latva-Piikkilä, Rovaniemi
Arctic Rally 2010: Sordo ganha, Raikkonen impressiona
Tradução: By Me, Carol
Fonte:Rally Buzz
Esta era a primeira competição de Raikkonen com a Citroen C4 WRC e , se não tivesse batido ontem, ele teria terminado 6 minutos atrás de Sordo.
O Co-piloto de Raikkonen, Kaj Lindstrom, comentou depois da SS9: "A Diferença de Dani está agora 0.9 segundos por quilômetro."
"Nós sabemos de onde as diferenças vem, portanto é um alívio. Você está indo rápido, mas maldição você ainda está atrás, o que seria preocupante."
"Nós ainda estamos ajustando o carro, então Kimi ainda não sabe 100% de como o carro se comporta. Ele abala da maneira que nós entramos em certos trechos. Há algum início de frenagem nos lugares com sombra porque nós não queremos fazer qualquer coisa estúpida. Daí as diferanças de tempo falcilmente vem. As notas irão melhorar, uma vez que, nós vemos o quão rápido podemos ir com o carro em certos lugares." Lindstrom acrescentou para a MTV3.
Arctic Lapland Rally resultados 2010:
1. Sordo (C4 WRC) 1:38:29,1
2. Katajamäki (Evo X) +6:07,7
3. Miettinen (Fabia S2000) +7:16,1
4. J. Salo (Evo X) +8:06,9
5. Sohlberg (Impreza STI) +9:12,3
6. Vihavainen (Evo IX) +9:40,6
7. Alanen (Evo IX) +9:44,5
8. Luostarinen (Evo IX) +9:48,9
9. Ketomäki (Evo X) +10:45,8
10. Ipatti (Evo IX) +10:46,9
E o Kimi...
58.( 3)Kimi Räikkönen A18 2:15:08,0* 36:38,9 1:17,2
(...)
64.( 45)Rami Räikkönen SM1 2:21:29,5 43:00,4 0:07,0
Resultado da Décima Segunda Bateria
1.( 1)Dani Sordo A18 13:39,4
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 14:06,8 0:27,4
(...)
25.( 45)Rami Räikkönen SM1 15:34,9 1:55,5
Resultado Completo
Geral: ----
Resultado da Décima Primeira Bateria
1.( 1)Dani Sordo A18 7:04,0
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 7:16,2 0:12,2
(...)
33.( 45)Rami Räikkönen SM1 8:13,4 1:09,4
Resultado Completo
Geral: -----
Décima Bateria (SS)
1.( 1)Dani Sordo A18 7:19,8
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 7:34,0 0:14,2
(...)
29.( 45)Rami Räikkönen SM1 8:24,5 1:04,7
Resultado Completo
Geral:
65.( 3)Kimi Räikkönen A18 1:53:45,0* 35:59,3 0:29,3
(...)
69.( 45)Rami Räikkönen SM1 1:57:41,2 39:55,5 1:16,4
Rami brinca e afirma que seu acidente foi culpa do Kimi !
Rami Räikkönen dirigia o Punto e as com as notas do Kimi.
- "Essa foram as notas do ano passado, esquerda 6. E não era esquerda 6. Eu fui um pouco otimista indo para esquerda 6", comentou Rami nessa sexta-feira.
- "Agora o Kimi pode se culpar pelo carro estar em forma", brincou Rami.
FIAT de Rami capotou três vezes (ontem)
Fonte: MTV3 – Thanks: KRF: YSP / Tradução: The Iceman Brasil - do Team
Nona Bateria (SS)
1.( 1)Dani Sordo A18 2:39,1
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 2:44,2 0:05,1
(...)
8.( 45)Rami Räikkönen SM1 2:55,1 0:16,0
Resultado Completo
Geral:
69.( 3)Kimi Räikkönen A18 1:46:11,0* 35:45,1 0:03,7
(...)
73.( 45)Rami Räikkönen SM1 1:49:16,7 38:50,8 1:35,3
Oitava Bateria (SS)
1.( 1)Dani Sordo A18 14:07,6
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 14:35,0 0:27,4
(...)
