Terra
O finlandês Kimi Raikkonen quer apagar a frustração do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 já neste fim de semana, com a disputa do GP do Canadá, em Montreal. O piloto da Lotus gosta do circuito e já venceu a prova local em 2005, quando ainda corria pela McLaren.
Em Monte Carlo, o finlandês fazia prova regular quando a poucas voltas do fim se envolveu em toque com o mexicano Sergio Pérez e teve um pneu furado. Ele foi aos boxes, caiu para último e fez impressionante final de corrida, conseguindo chegar na décima posição para marcar um ponto, mas viu Sebastian Vettel se distanciar na briga pelo Mundial.
"Você precisa de um carro com bom balanço no acerto de downforce e você não quer forçar muito os freios já que aqui há muitas freadas bastante agressivas. O estilo travado do circuito é algo que eu gosto bastante. A classificação é importante em todo circuito, mas não tão essencial como em Mônaco para conseguir um bom resultado. É difícil de ultrapassar, mas há um ou dois pontos de ultrapassagem", disse Raikkonen.
Com o resultado em Mônaco, o piloto finlandês ainda é o segundo colocado do Mundial de Fórmula 1, mas com 86 pontos na tabela - tem 21 de desvantagem para o alemão Sebastian Vettel. A terceira colocação é de Fernando Alonso, que tem 78.
Apesar de gostar do circuito de Montreal, Raikkonen apontou que é difícil prever um resultado para a corrida, principalmente porque as condições climáticas podem ter grande influência no desempenho dos pilotos.
"Muitas vezes a corrida tem sido uma loteria porque parece que muitas coisas a afetam. O clima pode mudar muito, algumas vezes os pneus ou a pista não funcionam muito bem, às vezes há muitos safety cars ou outro piloto te acerta por trás quando você está parado com o sinal vermelho".
5 de junho de 2013
3 de junho de 2013
Vettel: "Você não faz amigos de verdade na F-1."
Superesportes
Em entrevistas recentes, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen exaltaram a amizade que construíram nos boxes da Fórmula 1. A possibilidade da dupla formar parceria na Red Bull em 2014, entretanto, levou o alemão a desconversar e minimizar a relação com o piloto da Lotus.
“Kimi é genial, veloz e sempre será um candidato (a ocupar um carro da Red Bull). Eu me dou muito bem com ele, mas não sei se isso é realista”, afirma o tricampeão em entrevista ao site alemão Welt am Sonntag.
Apesar dos elogios, Vettel ressaltou que a imprensa exagera quando aborda a proximidade entre ele e Raikkonen. “Nós nos vemos nas corridas quando o tempo permite, já que somos simples, diretos e honestos. Nos damos bem juntos, mas você não faz amigos de verdade na F-1”, explica.
Segundo Vettel, a mídia também abordava de maneira errada o modo como agia em pista. Sempre taxado como bem-humorado e tranquilo, o alemão desrespeitou ordem da Red Bull e ultrapassou Mark Webber, que acatou o pedido da equipe e vinha mais lento em pista. Depois do ocorrido, o tricampeão ainda disparou publicamente contra o companheiro de equipe.
“A imagem que existia de mim antes daquele dia estava simplesmente errada. A Malásia abriu os olhos de muitos em relação a isso. Se há algo desagradável a ser discutido, eu sempre faço isso. Geralmente na presença daqueles que realmente precisam ouvir, não das pessoas sentadas diante da televisão. Desta vez, foi diferente”, conclui.
Em entrevistas recentes, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen exaltaram a amizade que construíram nos boxes da Fórmula 1. A possibilidade da dupla formar parceria na Red Bull em 2014, entretanto, levou o alemão a desconversar e minimizar a relação com o piloto da Lotus.
“Kimi é genial, veloz e sempre será um candidato (a ocupar um carro da Red Bull). Eu me dou muito bem com ele, mas não sei se isso é realista”, afirma o tricampeão em entrevista ao site alemão Welt am Sonntag.
Apesar dos elogios, Vettel ressaltou que a imprensa exagera quando aborda a proximidade entre ele e Raikkonen. “Nós nos vemos nas corridas quando o tempo permite, já que somos simples, diretos e honestos. Nos damos bem juntos, mas você não faz amigos de verdade na F-1”, explica.
Segundo Vettel, a mídia também abordava de maneira errada o modo como agia em pista. Sempre taxado como bem-humorado e tranquilo, o alemão desrespeitou ordem da Red Bull e ultrapassou Mark Webber, que acatou o pedido da equipe e vinha mais lento em pista. Depois do ocorrido, o tricampeão ainda disparou publicamente contra o companheiro de equipe.
“A imagem que existia de mim antes daquele dia estava simplesmente errada. A Malásia abriu os olhos de muitos em relação a isso. Se há algo desagradável a ser discutido, eu sempre faço isso. Geralmente na presença daqueles que realmente precisam ouvir, não das pessoas sentadas diante da televisão. Desta vez, foi diferente”, conclui.
28 de maio de 2013
26 de maio de 2013
Videos: Entrevista após corrida, Daft Punk e Kimi contra o guarda-chuva!
Kimi: "Nós deveríamos dar um soco na cara dele..."