19.( 45)Rami Räikkönen SM1 15:58,9 1:51,3
Resultado Completo
Geral:
71.( 3)Kimi Räikkönen A18 1:43:26,8* 35:40,0 0:23,3
(...)
75.( 45)Rami Räikkönen SM1 1:46:21,6 38:34,8 1:53,3
Sétima Bateria (SS)
1.( 1)Dani Sordo A18 12:53,5
2.(101)Ott Tänak A18 13:10,0 0:16,5
3.( 3)Kimi Räikkönen A18 13:18,5 0:25,0
(...)
27.( 45)Rami Räikkönen SM1 14:40,9 1:47,4
Resultado Completo
Geral:
82.( 3)Kimi Räikkönen A18 1:28:51,8* 35:12,6 1:26,6
83.( 45)Rami Räikkönen SM1 1:30:22,7 36:43,5 1:30,9
Artic Lapland 2010: Kimi Raikkonen assumiu a culpa pelo erro na segunda especial.
Fonte: KR Nicole Forum
Tradução: Lela
- Eu ouvi uma nota errada e fomos parar em um banco de neve por causa disto. Admitiu Raikkonen a Mtv3.
O erro custou a Kimi cerca de meia hora.
- Havia uma árvore, quase tão grossa quanto uma perna, e batemos contra ela. Essas coisas acontecem. É por isso que vinhemos aqui para errar e aprender com isso. Assim não cometeremos os mesmos erros nas próximas corridas, disse Raikkonen.
No trecho mais escuro Raikkonen teve problemas com a pouca visibilidade.
- Foi dificil porque estava nevando e eu não vi bem. Nossas luzes estavam um pouco alta demais.
- Em uma especial saimos um pouco demais em um cruzamentos e tivemos que voltar.
Raikkonen foi cerca de um segundo mais lento do que Dani Sordo nas etapas sem problemas.
- Estou parecendo uma bomba com tanta agitação, é isso e aquilo, mas os tempos estão consideravelmente Ok. Acho que vamos começar ir mais forte. Eu provavelmente poderia ir mais rápido se eu estivesse levando muito a sério, mas o principal objetico é aprender todas as diferentes situações. Nós podemoa destruir este carro agora,disse Kimi.
29 de janeiro de 2010
Resultado Geral...
(...)
71.( 3)Kimi Räikkönen A18 1:14:23,3* 33:37,6 12:31,2
Resultado Completo
Fotos Gigantes!!!!
Resultado da Sexta SS
1.( 1)Dani Sordo A18 2:47,5
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 2:52,9 0:05,4
Video e Tradução: Press Conference
Tradução para Português: By me, Carol
Fonte: Kimi Raikkonen Space
Entrevistador(I): Kimi Räikkönen, primeira corrida de sua carreira no WRC , seja honesto, você está nervoso?
Kimi (KR): Eu não sei. Eu não estou nervoso, mas com certeza você realmente não sabe o que esperar. Eu tenho testado com uma pequena parte de de equipamento diferente. É divertido ver como nós faremos.
I: Havia peritos especulanto muito sobre o que Kimi poderia alcançar, mas o que o piloto diz para si mesmo?
KR: Bem eu não tenho qualquer informação sobre isto nós não somos pilotos que correm todos contra todos. Hoje nós dirigimos com Sordo , mas ainda há muito a ser aprendido, principalmente fazendo anotações e ouvir notas.
KR: (ri) Bem vamos ver, como eu disse é bastante difícil prever qualquer coisa. Não tenho muita esperiência com este carro, no último ano tive pequenas passagens mas elas não estão no topo da memória. Vamos ver o que acontece e vamos tentar ficar na estrada e conseguir quilômetros abaixo para melhorar o ritmo.
I: Sebastien Loeb mencionou que Kimi Raikkonen em 2011 como seu companheiro de equipe seria uma alternativa interessante. Como você se sente?
KR: (risos) Bem é inútil pensar no que acontecerá no próximo ano quando nós não temos qualquer quilômetros de corridas ainda e há tempo para acontecer todos tipos de coisas dentro deste ano. Mas como eu disse vamos fazer nosso melhor e daremos algum tipo de direção sobre o que acontecerá no próximo ano.
Video
Créditos: Arli - The Iceman Brasil
Resultado da Quinta SS
1.( 1)Dani Sordo A18 13:34,6
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 14:00,0 0:25,4
(...)
39.( 45)Rami Räikkönen SM1 39:48,8 26:14,2
Resultado Completo
Resultado Geral:
1.( 1)Dani Sordo A18 38:58,2*
(...)
73.( 45)Rami Räikkönen SM1 1:07:46,5 28:48,3 19:02,2
74.( 3)Kimi Räikkönen A18 1:11:30,4* 32:32,2 3:43,9
Resultado da Quarta SS
Fonte: The Iceman Brasil
Kimi continua!!!
Resultado Terceira SS:
Percurso: 14.73 km
1.( 1)Dani Sordo A18 7:13,2
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 7:25,9 0:12,7
(...)
24.( 45)Rami Räikkönen SM1 8:19,4 1:06,2
Resultado Completo
Kimi Raikkonen bate na SS2 do Rally do Ártico
Fonte: Mundo Rally
O piloto da Red Bull perdeu o controle do seu Citroen C4 WRC em uma curva para a direita na SS2 e bateu em uma árvore. Espera-se que ele e seu navegador Kaj Lindstrom passam retornar ao rally amanhã como Super Rally.
Raikkonen começou muito bem o Rally do Ártico, primeira competição com o C4 WRC, marcando um tempo apenas 5 segundos a menos que o piloto da equipe Citroen Total World Rally Team Dani Sordo, na especial que abriu o rally, com 11,24 km.
Um membro da organização do Rally do Ártico disse: “Pelo que ouvimos, Kimi bateu em uma árvore. Temos que esperar e ver qual foi o prejuízo do carro".
"Talvez seja possível que eles voltem amanhã - esperamos que sim".
Räikkönen derruba árvore em sua estreia na Citroën
Fonte: Amigos da Velocidade
Certamente não foi a estreia que Kimi Räikkönen esperava. O piloto finlandês sofreu um acidente no seu primeiro rali oficial com a equipe Citroën. No segundo estágio do Rally do Ártico, que começou nesta 6ª-feira, Kimi perdeu o controle do carro e bateu forte.
O modelo C4 WRC atingiu uma árvore e, de acordo com testemunhas no local, a derrubou. Nem Räikkönen e nem seu co-piloto, Kaj Lindstrom, sofreram ferimentos. Mas o carro ficou bastante danificado no acidente.
"Temos que esperar e ver os reais danos no carro", declarou um membro da organização do Rally do Ártico. "Talvez consigam voltar à competição amanhã. Assim esperamos", disse. O carro de Kimi já está no parque de trabalho sendo consertado.
O Rally do Ártico acontece na Finlândia e termina nesse sábado (30). A prova não é válida pelo WRC - competição onde Räikkönen estará em 2010. Mas serve de preparação para o ex-piloto da Ferrari assim como para o desenvolvimento do modelo C4.
ATUALIZADO: De acordo com o site MTV3, Kimi foi autorizado a continuar a competir ainda nesta sexta-feira. Ele continua ao serviço após uma pausa em 16,02.
_____________
Assim, na segunda SS, Kimi ficou em último por não ter completado a prova. Dani Sordo ficou em 1° e Rami em 24°.
1.( 1)Dani Sordo A18 10:56,9
(...)
24.( 45)Rami Räikkönen SM1 12:42,8 1:45,9
(...)
70.( 3)Kimi Räikkönen A18 42:15,5 31:18,6
Resultado Completo
Imagens:
Primeira SS
Isso mesmo, nosso Iceman aparece em 2° lugar na Primeira SS.
O irmão de Kimi, Rami Räikkönen está em 23°.
Percurso: 11.27 km
EK 1
1.( 1)Dani Sordo A18 6:13,5
2.( 3)Kimi Räikkönen A18 6:19,0 0:05,5
3.(101)Ott Tänak A18 6:23,4 0:09,9
(...)
23.( 45)Rami Räikkönen SM1 6:55,5 0:42,0
Confira o resultado completo> Link!