Daft Punk, Kimi e Grosjean:
Kimi vs o guarda-chuva:
Daft Punk, Kimi e Grosjean:
Kimi vs o guarda-chuva:
Kimi Raikkonen: "Ele [Perez] obviamente não faz ideia do que ele está falando."
LotusF1Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
O RESULTADO DE HOJE PARECE RESUMIR SEU FIM DE SEMANA AQUI EM MÔNACO...
KR: Claro, não foi a rodada mais fácil da temporada, mas o carro estava bom e estou realmente desapontado por ter terminado assim. Por causa de um movimento estúpido [de Sergio Perez] perdemos muitos pontos para Sebastian [Vettel] no Campeonato. Não foi o fim de semana ideal, mas não há nada que possamos fazer a respeito.
NOS FALE SOBRE O QUE ACONTECEU?
KR: Ele me bateu por trás, isso é tudo. Se ele acha que é minha culpa que ele entrou na curva muito rápido, então ele obviamente não faz ideia do que ele está falando. Não é a primeira vez que ele bate em alguém durante a corrida, ele parece esperar que as pessoas estejam sempre olhando para o que ele está fazendo. Isso quase aconteceu antes e se eu não tivesse atravessado a chicane ele teria me atingido, então é como se você estivesse apenas esperando para isso acontecer. Eu acho que ser agressivo faz parte do esporte, mas você também tem que ser esperto. Eu não acho que falar com ele vai fazer alguma diferença.
VOCÊ PARECIA ESTAR CONTROLANDO AS COISAS MUITO BEM ATÉ AQUELE MOMENTO.
KR: Estava indo bem. Minha largada não foi tão ruim, uma corrida de Mônaco bem normal, com todo mundo seguindo todo mundo e eu esperava ver o que aconteceria após os pit stops. Nós estávamos na quinta posição na maior parte da corrida, e eu tenho certeza de que poderíamos terminar aí se as coisas tivessem sido diferentes, mas eu não acho que seria possível algo mais já que é praticamente impossível ultrapassar aqui.
VOCÊ DISSE QUE ULTRAPASSAR É IMPOSSÍVEL AQUI, MAS FOI O QUE VOCÊ FEZ NO FINAL!
KR: Bem, foi um pouco diferente, já que eu tinha pneus novos. Pelo menos conseguimos um ponto no final. Por um lado, foi meio frustrante, pois quando tivemos cominho livre depois da parada foi provavelmente a primeira vez que vimos quão rápido o carro realmente estava. De qualquer forma, não há motivo para continuar pensando sobre os erros de outras pessoas. Nós temos outra corrida em breve, então eu espero que tenhamos mais sorte lá. Vamos ver o que nós podemos fazer para diminuir a diferença para o líder.
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
O RESULTADO DE HOJE PARECE RESUMIR SEU FIM DE SEMANA AQUI EM MÔNACO...
KR: Claro, não foi a rodada mais fácil da temporada, mas o carro estava bom e estou realmente desapontado por ter terminado assim. Por causa de um movimento estúpido [de Sergio Perez] perdemos muitos pontos para Sebastian [Vettel] no Campeonato. Não foi o fim de semana ideal, mas não há nada que possamos fazer a respeito.
NOS FALE SOBRE O QUE ACONTECEU?
KR: Ele me bateu por trás, isso é tudo. Se ele acha que é minha culpa que ele entrou na curva muito rápido, então ele obviamente não faz ideia do que ele está falando. Não é a primeira vez que ele bate em alguém durante a corrida, ele parece esperar que as pessoas estejam sempre olhando para o que ele está fazendo. Isso quase aconteceu antes e se eu não tivesse atravessado a chicane ele teria me atingido, então é como se você estivesse apenas esperando para isso acontecer. Eu acho que ser agressivo faz parte do esporte, mas você também tem que ser esperto. Eu não acho que falar com ele vai fazer alguma diferença.
VOCÊ PARECIA ESTAR CONTROLANDO AS COISAS MUITO BEM ATÉ AQUELE MOMENTO.
KR: Estava indo bem. Minha largada não foi tão ruim, uma corrida de Mônaco bem normal, com todo mundo seguindo todo mundo e eu esperava ver o que aconteceria após os pit stops. Nós estávamos na quinta posição na maior parte da corrida, e eu tenho certeza de que poderíamos terminar aí se as coisas tivessem sido diferentes, mas eu não acho que seria possível algo mais já que é praticamente impossível ultrapassar aqui.
VOCÊ DISSE QUE ULTRAPASSAR É IMPOSSÍVEL AQUI, MAS FOI O QUE VOCÊ FEZ NO FINAL!
KR: Bem, foi um pouco diferente, já que eu tinha pneus novos. Pelo menos conseguimos um ponto no final. Por um lado, foi meio frustrante, pois quando tivemos cominho livre depois da parada foi provavelmente a primeira vez que vimos quão rápido o carro realmente estava. De qualquer forma, não há motivo para continuar pensando sobre os erros de outras pessoas. Nós temos outra corrida em breve, então eu espero que tenhamos mais sorte lá. Vamos ver o que nós podemos fazer para diminuir a diferença para o líder.
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