Agradecimento: A Arli que me passou o link dos resultados
Raikkonen afirma que Rali do Ártico será apenas aprendizagem
Kimi Raikkonen insistiu em dizer que não possui nenhum objetivo particular para o primeiro desafio do ano, o Rali do Ártico, que acontece neste final de semana. O finlandês, que trocou a F1 pelo Mundial de Rali para esta temporada, realizou nesta quinta-feira (28) o shakedown do Citroën C4 WRC.
O campeão de 2007 pela Ferrari vai usar a primeira etapa do campeonato finlandês de rali como forma de teste para a rodada inaugural do WRC, que será disputada na Suécia, daqui a 15 dias. Daniel Sordo, piloto da equipe oficial da montadora francesa, também vai participar do evento, com o objetivo de ajudar na adaptação de Kimi.
"Não tenho nenhuma meta específico", afirmou Raikkonen. "Isso servirá apenas como aprendizagem. Vamos pilotar e ver como estamos. Há muitas coisas para descobrir", explicou o piloto, que não enfrentou problemas durante o teste de verificação do carro gaulês.
DNA volta a patrocinar Kimi
A empresa e Kimi Räikkönen tiveram um contrato há alguns anos atrás, a empresa o apoiou quando ele entrou para F1 com a Sauber.
A cooperação vai começar em Tunturi e vai continuar durante toda a temporada do WRC 2010.
- Com Kimi e sua nova carreira no Rally, para DNA isso tem um dos mais significativos valores, resumisse isso em - coragem. É natural voltar a trabalhar com Kimi já que o apoiamos no inicio na Sauber. O rally tem também uma posição forte nos corações dos finlandeses, e sendo assim tantas pessoas e a categoria tem uma escolha natural pela DNA, comenta o gerente de marketing Erik Sylvestersson.
Agradecimento: Nicole / Créditos: TS / Rovaniemi / Tradução: The Iceman Brasil - do Team
28 de janeiro de 2010
Dani Sordo mostra o ritmo do WRC para o Kimi
- O mundo vai ficar louco com isso tudo - resume o chefe Heikki Poranen.
Na quarta-feira uma nevasca praticamente colocou os organizadores contra a parede. No entanto, Raikkonen e Kaj Lindstrom conseguiram terminar o trabalho que era fazer as notas.
Assim como no ano passado todos os quartos dos hoteis estão alugados desde o começode dezembro. No ano passado o ALR contou com a presença de mais de 10 000 espectadores.
O primeiro Rally oficial de Kimi Raikkonen como um piloto de Rally esta despertando o interesse de todo o mundo do automobilsmo.
Räikkönen e Lindström tiveram a chance de testar o carro Citroen C4 WRC por três dias e eles forma com tudo em cerca de 400 km.
- É claro que não existem treinos demais para Kimi nesse momento da sua carreira dele. Nós temos uma boa sensação sobre o carro. Nós apreendemos muit sobre o carro e vimos como trabalhar nos acertos. Temos que fazer ele se encaixar nas maõs de Kimi, e isso é a coisa principal, disse Lindstrom.
Räikkönen começou com as configurações básicas de Sebastien Loeb usou no Rally da Noruega em 2008 e e apardir dessas configurações eles as alteraram para com Raikkonen as queria.
- O Rally de Tunturi é apenas um treino para a Suécia. O motivo de irmos para Tunturi é que podemos testar bastante com esse carro e ver o que podemos realizar o comparando com o Fiat, afinal é o mesmo local, Lindström disse.
- Os testes foram sempre bom rali, mas a corrida em si vai educá-lo de uma forma completamente diferente. A maneira como pensamos em rally é completamente diferente da maneira como eles pensam na F1. Na F1 você aprende por meio de testes e praticar canto da pista única em cada uma determinada maneira. Em comício você tem que olhar para um compromisso em testes para que ele funcione corretamente em diferentes lugares e condições.
Dirigindo ao lado de Dani Sordo vai ser uma dificil comparação para Raikkonen
- O ritmo de Sordo vai mostar a velocidade que você tem no WRC. Dani geralmente é o 3º quando dois caras estão indo rapidos. É importante para nós conseguirmos a experiência de direção. No Rally vc tem que subir degrau por degrau, mas quando colocamos nossos capacetes vamos sempre fazer o nosso melhor.
Esse cara sabe como pilotar
Lindström sabe muito bem que tipo de homem Räikkonen é quando esta atras do volante
- Esse cara sabe como dirigir um carro.
Quando você tem carro de F1 com os poderes que Kimi tem, esses 350 HPs não são de um mundo diferente. Isso não vai ser um problema. Mas quando você não consegue lembrar de cada lugar no Rally, você tem que fazer as notas de ritmo e movimento de acordo com isso.
Então Kimi primeiro tem que:
a) aprender
b) compreender
c) dirigir de acordo com as notas
- Kimi vai fazer isso bem, mas ele ainda tem que descobrir como ele vai ter 100% de confiança antes do trabalho funcionar completamente, Lindström resumiu.
Turun Sanomat, Rovaniemi / Heikki Kulta
Fonte: Nicole e The Iceman Brasil/ Tradução: Thomas da LN e LN do Thomas [2]
Pequena entrevista...
Tradução: By Me, Carol
Turun Sanomat 28.1 2010 22:52:25
Na F1 você disse que sempre dirige por vitória. É possível isso no rali?
– Não e isto é certeza. Há ótimos pilotos lá e eles correm por muitos anos no rali. Como eu disse, você tem que aprender muito antes de você conseguir experiência e poder melhorar o seu ritmo, sabe Räikkönen.
Quais são sua expectativas para o rali da Suécia?
- Tudo é novo para mim e antes de tudo eu tenho que ser paciente. É difícil dizer o que esperar quando eu não corri com este carro. Vamos ver na Suécia como vai ser. É inútil dizer qualquer coisa quando há tantas coisas que podem dar errado, disse Raikkonen.
Um ano no rali não é um obstáculo para voltar a F1.
Tradução: By me, Carol
Você viu o novo Ferrari F-10 pela internet?
– Eu vi o carro. É duro dizer qualquer coisa baseada em fotos. Eu acredito que ele será testado na próxima semana. Vocês virão então. Olhei muito como olhei no ano passado também. Nada terrivelmente diferente, resumiu Raikkonen.
Você ainda tem de queimar para voltar para F1?
– Eu não tenho contrato para 2011. Com certeza muito depende do que acontece e onde acontece. Eu adivinho que eu tenho um longo ano pela frente e você nunca pode saber o que está vindo para acontecer.
Este ano será desperdiçado se você decidir voltar para a F1?
– Não é desperdiçado de qualquer maneira. Eu sempre faço meu melhor. Esta era a melhor opção para este ano. É por isso que eu dirijo no rali agora.
Turun Sanomat, Rovaniemi
Irmãos como concorrentes
Tradução: By me, Carol
Big brother Rami Räikkönen irá conduzir em Tunturi o carro que foi de Kimi, o Fiat Grande Punto Abarth. Agora, os irmãos competem em mesmos trajetos de rali pela primeira vez.
- Ainda é o meu carro, mas quando Rami queria tentar rali e já que ele tem feito isso como um passatempo por muito tempo, eu pensei, por que não?
Arctic Lapland Rally - Videos!!!
Se esse segundo não estiver funcionando, veja por aqui> Link!
Räikkönen: Sem nenhuma ideia da velocidade
Agradecimentos: Arleth!!!
Kimi Räikkönen não pode prever como ele se comportarar nas corridas nesta temporada com o carro C4 da Citroen
- Por enquanto não tenho nenhuma ideia de como será minha velocidade comparada com os outros, é dificil prever os resultados, disse Räikkönen a MTV3 na vespera do Artic Rally.
A primeira corrida de Räikkönen com seu carro nesta temporada começa nesta sexta feira em Rovaniemi.
- Estou um pouco tenso. Não pilotei nenhum metro de corrida neste carro. Conduzi em alguns testes, mas nunca pode-se saber porque não tem como comparar. Quando estou pilotando em uma estrada, não é muito dificil. Então quando vamos para as trilhas e precisamos conduzir na pista, fica mais dificil, admiti Kimi.
Räikkönen espera que os resultados venham com o decorrer da temporada.
- Tentaremos agora fazer boas corridas e aumentar a velocidade o máximo possivel. Tenho muito o que aprender e não adianta fazer alguma coisa muito estupida no inicio. Talvez é melhor falar depois algumas corridas. Então veremos onde nós estaremos e se poderemos irmos mais rapido em algum momento, disse Kimi.
Kimi: "Este será o ano mais dificil de minha Carreira"
Kimi Räikkönen já tem uma compreensãoo do que é mais dificil aprender quando se muda da Formula 1 para Rally.
- A pilotagem mesmo não é muito dificil. O mais dificil no Rally é fazer as notas exatamente certas, ouvir elas e confiar nelas.
- Quando nos aprendemos fazer e usar notas melhor, nos podemos aumentar a velocidade, continua Kimi.Räikkönen conhece a magnitude do desafio.
- Este será provavelmente o mais dificil ano na minha carreira nos motorsport.
Loeb crê em bom desempenho de Raikkonen no rali
Fonte: Tazio
Hexacampeão do WRC, o francês Sebastien Loeb depositou sua confiança no finlandês Kimi Raikkonen, que estreia competindo nos ralis neste ano, pela equipe júnior da Citroën. Para o campeão, o ex-piloto da Ferrari terá muito sucesso na categoria.
Raikkonen verá uma prévia do que deve ser o campeonato a partir desta sexta-feira, quando disputará algumas voltas junto com o co-piloto de Loeb, Dani Sordo, no Rali Ártico, que termina neste sábado.
"É difícil dizer como será sua performance. O que podemos analisar é o que ele fez no rali da Finlândia, no último ano, quando esteve perto do ritmo do Grupo N e isto é muito bom", disse Loeb.
"É fácil ver que ele tem capacidade para pilotar o carro, não há dúvidas de que ele é um bom piloto. Ele é finlandês, foi criado em superfícies escorregadias e tenho certeza de que já treinou muito nelas, então, é natural que ele vá bem, assim como os outros finlandeses."
O finlandês já testou um C4 da marca francesa por dois dias na última semana e terá o Rali Ártico, que inclui 12 estágios, para aprimorar sua pilotagem.
"Este rali é uma grande oportunidade para que eu trabalhe com a equipe em condições competitivas e continue aprendendo mais sobre o carro. Participei deste rali no último ano com Kaj [Lindstrom] e, como a rota é longa, penso que pode nos ajudar um pouco", afirmou Kimi.
WRC - Rally do Ártico será o palco do 1º duelo do ano entre Raikkonen e Sordo
28/01/10 09:59
Raikkonen e Sordo, ambos pilotos da Citroen, aproveitarão o Rally do Ártico como preparação para a primeira etapa do Mundial, na Suécia. O povo do 'Papai Noel' será testemunha neste final de semana do primeiro duelo do ano entre Kimi e Dani. Se a localidade finlandesa é conhecida mundialmente por ser a terra deste senhor gordinho e barbudo que distribui presentes no Natal, este rally concentrará a atenção do automobilismo, já que foi o cenário escolhido pelo ex-campeão de F1 e do espanhol para treinar para a primeira etapa da temporada 2010.
A duas semanas da etapa que inaugura o WRC, na Suécia, o Rally do Ártico é a oportunidade ideal para de Raikkonen comece a competir com seu novo Citroen C4 e Sordo some quilômetros sobre o piso que menos domina, a neve. Naquela região amanhece as 10 horas da manhã e anoitece as três horas da tarde, e as temperaturas rondam os 20° negativos. Condições semelhantes às do rally sueco.
O desafio está aí. Ninguém tem duvidas de que será o espanhol que irá ditar o ritmo em uma competição onde não participa nenhum outro carro do WRC, mas Kimi participou deste rally ano passado, por isso seu conhecimento pode ser uma arma contra Dani.
A lógica é que o espanhol está na frente, apesar de não ser seu terreno preferido, e a experiência tem muito valor no rallys, mas Dani tem muito mais tempo de vantagem sobre Kimi ao volante do C4. Ambos terão que cobrir um total de 214 km divididos em 12 especiais e dois dias que serão disputados amanhã, sexta-feira e no sábado.